terça-feira, 27 de maio de 2014

Prefeitos do RN participam de encontro com a Funasa e órgãos de controle

Prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Norte participam, nesta terça, 27 e quarta-feira, 28, em Natal, do “I Encontro da Funasa/RN e os órgãos de controle levando transparência aos gestores”. O evento foi aberto na manhã de hoje no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na capital. Dirigentes nacionais e estaduais da Funasa e os presidentes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, e da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar, Fabiano Souza, participaram da abertura.

O diretor do Departamento de Engenharia Sanitária, Ruy Gomide, representou o presidente da Funasa, Henrique Pires. O evento também contou com a participação de Luiz Carlos Marchão, auditor-chefe do órgão e do superintendente estadual, Antônio Barbosa.

A programação do evento, que se estende até esta quarta-feira, 28, inclui as participações de representantes e técnicos da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, da Procuradoria do órgão, da Procuradoria Geral da República no Rio Grande do Norte, da Polícia Federal. Técnicos da Funasa das áreas de Engenharia de Saúde Pública, Cooperação Técnica e Gestão de Convênios também falarão aos prefeitos, secretários e assessores presentes.

O encontro tem por objetivo orientar os prefeitos quanto à execução de obras de esgotamento sanitário e à prestação de contas. Os presidentes da Femurn e da Amlap destacaram a importância de eventos de orientação aos prefeitos, mas defenderam também que os órgãos de controle também atuem para que a transparência seja ampliada na relação entre os órgãos federais e as prefeituras, às voltas com graves dificuldades financeiras.

O superintendente estadual da Funasa, Antônio Barbosa, destacou que este será o primeiro de muitos encontros promovidos pelo órgão para orientar os gestores municipais. “O papel da Funasa e dos órgãos de controle não é apenas o de cobrar a correta execução e a prestação de contas, mas também de orientar os municípios”, afirmou Barbosa. 

Nenhum comentário: