terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Governo Federal transfere para o Estado os recursos para adutora de Pau dos Ferros

De Fato online

Foi publicado nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), a transferência de recursos para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte contratar as obras da adutora de engate rápido da cidade de Pau dos Ferros.

Com a publicação no DOU, será deflagrado o processo que permitirá a contratação da empresa, que vai realizar as obras da adutora, em caráter emergencial. Os recursos serão liberados pelo Ministério da Integração através da Defesa Civil Nacional para uma conta específica da Defesa Civil Estadual, que é vinculada à Secretaria De Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

Na tarde de ontem, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Semarh e a sejuc, para que a semarh fique responsável pela contratação e fiscalização da empresa que realizará a obra no valor de em R$ 13,5 milhões.

Para o Secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, essa articulação foi muito bem conduzida pela Governadora. “Rosalba teve toda prudência e agilidade para conseguir esta verba. Vale ressaltar também que o Presidente da Caern, Yuri Tasso e sua equipe técnica não mediram esforços na elaboração de um projeto viável”, disse Leonardo.

O Secretário ressaltou que o Ministério da Integração analisou o projeto em tempo recorde e com máxima celeridade. “O Projeto foi tão bem elaborado que não houve nenhuma alteração no esboço original”.

“Estamos cumprindo todas as demandas burocráticas para a consolidação desta obra que é uma grande conquista para a cidade de Pau dos Ferros, diante da situação que se encontra a barragem. A adutora também beneficiará toda região vizinha”, frisou Leonardo Rêgo.

Pelo projeto, a captação da água será na cidade de Itaú a partir da adutora do Alto Oeste, do subsistema Santa Cruz-Apodi. A adutora, que terá 43 km de extensão, levará a água até o município de Pau dos Ferros, beneficiando diretamente 28 mil pessoas residentes na cidade e indiretamente 200 mil pessoas, dos municípios vizinhos, que também usufruem da água de Pau dos Ferros.

Caern informa que obra começa até o final de dezembro

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deve iniciar até o final de dezembro a construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, que vai beneficiar uma população de 26,6 mil habitantes da área urbana do município. O Ministério da Integração Nacional aprovou o aporte de recursos no valor total de R$ 13,54 milhões para a obra da adutora, que terá 40,4 quilômetros de extensão.

A construção da adutora vai resolver o problema de abastecimento d’água que atinge da população daquela cidade. Ela será uma derivação da Adutora Alto Oeste, na parte que tem captação na Barragem de Santa Cruz. Segundo explicou o engenheiro civil David Mousinho, da Gerência de Projetos da Caern, o ponto de derivação será às margens da BR-405, em trecho localizado dentro do município de Itaú. O setor foi responsável pelo desenvolvimento do projeto da adutora, que atualmente está na fase de liberação dos órgãos ambientais e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

Terminada essa etapa, a Caern vai proceder a compra de material e a obra será iniciada. Como se trata de uma adutora de engate rápido – assim denominada por ter o modelo de instalação mais simples e, portanto, mais rápido - em dois meses ela deverá estar pronta, após iniciada a execução. A tubulação de 300 mm de diâmetro vai permitir uma vazão de 43 litros de água por segundo.

Hoje, a população de Pau dos Ferros é abastecida pela barragem da cidade, que está com apenas 10% de sua capacidade de acumulação em decorrência da seca. A adutora de engate rápido pode ser assentada na superfície, sem necessidade de escavação, o que torna a obra mais ágil. Em alguns trechos, no entanto, a tubulação será enterrada, para evitar problemas com o trânsito de veículos e circulação de pessoas, a exemplo das áreas próximas ao perímetro urbano de Pau dos Ferros.

Nenhum comentário: