quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Matrículas dos aprovados pelo Sisu 2014 começam amanhã (17)

Do UOL, em São Paulo

A partir desta sexta-feira (17) os candidatos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2014 poderão realizar sua matrícula no ensino superior. O selecionado deve verificar com a instituição de ensino o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo termina no dia 21 de janeiro.

O Sisu selecionou neste ano candidatos para 115 instituições de ensino superior públicas e ofereceu 171.401 vagas.

O sistema registrou 2.559.987 inscritos, segundo dados apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última segunda-feira (13). O número total de inscrições no sistema foi 4.988.206 - cada candidato poderia fazer duas opções de curso.

Entre os cursos que selecionam 100% dos seus alunos pelo Sisu, arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo teve a maior concorrência, com 312 alunos por vaga. Em seguida, aparece medicina da Federal do Acre, com 210 candidatos por vaga. O terceiro lugar é ocupado por medicina na Federal de São Carlos, com 197 estudantes por vaga.

De acordo com o ministro, os Estados que tiveram maior número de inscritos foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. As instituições com maior volume de inscritos foram UFC (Universidade Federal do Ceará), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Segunda chamada

A segunda chamada de aprovados será realizada no dia 27 de janeiro e as matrículas serão entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

As instituições participantes deverão informar a ocupação das vagas de acordo com o seguinte cronograma:
  • Primeira Chamada: de 17 a 24 de janeiro de 2014
  • Segunda Chamada: de 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014

Lista de espera

As inscrições para a lista de espera serão realizadas, no portal do Sisu, entre os dias 27 de janeiro e as 23h59 do dia 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.

Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

A lista de espera será utilizada para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu. A ocupação das vagas será feita segundo critérios definidos em edital próprio de cada instituição participante.

Nenhum comentário: