quarta-feira, 16 de outubro de 2013

UERN suspende PSV nos núcleos avançados

Gazeta Online

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu temporariamente as vagas inciais do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) para todos os núcleos evançados da instituição. A decisão foi tomada na manhã de hoje pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Graduação (CONSEPE). Para o PSV de 2014, nenhum dos 11 núcleos da Universidade oferecerá vagas iniciais. Segundo Pró-reitora de ensino e graduação, Inessa Linhares, a decisão se deu tendo em visto que o Conselho Estadual de Educação decidiu reavaliar a fórmula adotada em 2002, quando os núcleos passaram a oferecer vagas.

Outro aspecto que foi levado em conta é a questão da baixa demanda do PSV e a evasão em vários cursos, como o de Turismo em Areia Branca, que, desde que foi criado teve 72 diplomados e 106 desligados. Por outro lado, o núcelo de Caraúbas é considerado um sucesso em demanda no PSV e em permanência do aluno. Mesmo assim, terá que e adequar a decisão tomada hoje pelo Conselho.

A ideia é suspender as vagas iniciais para fazer um planejamento estratégico, respeitando as demandas de cada um dos municípios. “ Não podemos ter sobreposições de cursos. Existem alguns núcleos em cidades que tem campi da UFRN e do IFRN”, destacou Inessa.

Durante a reunião ficou bem claro que os cursos com turmas já formadas irão até o fim. “Temos aulas previstas para até 2021. É preciso lembrar que essa é uma situação temporária”, acrescentou.Uma comissão foi criada para tratar da reformulação dos núcleos. Foram indicados a pró-reitora Inessa Linhares, o professor Ivanaldo Gaudêncio (professor do Departamento de Ciências Contábeis), Luís Marcos Guerra da Faculdade de Educação Física, que será o presidente da comissão, Francisco Dantas Medeiros (de Ciências da Computação de Campus de Natal) representando os campi e o estudante de Comunicação Social Saulo Vale, que representa os alunos.

Nenhum comentário: