quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RN receberá novos médicos no próximo sábado. Portalegre, que não precisa, mais uma vez está fora

Nominuto.com

Os 19 médicos estrangeiros chegam a Natal no próximo sábado (26) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Rio Grande do Norte vai receber novos profissionais do Programa Mais Médicos do Governo Federal. São 19 médicos estrangeiros que chegam a Natal no próximo sábado (26) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O desembarque está previsto para acontecer às 11h20, na Base Aérea de Natal. 

Em terras potiguares, o Programa Mais Médicos foi beneficiado com a chegada de 43 profissionais em sua primeira etapa, com a previsão de mais 26 médicos na segunda fase. Uiacy explica que a Sesap atua como acolhedora dos médicos, fornecendo todas as informações sobre como se dará a atuação deles e sobre a realidade local do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Da segunda fase, que começou no dia 1º de outubro, já estão trabalhando sete médicos brasileiros, nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional. Neste sábado chegam os profissionais estrangeiros que irão atuar nos municípios de Natal, Caraúbas, Nova Cruz e Touros. Esses profissionais passaram por um período de qualificação em Fortaleza, que durou 15 dias. Onde puderam conhecer mais sobre o SUS, clínica médica e especificidades da cultura local.

Já no período de 29 de outubro a 1º de novembro, os profissionais estrangeiros irão passar por um período de qualificação e acolhimento promovido pela Sesap, oportunidade em que vão conhecer os serviços e regiões de saúde, as áreas técnicas da secretaria e as características da população dos municípios onde irão atuar.

Após esse momento, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados. Eles começam a atuar a partir do dia 3 de novembro.

No Brasil, o Programa Mais Médicos obteve a adesão de 4.025 municípios e 35 distritos indígenas. No Rio Grande do Norte os municípios beneficiados pelo programa na primeira fase são: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

Nenhum comentário: