segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governadora participa de posse da nova reitoria da UERN e anuncia investimentos na Universidade

Por Redação Assecom
 
A governadora Rosalba Ciarlini participou na noite deste sábado (28), em Mossoró, da posse dos membros da nova reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento marcou o fim da gestão de oito anos de Milton Marques de Medeiros e do vice-reitor Aécio Cândido de Sousa, que transmitiram os cargos para Pedro Fernandes Ribeiro Neto e Aldo Gondim, respectivamente, titular e vice da instituição. A solenidade contou ainda com a tradicional Solene Assembleia Universitária, em comemoração aos 45 anos de fundação da Universidade, e a entrega da Comenda Medalha da Abolição. A posse teve a presença de diversas autoridades políticas do RN.

No discurso, Milton Marques falou das suas principais ações durante os oito anos que passou no comando da UERN, como a luta para agregar alunos de baixa renda e com limitações físicas, até a realização de oito concursos públicos para dotação de quadro profissional, fato que “estimulou as práticas democráticas na instituição”. O reitor agradeceu ao empenho da governadora Rosalba Ciarlini, que priorizou convênios e ações para fortalecimento da UERN, sobretudo no interior do Estado. Atualmente, a Universidade tem quase 12 mil alunos regulares inscritos, mais de 700 professores divididos em 83 cursos espalhados por 17 municípios do RN, dos quais seis campi e 11 núcleos avançados.

Em seu discurso, o novo reitor, Pedro Fernandes, destacou o crescimento da UERN nos últimos anos, e comentou que os novos desafios para a instituição vão além de manter a qualidade da Universidade, mas torná-la economicamente independente através de parcerias com municípios e os governos estadual e federal. O reitor declarou também que planeja a internacionalização das atividades acadêmicas, melhor estrutura para ensino à distância e agradeceu a dedicação da governadora para os avanços da instituição. “Nós vamos continuar somando esforços para fazer crescer ainda mais a UERN e gostaria de agradecer a governadora a parceria e o diálogo feitos durante o período”.

A chefe do Executivo Estadual, que também é chanceller da UERN, falou sobre a atuação de Milton Marques como reitor e pediu o apoio da bancada federal para fortalecer ainda mais a UERN no mandato atual. “Nós estamos no caminho certo. Somos audaciosos e inovadores, mas precisamos da união da bancada federal para definir as emendas coletivas para a destinação da verba. Como governadora, gostaria de ver que a UERN tenha o mesmo tratamento de uma universidade federal”, disse Rosalba Ciarlini.

Na ocasião, a governadora garantiu boas notícias para a instituição. Na solenidade, foi assinado um convênio que garante, inicialmente, 300 bolsas de estágio de um salário mínimo para alunos concluintes de graduação, um valor superior a R$ 200 mil por mês. O convênio será ampliado com a inclusão da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Além disso, uma rede de ônibus escolares será estruturada para auxiliar alunos e professores na realização de aulas de campo, bem como será montada uma rede de mobilidade intermunicipal.

Outra ação é o apoio que o Governo do RN dará ao Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software de Mossoró, que está sendo erguido com a parceria do FINEP e UERN. A união colocará Mossoró na rota do desenvolvimento tecnológico. Na ocasião, ainda foi anunciado pela governadora Rosalba Ciarlini a implementação do tão sonhado Laboratório do Sal, que terá R$ 500 mil de investimentos apenas em equipamentos.

Nenhum comentário: