quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mias Médicos contempla Riacho da Cruz e outros 10 municípios do RN

Mais Médicos contempla RN com 19 profissionais

Jornal de Fato Da redação Natal

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (6), a lista dos 938 profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. No Rio Grande do Norte, 19 médicos irão atuar em 11 cidades. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os 19 médicos selecionados no Rio Grande do Norte irão atuar na capital, Macaíba, Caraúbas, Bom Jesus, Alexandria, Serra Caiada, Touros, Lagoa de Pedras, Olho D´água dos Borges, Riacho da Cruz e Extremoz. Quem mais receberá profissionais é Natal, com sete dos 19 médicos.

“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em quinze dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”, destacou.

No total, 101 municípios do Rio Grande do Norte se inscreveram no programa e solicitaram 286 médicos para atuar na atenção básica. Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.

Este grupo terá até quinta-feira (8) para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado (10). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

Nenhum comentário: