terça-feira, 4 de junho de 2013

Viçosa adere ao Programa Atleta na Escola

O Mural da Riacho da Cruz
 
Com a intenção de ampliar e democratizar as atividades esportivas nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Viçosa através da Secretaria de Educação aderiu ao Programa de Formação Esportiva Escolar Atleta na Escola, do Ministério do Esporte.
O objetivo do prefeito Toinho do Miragem é incentivar o esporte nas escolas e identificar novos talentos, além de democratizar o acesso às modalidades contempladas no programa.

Para 2013, o esporte indicado foi o atletismo, com ênfase nas provas de velocidade, resistência e salto em distância. O projeto está estruturado em duas fases: a primeira é organizar os jogos escolares proporcionando aos estudantes competição ao nível municipal, regional, estadual e nacional.

O programa está dividido em quatro etapas. A primeira é a escolar, cujas competições ocorrerão nas unidades de ensino. Depois vem a fase municipal-regional, realizada pelos municípios com 100 mil ou mais habitante, seguida da etapa estadual, que são os Jogos Escolares promovidos pelo governo estadual. A fase nacional é formada pelos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior. Somente os atletas com melhores índices de cada estado alcançam a competição nacional – Jogos Escolares da Juventude em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e em novembro para estudantes de 15 a 17 anos.

A segunda etapa prevê a criação de um Núcleo de Esporte Escolar (NEE), com a finalidade de acolher e orientar os talentos identificados com o projeto.



Assessoria de Comunicação e imprensa da Prefeitura de Viçosa

Nenhum comentário: