domingo, 7 de abril de 2013

Portalegre portuguesa se rende ao talento de Caio Rerisson.


Postagem do blog português (Lago dos Correios) Fonte do Rosário 

  Nova imagem de marca de Portalegre RN



Entre 18 de Fevereiro e 2 de Março deste ano, a Prefeitura de Portalegre RN, a cidade irmã no Rio Grande do Norte, Brasil, lançou um concurso a todos os portalegrenses com domicílio eleitoral ou residencial da área do município.

O tema desse concurso foi a criação dum logotipo destinado ao uso da actual Prefeitura, no seu tempo de gestão, portanto entre 2013 e 2016.

Entre os critérios enunciados como prioritários, contaram-se a criatividade (uma visão nova), a originalidade (desvinculação de outros logos existentes), a comunicabilidade (transmissão da iniciativa e da Prefeitura) e a aplicabilidade (quer a cores ou a preto e branco, em variadas dimensões e sobre diversos fundos).

Naturalmente, esta iniciativa está de acordo com a nova política de progresso, desenvolvimento e modernidade que o Prefeito Manoel Neto e a sua equipa desejam imprimir à gestão de Portalegre RN.

Acaba de ser divulgado o resultado do concurso, pelo que, com a devida vénia para com o blog Na Serra e Portalegre, aqui partilhamos com os leitores do Largo dos Correios, sobretudo os portalegrenses portugueses interessados no diálogo com os seus irmãos brasileiros da cidade irmã, o novo logotipo e as palavras explicativas do seu criador, Caio Vianna, a quem endereçamos os parabéns pessoais.

De qualquer forma, porque é ostensiva, espero que ele corrija a ligeira e involuntária, mas incómoda, “gralha” que se pode ler no estribilho do logotipo.

No texto integral a seguir transcrito, por óbvias razões, mantivemos a grafia original, aliás perfeitamente compreensível, sem necessidade do tal estúpido e inútil acordo ortográfico…

 CONCEITO PARA O LOGO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE:

logos

Tendo como tema “Portalegre histórica e/ou cultural”, busquei criar uma marca que levasse o observador a visualizar e conhecer as riquezas históricas, culturais e turísticas da cidade logo numa primeira visualização. Tentei aliar a isso também o desenvolvimento da cidade.

O Logo é formado por formas geométricas e ícones representativos. Os retângulos representam as construções, o crescimento e o desenvolvimento da cidade (uma forma maior que a outra caracteriza sempre o crescimento). Os ícones ao centro de cada forma representam símbolos da cidade, sua história, seu povo e sua origem. O efeito abaixo tem sua representação da serra (que é o símbolo maior desta cidade) e seus lençóis freáticos (que é uma característica deste município), a outra forma com a cor amarela representa a riqueza das terras, da sua histórica e da cultura, além de ser da terra que muitos portalegrenses tiram seu sustento.

Os ícones são figuras que representam pontos marcantes do município como: O Caju, riqueza natural que brota dessas terras, representa o desenvolvimento do município. Ao mesmo tempo, faz referência à credibilidade do trabalho do atual prefeito, responsável por transformar uma fruta antes desperdiçada em uma das principais fontes de renda e ocupação do município; A igreja matriz, uma das mais antigas construções arquitetônicas da cidade, mostra um legado histórico que atravessa várias gerações.

Além disso, representa a fé e tradição de um povo guerreiro, como o povo portalegrense; A oca de Cantofa e Jandira, elemento que representa ao mesmo tempo a parte turística e histórica da cidade. A oca é atração de um dos pontos turísticos mais antigos e famosos da cidade, a fonte da bica. Ao mesmo tempo, esse símbolo é uma homenagem ao legado histórico deixado pelos índios e as suas valiosas contribuições na construção e fundação da vila de Portalegre.

A fonte utilizada no nome “Portalegre” representa a alegria e descontração típica do artesanato local, representando desta forma todos os artistas locais e a alegria deste povo. O texto “Prefeitura Municipal” é mais forte, com linhas retas que representam a formalidade e o respeito. A fonte do slogan simboliza uma escrita a mão, mostrando a simplicidade deste povo.

As cores verde e vermelha simbolizam a cor da bandeira do país da Portalegre Irmã, a bandeira de Portugal, ao mesmo tempo a cor verde vem representando toda a flora e a fauna do município que é marcante nesta serra. A cor azul representa o céu e a água, o céu que é marcante para os turistas que se encantam (tendo em vista que em cidade grande não pode ser admirando da mesma forma) e a água que é algo marcante com suas fontes e cachoeiras. A cor amarela representa simbolicamente as riquezas das terras, onde se tira o sustento deste povo, a riqueza que não acaba por ser uma terra fértil e rica.
Caio Vianna

Achei particularmente interessante, e muito positivo, o facto de o criador premiado ter incluído uma expressa e feliz referência à nossa Portalegre portuguesa, cidade irmã da sua, juntando-lhe as cores da bandeira nacional.

A Caio Vianna renovo, por isso, os meus parabéns, com os votos de que este novo logotipo possa também significar para os amigos da Prefeitura de Portalegre RN, nomeadamente para Manoel Neto, o simbólico reforço dos laços em boa hora estabelecidos entre as nossas duas terras irmãs e em que este teve decisivo papel.

Um abraço, pois, para a inesquecível Portalegre brasileira, também minha terra.

António Martinó de Azevedo Coutinho

logo 1
logo 2

Nenhum comentário: