segunda-feira, 1 de abril de 2013

Deputado Gustavo Carvalho cobra instalação de unidades do ITEP para O Vale do Assu e Alto Oeste

 
Escrito por Marcio Morais

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), voltou a cobrar a instalação de unidades do ITEP - Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), para as regiões do Alto Oeste e Vale do Assu.

A reivindicação fora encaminhada a governadora, Rosalba Ciarline, diretor Geral do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), Nazareno de Deus Medeiros Costa e ao Delegado Geral da Policia Civil do RN, Fabio Rogério Silva, mostrando a importância e necessidade de unidades do ITEP nas cidades das duas regiões como Pau dos Ferros e Assu. O parlamentar já havia feito às cobranças junto ao Governo do Estado, mas o projeto ainda não saiu do papel."As regiões do Vale do Assu e Alto Oeste, são formadas por varias cidades. Infelizmente hoje existe apenas o ITEP de Mossoró para atender todo esse universo, o que tem gerado transtornos, principalmente quando se trata da realização de pericia”, comentou o deputado.

Segundo Gustavo Carvalho, os números indicam que já existe uma necessidade real de um ITEP em Pau dos Ferros e um em Assu, diminuindo os transtornos tanto para os profissionais quanto para os cidadãos, que passaram a ser atendidos com mais eficiência e agilidade.

O Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), sediado em Mossoró é responsável pelo atendimento a ocorrências em mais de 50 municípios do Médio, Alto Oeste e do Vale do Assu, vem enfrentando grandes problemas devido a sua estrutura não dispor de condições de atender a demanda e a cada dia o problema vem ganhando maiores proporções gerando prejuízos para a população. O problema é antigo e as reclamações surgem de todos os lados. O órgão dispõe de pouco estrutura e material humano para o recolhimento de corpos e realização de perícia técnica, a que existe é insuficiente para atender satisfatoriamente as ocorrências dos mais de 60 municípios da região.

Muitas vezes devido à demora da chegada da equipe do ITEP ao local do crime, o corpo fica por varias horas no local, causando uma grande revolta na comunidade.  “Acredito que somente com a instalação de um Posto do ITEP em Pau dos Ferros e em Assu, o órgão passaria a oferecer um serviço de melhor qualidade e assim evitar constrangimento e sofrimento de varias famílias das regiões do Alto Oeste e Vale do Assu”, finalizou o parlamentar.

Fora Natal, o ITEP dispõe de apenas duas Unidades Regionais no interior do Rio Grande no Norte, distribuídas nos municípios de Mossoró e Caicó.     

Nenhum comentário: