terça-feira, 2 de abril de 2013

Deputado estadual do PMDB lança chapa majoritária com Garibaldi e Fátima


Nélter Queiroz aposta na força dos dois partidos e acredita que Rosalba Ciarlini não terá como "viabilizar a sua reeleição"Por Ciro Marques

O deputado estadual Nélter Queiroz, um dos líderes do PMDB no interior do Estado, afirmou nesta terça-feira (2) que não acredita na recuperação do Governo Rosalba Ciarlini antes das eleições de 2014. E mais: para ele, a situação dos peemedebistas de continuar no apoio à administração estadual faz parte de uma estratégia política. Até porque, para Nelter Queiroz, está muito claro: a chapa da próxima eleição será composta por Garibaldi Alves Filho (ministro da Previdência Social e membro do PMDB) e Fátima Bezerra (deputada federal do PT e uma das principais opositoras da gestão atual do RN).

“Eu acho que ‘finda’ Garibaldi sendo candidato a governador do Estado. Eu acho que a chapa, na minha opinião, está praticamente formada, com Garibaldi e Fátima Bezerra. Acho que Garibaldi está jogando bem, dizendo que não é candidato, para a presidente da República, Dilma Rousseff, chama-lo, convidá-lo na época oportuna, através do PT, e lançar essa chapa”, afirmou Nélter, em entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV!.

Para o deputado do PMDB, a situação de Garibaldi no exato momento é consequência da situação que ele vivenciou quando foi candidato ao Governo do Estado em 2006 e, mesmo sendo o “favorito” para a disputa, acabou sendo derrotado por Wilma de Faria, do PSB, que na época disputava a reeleição. “Você lembra que ele se lançou candidato, o ‘candidato de férias’, e acabou derrotado por Wilma. Como ele já teve esse problema, está inteligente demais nesse ponto agora, muito esperto e ficar aguardando”, justificou.

Segundo Nélter Queiroz, em breve, Garibaldi Filho deve anunciar a sua saída do Governo, o que o faria ficar livre para anunciar candidatura própria. “Eu, se fosse Garibaldi Filho, acho que ele vai anunciar que os cargos que ele indicou, Ação Social e Fundac, que a governadora fique a vontade para mudar”, afirmou o deputado, confirmando, também, que Garibaldi já teria tentado fazer isso na última reunião do conselho político e, convencido por Henrique, teria voltado atrás.

“Na hora que ele fizer isso fica respaldado (para ser candidato)”, afirmou Nelter, acrescentando que Garibaldi deve fazer isso “a qualquer momento”. De qualquer forma, uma confirmação de que Garibaldi deixará a base do Governo do Estado seria um golpe na gestão estadual, uma vez que ele e Rosalba sempre foram grandes aliados. “A estratégia de Rosalba (para ter identificação com o ministro) começou desde a época que ela foi candidata à vaga de senadora. Se Garibaldi estava numa cadeira, Rosalba sentava perto dele. Se Garibaldi ia para qualquer cidade do Estado, Rosalba ia atrás, para se eleger senadora e, depois, governadora. E ai Garibaldi na verdade ficou muito identificado com Rosalba e ela com Garibaldi”, analisou Nelter.

Por isso, explica Nélter, dificilmente, Rosalba Ciarlini consegue se recuperar a ponto de viabilizar uma candidatura a reeleição. “Acho que a Política no próximo ano é uma coisa que será discutida oportunamente, mas eu não vejo como, realmente, o Governo levantar, viabilizar a sua reeleição. Ela pode até melhorar com o apoio do deputado Henrique Alves (do PMDB, que é o presidente da Câmara dos Deputados)”, afirmou o deputado estadual.

Portal No ar

Nenhum comentário: