quarta-feira, 24 de abril de 2013

Comissões da AL discutem contratação de professores temporários


Jornal De Fato

 Começou há pouco, na Assembleia Legislativa, reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça e de Educação, Ciência e Tecnologia. Na pauta, o projeto de lei do Governo do Estado para contratação de professores temporários. Participam da reunião representantes da Secretaria Estadual de Educação, que foram convidados a prestar esclarecimentos sobre o projeto. Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte) também participam da reunião. O governo do Estado apresentou um substitutivo ao projeto de lei inicialmente apresentado à Assembleia.

O governo argumenta que, atualmente, há necessidade de contratatação de mais de 800 professores temporários para substituir educadores que se encontram de licença. Uma estimativa inicialmente apresentada dá conta de déficit será de cerca de 3 mil educadores até o final do ano. 

Os argumentos sofrem questionamentos dentro e fora das comissões Justiça e Educação. Os deputados descobriram, por exemplo, que no projeto de lei há possibilidade de substituição de profissionais cujos cargos não existem na estrutura do Estado.

A reunião é presidida pelo deputado Hermano Moraes, que preside a CCJ e conta com a participação dos deputados Larissa Rosado e Fernando Mineiro, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Educação. O relator da matéria na CCJ, deputado Kelps Lima, também da reunião.

Nenhum comentário: