sexta-feira, 5 de abril de 2013

Barbosa sobre caso Feliciano: "Isso é a democracia"


Em palestra na UnB, presidente do STF defendeu a legitimidade tanto da eleição do deputado para comissão quanto dos protestos que pedem sua renúncia

Gabriel Castro/Veja online

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse nesta sexta-feira que a eleição do deputado Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é legal, mas ressaltou que as manifestações contra o parlamentar também são legítimas. "Isso é a democracia", disse Barbosa, que proferiu a aula magna de início de semestre na Universidade de Brasília.

Após sua palestra, o ministro respondeu a perguntas de estudantes. Uma jovem quis saber a opinião de Barbosa sobre o caso Feliciano. O presidente do STF disse que a pergunta era uma "saia justa", mas afirmou que seu posicionamento é "muito simples"."O deputado Marco Feliciano foi eleito pelos seus pares para assumir um determinado cargo dentro do Congresso Nacional, na Câmara. Os deputados assim o fizeram porque está prevista regimentalmente essa possibilidade", afirmou o ministro, antes de complementar: "A sociedade tem também o direito de se exprimir, como vem se exprimindo, contrariamente à presença dele neste cargo. Isso é democracia".

Feliciano tem depoimento marcado para esta tarde no STF. O deputado é acusado de estelionato por não ter comparecido a dois cultos no Rio Grande do Sul após ter recebido 13 300 reais para participar dos eventos. O depoimento será fechado ao público.

Fazendo menção à universidade, o ministro disse que sua resposta sobre o caso Feliciano "é a resposta de quem viveu durante anos e anos nesse ambiente de liberdade". O presidente do STF foi ovacionado assim que chegou ao centro comunitário da UnB, onde centenas de alunos o aguardavam. Ele foi aplaudido por diversas vezes durante seu discurso.

O ministro sugeriu aos alunos que "leiam tudo", especialmente a Constituição. "Nós precisamos criar um sentimento constitucional nesse país", afirmou.

Barbosa foi homenageado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) com uma placa que concede o título de "estudante emérito" da UnB.

Nenhum comentário: