sexta-feira, 8 de março de 2013

UERN: Gilton Sampaio confronta candidatos a reitor e se mostra o  mais preparado em debate


Jair Sampaio

O debate realizado ontem pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), com os candidatos ao cargo de reitor da instituição, foi um dos pontos altos dentro da campanha que vem realizando os professores, Gilton Sampaio e Lúcio Ney.

Gilton questionou, especialmente ao candidato da situação, sobre como ele pretende se relacionar com os segmentos acadêmicos, movimentos sociais em momentos de tensões e conflitos com o governo do Estado, relembrando que a Universidade tem avançado e crescido, principalmente diante das lutas realizadas nestes momentos:“Que bom que o candidato está aberto ao diálogo para participar dos movimentos tendo em vista que notamos a sua ausência nas nossas lutas, nas ruas e junto com os estudantes. O que temos percebido é uma total subserviência da atual gestão ao Governo do Estado. Eu não acredito em gestor que não dialoga com seus segmentos e não participa das lutas da instituição”, respondeu Gilton em momento posterior à resposta do candidato Pedro.

O professor Gilton trouxe - de maneira clara - para o debate, problemas sérios dos Campi que não detêm a atenção devida em relação ao Campus Central. Falou das falsas promessas que a atual gestão tem feito de manutenção de cargos administrativos terceirizados, que já estão na iminência de serem cancelados por força da própria justiça, como algo prejudicial e destacou, ainda, a falta de trato democrático por parte da atual gestão que puniu, com demissão, membros da equipe administrativa que decidiram apoiar a campanha Gilton&Lúcio:“Respeito pelos pares dentro da instituição é fundamental em um processo democrático. Demitir pessoas da própria equipe administrativa, por não concordar com o candidato escolhido, demonstra fragilidade nesse processo democrático ou, ainda, que a escolha não ouviu os próprios membros da equipe interna, que foi decidida de maneira fechada. Nossa proposta foi construída, coletivamente, com os vários segmentos da UERN, ouvindo a opinião de todos. Por isso, a nossa carta-proposta reflete o que queremos: uma UERN do tamanho dos nossos sonhos" , afirma Gilton.

Ao final do debate, que foi transmitido pela rede social Twitter, os professores Gilton&Lúcio receberam apoio de professores, estudantes e técnicos, que reforçaram a sua escolha na chapa demonstrando que, por sua experiência e propostas, é a mais preparada para guiar a Universidade rumo a um crescimento maior.

O próximo debate, em que Gilton fará a exposição de suas ideias, será realizado no dia 11 de março às 19h, no auditório da FAFIC, direcionado aos estudantes da instituição. 

Nenhum comentário: