terça-feira, 5 de março de 2013

Menos da metade dos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado da Uern


O Mosorroense/Agecom/Uern

Menos da metade do total de inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2013) se submeteram a avaliação para ingressar em um dos cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), no último domingo e segunda-feira, 3 e 4 de março, respectivamente. As provas ocorreram no Campus Central e demais campi da Universidade.

Segundo dados da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), o PSV/2013 registrou 25.850 inscritos, dos quais cerca de 10 mil candidatos desistiram logo na primeira fase, a de confirmação da inscrição. Dos 14.643 estudantes que continuaram na concorrência e estavam aptos a participarem do processo seletivo, 17,13% deixaram de fazer as provas. De modo que, dos mais de 25 mil que demonstraram interesse em participar do processo seletivo, apenas 12.132 efetivamente responderam às provas e estão disputando uma das vagas oferecidas pela Uern.

Com relação ao número de faltosos nos dias de prova, a Comperve informa que 2.511 candidatos desistiram do certame, sendo que 2.260 faltaram no primeiro dia e 251 no segundo.

Esse número está dentro do esperado. Pela nossa experiência, a gente já sabia que isso poderia acontecer porque nosso vestibular é deslocado e isso faz com que nosso processo sofra essa baixa", avaliou o coordenador da Comperve, professor Egberto Mesquita.

Mossoró registrou a maior quantidade de candidatos faltosos: 896. Seguida por Natal, com 830; Pau dos Ferros, com 261 ausentes; Assu, com 198; Caicó, com 191; e Patu, com 135 faltosos.

No segundo dia de provas, Natal registrou o maior número de faltosos: 84. Mossoró teve 78 ausências, sendo 47 só no Campus Central. Já em Pau dos Ferros foram 32 faltosos, Assu teve 31, Caicó 15 e Patu 11.

O coordenador da Comperve, professor Egberto Mesquita, avalia de forma positiva os dois dias de realização do PSV. Para ele, esse resultado é fruto de um planejamento que começou em julho do ano passado. "Não tivemos nenhuma baixa. Isso foi importante para que o nosso PSV transcorresse de forma tranquila. Proporcionamos um processo de qualidade para os nossos candidatos. Quem seguiu a orientação do edital fez uma boa prova", acrescentou.

Nenhum comentário: