quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ex-prefeitos somem com documentos de prefeituras; em 2009 dois deles foram presos


Mais do mesmo. Prefeitos que perderam as eleições simplesmente somem com documentos para evitar possíveis devassas dos atuais mandatários. Casos parecidos foram registrados pela imprensa em vários lugares, a começar por Severiano Melo, Alto do Rodrigues, Felipe Guerra, dentre outros.

O fato, caro leitor, é que os ex-prefeitos, caso sejam realmente responsabilizados por isso, podem ter muito mais do que simples dores de cabeça. É que há pouquíssimo tempo, nada menos do que em 2009 vimos alguns serem presos por terem guardado documentos em casa.É o crime de supressão de documentos, tipificado como crime no art. 305 do Código Penal Brasileiro.

Diz o artigo que é crime, passível de prisão em flagrante e pena de dois a seis anos, além de multa, em caso de ser documento público. É bom lembrar que pelo menos dois ex-prefeitos da região Oeste chegaram a ser presos pela Polícia Federal por causa da supressão de documentos.Eles simplesmente levaram para casa toda a documentação de suas gestões e guardavam sobre seu poder. Assim, a administração municipal não sabia o que estava empenhado, quais eram os serviços e fornecimentos a serem pagos. Não sabiam sequer das licitações em andamento.

Portanto, se ainda restou algum juízo nesses ex-prefeitos, o melhor é mandar deixar a documentação. Evitando assim que a Polícia Federal faça uma “visita” aos seus aposentos.

Blog do Pedro Carlos

Nenhum comentário: