quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gastronomia sem Frescura - por Ismaelson Rêgo

Receita Junina
Aprenda a fazer um bolo de milhoFotos: Thyago Macedo / Deguste



O mês de junho chegou e com ele as festividades juninas. Nesse período do ano, as comidas típicas do Nordeste se destacam e ganham as mesas de restaurantes, casas e eventos. Quem não gosta de comidinha feita à base de milho. As opções são muitas, como as tradicionais canjicas e pamonhas, no entanto, também passam por tortas, o próprio milho assado ou cozido e também bolos.



Apesar de durante todo mês as festas se propagarem, neste próximo fim de semana, mais precisamente no dia 24, comemora-se o dia de São João. Para celebrar esta data, a Deguste e a culinarista Marluce Araújo apresentam uma receita especial de bolo de milho recheado com queijo coalho e goiabada. Fácil de fazer, o prato deverá agradar aos convidados da sua festa junina e, claro, é uma excelente opção para você degustar em casa com a família.

Receita do Bolo de Milho

Ingredientes:
1 lada de milho verde
4 ovos
2 xícaras (chá) de fubá de milho (tipo milharina – saco de papel)
1 garrafa pequena de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga
1 ½ xícara (chá de açúcar
150g de queijo cortado em cubos
150g de goiabada em cubos
1 pitada de sal
Canela em pau
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata a manteiga como açúcar e os ovos e reserve. Passe no liquidificador o milho com caldo, misture com o que está na batedeira e acrescente o fubá, o leite de coco e, por último, o fermento em pó.



Unte uma forma de buraco, coloque a metade da massa, distribua o queijo e a goiabada passada no fubá de milho (fubá mais fino) e cubra o restante da massa.

Leve ao forno a 180°C, deixando em média de 15 a 20 minutos, dependendo do forno, pode-se deixar mais tempo. Depois de assado, desenforme, coloque os pedaços de canela enfiando no bolo e polvilhe com açúcar fino.



A culinarista Marluce Araújo tem mais de 35 anos dedicados à gastronomia e faz de tudo. Nesse mês de junho, ela foca as atenções para os pratos típicos, preparando qualquer uma das variadas opções, desde que o cliente faça encomenda com antecedência. Até mesmo feijão verde com paçoca de carne de sol está no mix de produtos de Marluce.

Arte da Culinária (Marluce Araújo)
Av. Interv. Mário Câmara, 1539 B
Alecrim – Natal/RN
Fone: (84) 3213-7221 / 8896-4790

Nenhum comentário: