segunda-feira, 9 de abril de 2012

ANÁLISE DAS CHUVAS OCORRIDAS EM 2012 NO RIO GRANDE DO NORTE


De acordo com o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN,em  2012 tem acontecido uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas.







Nas figuras estão as chuvas ocorridas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Fica claro  o predomínio de ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante esses meses no Estado.



A análise da chuva ocorrida em março de 2012, retrata de forma mais clara a condição da ocorrência de chuvas abaixo do normal.  A não ser em algumas localidades da faixa litorânea leste e das  regiões do Médio e Alto Oeste, no restante do Estado, março apresentou um quadro de “SECA”, comprometendo as atividades da agricultura de sequeiro e da pecuária.  A falta de chuva durante o mês de março de 2012, foi causada pela presença de um bloqueio que se estabeleceu sobre a Região Nordeste do Brasil, impedindo a formação de chuvas pelo Sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Portalegre está entre os municípios que apresentaram situação de chuvas abaixo do normal em março de 2012 e que fazem parte da região semiárida do Estado, na qual o período chuvoso se concentra entre os meses de fevereiro a maio. Em 2012, segundo a EMPARN choveu em Portalegre 335,6 milímetros.  


TENDÊNCIA DE CHUVAS PARA O MÊS DE ABRIL DE 2012

Foi observada uma melhora nas condições do Oceano Atlântico no tocante à temperatura das águas superficiais desse oceano. Essa melhora indica que para o mês de abril a condição de ocorrência de chuvas na região semiárida terá uma melhora em relação ao mês de março de 2012, e que deverão ocorrer chuvas em torno da normalidade, que em valores significa índices próximos dos 200 mm em média, mas com grande variabilidade temporal e espacial.


 Fonte: Governo do RN

Nenhum comentário: