sábado, 10 de março de 2012

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE 10-03



Sábado

 Foi o dia que encontrei tempo para voltar a escrever por aqui. Coisa da volta ao batente.

Alegria e tumulto

Não é mais novidade. Enfim, chegou a Portalegre um transporte que pode mudar a situação de penúria pela qual passam os estudantes que precisam se deslocar para Pau dos Ferros toda à noite. O problema é que mais uma vez tem gente louca para tumultuar a ida do ônibus para a cidade vizinha. Tem que ponha os mais variados empecilhos possíveis.  Para se ter uma idéia, tem gente com inveja somente por não ter tido a oportunidade de prestigiar um evento como o promovido pelo Governo do Estado para a entrega do ônibus para nossa cidade.  Mas o pior é ver os que desaprenderam a ler. Quer dizer, pior não, há muito que tem gente que só ler, ver e escreve para o lado que puxam a corda.


Em todo caso...

Não falta mais a Portalegre num transporte que resolva a situação dos nossa estudantes. Agora fica com Euclides, que é quem tem o poder de colocar o ônibus a disposição desses alunos. Se ele realmente quer resolver o problema, como não há empecilhos por parte do Governo do estado, isto a secretaria de educação deixou bem claro, é só o prefeito bater o martelo que a tudo está resolvido.


Não foi esquecido

Ah se eu pudesse dizer tudo que foi falado na entrega do ônibus quinta feira-passada. Se eu pudesse dizer as pessoas que foram lembradas nas horas mais descontraídas. Certamente, deixariam a inveja por não ter participado do evento de lado e agradeceriam pela hilária lembrança. Saberiam que mesmo não estando lá divertiram bastante o momento.   


Aproveitem que é o último dia!!!

Foi nesse tom esnobe que os alunos que foram ontem à noite no carro da APRUP para Pau os Ferros foram tratados. Como se viajar num barulho insuportável, levando chuva e sendo forçados a dever favores políticos fosse algo para se aproveitar.  



Outro itinerário

Quem viajou com a comitiva da prefeitura de Portalegre para Natal, mas por não pode participar da solenidade de entrega do ônibus foi o secretário de assistência social Luiz Carlos. Luiz, que não foi com o intuito de participar do evento no Centro de Convenções, teve outro itinerário na capital.  

115º

Esta é a posição de Portalegre no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) disponibilizado pelo Ministério da Saúde disponibilizou. O índice é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

Quer dizer, dos 167 municípios do Estado, Portalegre está láááááá embaixo.

Uma verdadeira ducha de água fria para os que sempre esbravejaram nos palanques que a saúde de Portalegre é perfeita.

Mas há motivo par alegria sim. Se a saúde de nossa cidade vai de mal a pior, pelo menos os mais perturbados psicologicamente podem vibrar por verem o 15. Uma lástima, mas, depois de ouvir que em nossa cidade das três equipes de PSF existentes apenas duas funcionam e não estão acontecendo as visitas médicas domiciliares na zona rural, esse resultado não é novidade.


Cadê...

Os que ao menor sinal de problema desciam a ripa na administração. Não podia sentir ou sonhar com a menor dificuldade na administração e já escreviam rios e rios de desaprovação. Nada melhor que a sede pela voltar ao posto para arrefecer os ânimos.     


Pagando

 Teve político pego no ficha suja que andou pagando o que devia ao Tribunal de Contas e pedindo para que seu nome seja tirado da lista que impossibilita sua candidatura  para as eleições de outubro. Mais lamentável é ver cegos e “noiados” ainda defendendo pessoa que desse tipo.


Diárias

 A prefeitura de Portalegre divulgou no Diário Oficial a FEMURN o valor das diárias valor para indenização de despesas com alimentação e pousada dos servidores que estejam servindo a administração em outras cidades.

Beleza. Mais do que justo e necessário, porém, fico na dúvida. Como fica o caso da vice-prefeita que mora em outra cidade? Já que vive fora e não leio na publicação parágrafo que exclua essa situação, nossa vice-prefeita pode receber as diárias? Com nada, o salário para não pisar por aqui ela recebe.

Mas há uma luz no fim do túnel. Talvez ela compense os anos que virou as costas para Portalegre já a partir do segundo semestre, quando tentarão faze - lá vereadora, e isso seria ótimo para nossa cidade. Se é para não vim aqui como vice-prefeita, que não venha com vereadora, pelo menos o prejuízo para os cofres públicos será menor.   

Mas eu entendo, vim a Portalegre para levar batido como o que recebeu do prefeito na audiência pública da saúde que ocorreu no final do ano, é melhor fica longe.    

Nenhum comentário: