sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE - "MENSAGEM DO PREFEITO AO LEGISLATIVO


Mensagem do Prefeito

Não estive na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira para a sessão de abertura dos trabalhos legislativos onde o prefeito fez a leitura anual ao leguslativo municipal - um dos meus empregos pediu mais atenção. Porém, tendo em mãos a integra do texto lido pelo prefeito, deu para saber qual o tom da sua mensagem.

A princípio, percebe-se que a última mensagem de Euclides não foi feito por alguém que conheça com profundidade nossa cidade, e se foi mais bem preparada do que a mensagem do ano passado, pasmo estou eu, porque dizer que por aqui passa uma BR, é coisa de leigo, pois Portalegre é ligada às cidades de Francisco Dantas e Viçosa pela RN 177.  No mais, algumas falhas que são aceitáveis em textos informais, como neste blog, jamais poderiam estar presentes em um texto formal como a mensagem anual do prefeito à Câmara Municipal.

Funcionários terão que se apegar a Deus para receber salários.

O que mais chamou atenção na mensagem do prefeito foi o tom quase que de desesperança em manter os salários do funcionalismo em dia.

Logo no início de sua mensagem, o prefeito fala da dificuldade em manter o salário do funcionalismo em dia e avisa: “Daqui para a frente só Deus e as receitas é que vão assegurar  se continuaremos com a folha de salários em dia”.

Eventos podem não acontecer

Quando tratou dos eventos culturais de nossa cidade o prefeito não titubeou e disse que, caso não receba ajuda, sequer o São João deverá sair do papel. E de quem é a culpa? Dos outros, claro. O prefeito preferiu culpar o governo pela falta de apoio a assumir que a prefeitura não tem um planejamento para a realização dos eventos que cria, como o Festival Gastronômico, que, como todos sabem, foi criado para apagar do mapa a festa do caju, criada pelo seu antecessor.  


Não falou

O prefeito falou separadamente de ações na educação, saúde, assistência social, turismo e eventos e obras e urbanismo. Em todos, procurou evidenciar as conquistas das pastas, porém, esqueceu, de falar o que irá fazer com as secretarias de obras e de cultura que ele criou mas estão sem titular e abandonadas. O prefeito também não falou por qual motivo a secretaria de agricultura está também abandonada e o que fará para que esta seja reestruturada, por sinal, o prefeito foi o primeiro secretário de agricultura logo quando esta pasta foi criada. 

Também não foi falado quais medidas serão tomadas para estancar a crise na secretaria de transportes de nossa cidade. O prefeito poderia ter pelo menos falado quando vai consertar o trator para que este possa arar a terra dos agricultores do município. Poderia também ter dito quando vai chegar o trator que seu deputado federal prometeu na campanha de 2010.


Não falou II

O prefeito também não falou por quais motivos não moveu um dedo sequer para que viessem as emendas conseguidas pelo vereador José Augusto com o senador José Agripino e com deputado federal Felipe Maia ainda em abril. A falta de vontade do prefeito fez Portalegre perder investimentos de quase um milhão de reais.


Não falou III

Ao falar da educação do município, o prefeito preferiu fazer boca de siri e não tocou no assunto que mais preocupa a educação de Portalegre: O transporte para os alunos que estudam em outras cidades. Deduz-se, então, que para o prefeito, ou o assunto não é importante, ou, para não dá crédito aos vereadores José Augusto e Adalberto que conseguiram um ônibus para os estudantes, o prefeito realmente não irá receber o transporte do Governo do Estado. Em todo caso, se o ônibus fizesse parte de um pedido do prefeito a governadora, ou de um programa do qual Portalegre já fizesse parte antes do pedido dos vereadores, certamente, Euclides teria falado no assunto, puxado para si os louros dessa conquista ou dividido com a governadora e tirado dos seus neo-adversários políticos a fama pela vinda do ônibus. Quer dizer, o prefeito tratou de desmentir quem disse que esse ônibus vem somente por fazer parte de um programa do Governo.  


Não falou IV

Outro ponto esquecido pelo prefeito, mas de suma importância para a educação do município, é a conquista do Selo UNICEF 2009/2012. Parece que nossa cidade mais uma vez não dá o devido valor à conquista.  Euclides poderia pelo menos ter anunciado o nome do novo articulador municipal do Selo, haja vista que exonerou o então articulador por este fazer parte do partido da governadora.
      


Não falou  V

Outra grave situação passada em 2011 pela população, e esquecida pelo prefeito em sua mensagem, foi o IPTU. Nada foi falado sobre como está sendo resolvida a situação de quem questionou a cobrança por achar que estava sendo feita de forma abusiva.  

 

Política eleitoral

Certamente, na parte mais bem produzida da mensagem, o prefeito, ao falar de política, acertou. Em um ano eleitoral onde os ânimos podem se elevar, Euclides preferiu um tom sóbrio e pediu maturidade e responsabilidade para que os interesses da população se sobressaiam aos interesses políticos.


Apoio da Governadora

Talvez tendo esquecido que está expulsando da administração municipal todos os que fazem parte do Democratas, o prefeito, contradizendo sua fala com as atitudes que vem tomando, disse querer continuar com a parceria político eleitoral com a governadora Democrata.  Como se para cumprir com os compromissos com Portalegre, Rosalba precisasse apoiar seu governo ou seu candidato, em detrimento a uma candidatura de seu próprio partido.


Por fim...

Além de culpar a crise mundial pela crise financeira pela qual passa a administração, da rua que sobe e da cesta de produtos que compõe a base das despesas de toda administração, nada demais na mensagem do prefeito aos vereadores.   


Na íntegra.

Para ler toda a última mensagem anual proferida pelo prefeito na abertura da Câmara Municipal CLIQUE AQUI.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não importa quem seja o candidato Portalegre precisa de mudança

Anônimo disse...

amigo blogueiro nao queiramos cria caso algum ,mas problemas administrativos ha ate no brasil e nao sera a posiçao e nem a oposiçao que vai resolver,ou por acaso o amigo pensa que os opasitores tem uma varinha magica para resolver todos os problemas.amigo, politicos sao todos iguais se dizem passarem por problemas mas no final tudo acaba em pizza.