sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE - DE UM PMDB BAQUEADO

Sem sinal

Há dias que o sinal da TV Cabugi não chega às televisões de Portalegre. Há quem diga que é por falta de pagamento por parte da prefeitura. Pura falta de respeito com o cidadão. 


Dr. Elias” foi levado pelas águas 

Depois das graves denúncias de irregularidades advindas de relatório da CGU, o ex-deputado Elias Fernandes, o novo queridinho da mídia nacional e velho queridinho dos PMDBistas mais fanáticos de nossa cidade, disse que pediu para sair da direção do DNOCS. Balela. Levou um chute dos bons.

E para que não digam que eu sou parcial e estou adorando esse pequeno baque no partido que deve apoiar neto na campanha deste ano, publico as notas de Cláudio Humberto, renomado jornalista, que diz com todas as palavras o que realmente aconteceu no caso do competente deputado das águas. Vale lembrar que outro que saiu queimadinho da silva do episódio foi o pai da criança (leia Elias) Henrique Alves. Aquele que desceu de helicóptero aqui na campanha de 2010 se dizendo futuro presidente da Câmara os Deputados e prometendo um trator que nunca chegou.

Veja as notas do jornalista:

Dilma encara o desafio e demite aliado de Alves
 

Ao desafiar a presidenta Dilma a contrariar “o maior partido do Brasil”, demitindo o diretor-geral do Dnocs, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), falou na primeira pessoa e, pior, em defesa de um acusado pela Controladoria-Geral da União de desvios de R$ 192 milhões. 

Desafiada, Dilma telefonou ao vice Michel Temer e comunicou que era irreversível: Elias Fernandes estava demitido.
 

Pendurado na brocha
 

Ninguém da cúpula do partido – do vice Michel Temer ao presidente do Senado, José Sarney – abriu a boca para apoiar Henrique Alves.
 

Pegou mal
 

O líder do PMDB só teve apoio do seu parceiro Eduardo Cunha (RJ), o que levou Dilma a concluir que a demissão era mesmo o que tinha de fazer.
 

Comiseração
 

O PMDB fez gestões para o diretor-geral do Dnocs deixar o cargo “a pedido”, evitando a humilhação do pé na bunda sumário.
 

Pedido forçado
 

No twitter, o líder Henrique Alves tentou fazer da demissão uma limonada, insinuando que havia sido voluntária. Não foi.

Cláudio Humberto



Obrigado

Gostaria de agradecer a Cláudio Humberto. Soube como poucos dizer o que aconteceu com Dr. Elias.



Por falar em Dr. Elias...

Ao preguntar por onde anda a mídia responsável e imparcial de nossa cidade que não escreve uma linha sobre o acontecido com o deputado das águas, um amigo me respondeu:

 - De “rabo trancado”, pois não têm como defendê-lo da encrenca. Doutor que é doutor não poderia se envolver nesse tipo de coisa, né!?

 E continuou o colega de gargalhadas regadas a muita coca-cola:

- Se fosse algum democrata, com certeza, os vereadores José Augusto e Adalberto estariam sendo maléfica, descarada, invejosa e desesperadamente crucificados, porém, como Portalegre figura no relatório da CGU como uma das cidades com obras irregulares, tem blogueiro que é aliado do grupo que não mexe uma palha para falar no assunto. Eu entendo, melhor falar do inverno ou de televisão.  

 Por isso que  seleciono minhas companhias de bate-papo. Esse sempre acerta em cheio.


Outro amigo

 E como na hora da desforra todos querem participar, outro amigo me falou os motivos para o sumiço dos apoiadores de Elias e companhia.

segundo a caro amigo:
 
- Existem pelo menos dois motivos para o silêncio de alguns. O apoio incondicional a Elias desde a campanha de 1994, pelo menos, faz com que os seus apoiadores enfiem a viola o saco e se façam de despercebidos. Hilário. Para não dizer digno de chacota. Outro motivo para o silêncio fúnebre, vindo principalmente dos que por bastante tempo condenaram a administração municipal - basta lembrar de postagens de dois anos atrás onde não escapava um secretário sequer de ser questionado e difamado direta ou indiretamente- é que precisam desesperadamente do apoio do PMDB nas eleições deste ano.

- É a política meu caro. Tem horas que não se pode sequer aparecer. Para alguns apoiadores de Henrique, Elias e seu filinho deputado, essa é a hora de ficar em casa e dizer que não sai por medo dos travões. Para quem dizia não ouvir sequer bombinha de São João, o ocorrido caiu como uma verdadeira bomba atômica.

Concordo.



Bem lembrado

Gostaria de perguntar aos que dizem que o vereador José Augusto apenas promete, pelo trator prometido por Henrique Alves na campanha de 2010. Cadê em!? Será que Henrique se esqueceu da promessa ou fez isso só para eu escrever essa nota mostrando que tem gente que lembra dos outros, fala demais e esquece dos malfeitos dos seus? 

Culpados

Falar em plano de governo para o futuro de Portalegre é fácil. O que parece difícil para alguns é perceber que quem esteve à frente dos quatro últimos projetos plurianuais - PPA de Portalegre foram os senhores Euclides e neto, e se hoje, depois de 14 anos de administração dos dois, Portalegre não tem estrutura para atender à população a zona urbana e rural, os culpados por isso são esses dois grandes políticos de visão de nossa cidade.

Dúvida

Alguém aí se habilita a confiar neles novamente? Se não fizeram bem feito em 16 anos por qual motivo fariam agora?


A saber

O Plano Plurianual, no Brasil, – previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 [1] estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
Fonte: wikipedia.org/wiki/Plano_Plurianual


Conversa fiada

Quero que me mostrem o que foi feito de relevante em nossa cidade nos últimos anos. Calçamento? Em Viçosa tem até onde não mora ninguém e aqui não tem sequer na rua por trás da prefeitura, por sinal um lixão. Pórtico? Riacho da Cruz tem o seu há anos, e Viçosa está construindo o seu. Terminal Turístico? Pau dos Ferros tem um à beira da barragem. Mirante? Martins tem uns poucos. Festival gastronômico? Em Martins tem a tantos anos que nem sei. Festa junina? Calma, todos se lembram que festa junina de verdade nós tínhamos no tempo de Eupídio e de Antonino. Se hoje quisermos ir a uma festa junina de verdade, de respeito, que tem o que ver, temos que descer para Riacho da Cruz. 

Quer dizer. Nada do que foi feito em Portalegre nos últimos anos foi algo que realmente colocasse nossa cidade à frente das demais. Tudo que tem aqui, tem nas cidades vizinhas. Nada, foi feito que chame a atenção  com algo inovador, moderno e diferente.

Ao contrário, nossa capital do Alto Oeste, Pau dos Ferros, tem Posto de Saúde modelo, Praça de Eventos que é ovacionada por todos, Praça da Matriz com reforma de respeito, desapropriações que deram mobilidade e organizaram a cidade, com os bares da Avenida da Independência, e a entrada a rua 13 de maio, por exemplo. Só para citar algumas das inovações.

       
E o que temos em Portalegre?

 Secretario de transporte que entregou o cargo por não ter condições de trabalho, professores que têm salário dividido em três vezes, prefeito que assina contrato de transporte para levar doentes para a capital, mas nega o benefício por rixa política. E por ai vai.


E por falar nisso...

Por onde andam o trator e a picape cinza da prefeitura?  Os rumores é que os dois veículos estão quebrados, abandonados em oficinas por falta assistência.

Nenhum comentário: