sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE - "PRA VER A BANDA PASSAR"


Demorei 

Eu sei! Eu sei! Tenho demorado mais que o costumeiro na atualização do blog. Não me culpem. Já explicitei as situações que me fazem demorar mais do que deveria. Mais uma vez só posso agradecer pela espera.


Da Festa da Padroeira

Infelizmente não pude participar de toda a programação da Festa da Padroeira. Mesmo assim vi uma organização que merece ser parabenizada pela competência com a qual trabalhou nos 12 dias de festa.


250 anos

Também não pude participar de todos os eventos que marcaram as festividades em comemoração aos 250 anos de nossa cidade. Não participei de da entrega das comendas, da conferência com Martinó, da entrega dos títulos de cidadão. Mais uma fez o trabalho em outras cidades ocuparam o tempo.

 Fica meu agradecimento pelos convites que recebi da Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente Ecimar Pereira e pelo secretario de cultura, Temístocles Lucena.   


 Novos estilos

O blog Na Serra de Portalegre completa 5 anos em 2012. De 2006 para cá, algumas coisas mudaram neste blog, principalmente seu visual, porém, em muito pouco de mudou a forma de escrever. Talvez a atenção, e o cuidado com o seu conteúdo foram as principais mudanças.

Nestes quase 5 anos, o blog viu, à sua esteira, nascerem inúmeras outras ferramentas. Jovens, festivas, despretensiosas, engajadas, bem e maus intencionadas e blogs que mudanram de opinião. Em fim, o espaço é democrático e absorve todo. O que me causa estranheza e repulsa é que agora tem ferramenta se travestindo com roupagem a La Fabíola Reipert. Fazendo fofoca, trazendo conversinha de calçada, distorcendo fatos e procurando desestabilizar gente série. Tem também os que, vez por outra, puxam por uma veia filosófica, na tentativa de se mostram corretos, verdadeiros e cheios de boas intenções. Hilários, independente da carapuça que vestem. Porém, melhor que condená-los é perceber que em tempos pós-modernos, tudo serve, mesmo que para pouca coisa.    


Banda de música

Em atitude salvadora, a construtora RCC(Rede de Construção Civil), financiará um ano das despesas da Banda Filarmônica 08 de Dezembro. Atitude mais que louvável o engenheiro José Augusto.


Decadência

A falta de apoio à Banda Filarmônica mostra a decadência financeira da prefeitura municipal que financiou os custos da banda em 2010, e principalmente, mostra falta de interesse dos que sempre me mostraram defensores da cultura de nossa cidade e sa banda.


Vergonha

Mesmo tendo grande apoio popular, por ser uma iniciativa digna de aplausos, o que ocorreu quando do anúncio na Igreja Matriz, o financiamento da banda filarmônica tem causado em alguns certa inveja, sentimento suficiente para que tais ermos se mostrem contra a atitude salvadora.
 
Quer dizer: Por incompetência, não fizeram nada para resolver a situação de penúria da banda, por pura inabilidade, deixaram a situação chegar aos microfones da Igreja em pela missa de 8 de dezembro, e quando a solução chega, só porque fere seus egos, querem, infantilmente, colocar obstáculos para que a ajuda não chegue à banda, procurando mecanismos para tentar tirar desse grupos de 30 jovens comprometidos a única certeza para 2012, o financiamento da RCC.

Eu, que cresci assistindo as apresentações da banda depois das novenas da festa da padroeira, no tempo em que essa era por noites, juntamente como bingo, a única atração da festa, fico me perguntando se realmente é verdade que tenha alguém que tenha a bestial atitude de querer colocar empecilhos para que banda prossiga seu caminho de sucesso e história.  Porém, se realmente existem, que se mostram explicitamente contra a continuidade da banda - já que contra o financiamento não podem ser, pois, se não conseguiram verba para banda, não podem ser contra se esta apareceu - digam seus nomes e por quais motivos querem que a banda 8 de Dezembro acabe. 

Talvez, agora os que ficaram brancos de raiva e sem ação dentro da igreja, agora estejam desesperados com a repercussão do caso. Tarde demais. Só lhes resta parabenizar atitude. E que fiquem com o rótulo de incapazes e aceitem a vergonha que passaram diante de uma igreja lotada e de centenas que ouviam o anúncio pela FM Portalegre e por um som ligado em frente à Igreja e parabenizem a atitude.


Mais FPM

Segundo o site da FEMURN, (Clique aqui) a Secretaria do Tesouro Nacional depositou no último dia 08 nas contas específicas das prefeituras os valores referentes ao repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios. Conquistado em 2007, o 1% a mais de FPM é repassado anualmente, de uma só vez, aos municípios, em dezembro. O objetivo é assegurar recursos para que as prefeituras possam arcar com o pagamento de salários e décimo - terceiro dos servidores.

Para Portalegre o valor foi de 248.499,08 reais 


Nenhum comentário: