segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE 12-09

 Voltando atrás

 O perfeito Euclides passou a semana dizendo que não quis dizer ao Jornal de Fato que o vereador José Augusto nem deveria ser candidato. Pura balela. Euclides pode até não querer explicitar sua opinião a respeito da candidatura DEMOCRATA, mas que é o que ele pensa, não tenho a menor dúvida. Se Euclides pensasse diferente ao invés de falar para um ou outro, teria pedido espaço no jornal para refutar a informação e/ou ligado para o vereador José Augusto pedindo que desconsiderasse o que foi noticiado.  



Dúvidas


Leio postagem do blog Política Pauferrensse, intitulada “Enigma: Atenção "esPerTinho aloprado"... A sua batata está assando!”, onde o blogueiro alerta para alguns políticos da região que detêm o controle direto ou indireto de instituição de saúde e de várias e várias associações.  Em uma parte do texto o blogueiro diz: “Tem município na região que toda associação criada tem um mesmo político, geralmente, em sua diretoria. Quando não é o presidente, age como se fosse. O político controla a APAMI local, diversas associações de produtores, inclusive uma que teria mais de meio milhão em caixa...


II


Fico me perguntando se aqui em Portalegre tem político que faz prática desse expediente. E se tem, quem será? Por qual motivo age assim? Qual o seu verdadeiro interesse? Alguém que age assim merece respeito político e voto?  Quem pode se dar mal, caso isso seja verdade? Quem puder responder...

    

Fogo Amigo

 Já em postagem de hoje o mesmo blogueiro responsável pelo “Política Pauferrensse” fala sobre a fonte que tem dentro  da administração de Portalegre e ainda levanta mais polêmica ao questionar sobre empresa do ramo de peças que recebeu da prefeitura de Portalegre R$ 268 reais em 2008.

Quer dizer, se o que o blogueiro sabe vem de alguém que “tem trânsito livre nas entranhas do Poder Executivo”, isso é um belo de um fogo amigo. E quando começa dentro pra fora....




Para refletir

Suponhamos. Eu que passei os meus últimos anos detonando a administração municipal, tenho como ser indiferente ao apoio do prefeito ao meu candidato? Quer dizer, falo mal dos atos do prefeito, de atos de vários de seus secretários, mas quero o apoio deles ao meu candidato mesmo sabendo que esse grupo que condeno fará parte a administração caso meu candidato ganhe.

Isso não seria contradição? Falta de bom senso? Para ter coerência entre o que penso, digo, falo e faço, não poderia, por exemplo, condenar a administração de Euclides mas querer o seu apoio ao candidato que apoio. 

Votar em alguém que tem o apoio de quem condeno não seria aprovar o que eu sempre combati? Não seria baixar minha cabeça por puro interesse!?    

E para você, isso faz sentido!?



Ministério Público

Leio no site do Ministério Público do RN que a promotoria de Umarizal quer saber do poder público daquele município a real condição do cemitério da cidade em receber os seus  falecidos.

Seria muito bom que a promotoria da comarca de Portalegre procurasse informações sobre a superlotação do cemitério de nossa cidade, haja vista que, não é de hoje que a superlotação do cemitério público está em pauta, e pelo que se base, a administração não tem tomado medidas para evitar que falte espaço no cemitério municipal.

E assim ficamos na esperança que em nosso cemitério não faltem espaços para nossos falecidos até que alguém comprometido tome uma atitude.



Sim....

E agora tem gente que além de servir de pau mandado, ser motivo de risada nas calçadas, ainda tem pífia pretensão, a audácia, de se ver como conselheiro político?. É ótimo isso. Porém, nada que surpreenda. Afinal, o que esperar de quem se vende por pouco!?



FPM 0

Com a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na parcela do dia 10, onde 38 cidades do RN tiveram saldo zero, inclusive Portalegre, e com a expectativa de que os valores para o dia 20 e 30 não serão tão animadores, é bom que os prefeitos acostumados com o assistencialismo indiscriminado puxem o freio de mão, senão, correrão o risco se bagunçar as contas do município. Alguns, bagunçar ainda mais.  

    
Estimativa

A estimativa do feita pelo site Observações de Informações Municipais é que Portalegre receba em 2011 só de FPM um valor em torno de 5 milhões de reais. .

Para setembro a estimativa é de um FPM de 295.867,51 reais e para outubro o valor estimado é de 343.206,32 reais.

Vale ressaltar que em agosto o município de Portalegre recebeu de FPM um valor de bruto - isto é, sem as deduções e retenções obrigatórias - de 430.853,22 reais.

Ainda em agosto o valor de todos os repasses do Governo Federal para Portalegre foi de 853.123,67 reais, segundos dados da página do Banco do Brasil responsável pela divulgação da arrecadação municipal.


Nenhum comentário: