segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NOTAS DA SERRA DE PORTALEGRE 26-09

EX-PREFEITO SE FILIA AO DEM

O ex-prefeito Antonino Rêgo assinou a sua filiação ao DEMOCRATAS de Portalegre ontem, domingo, depois de um passagem fatídica pelo partido progressista.

Também se filiou ao DEMOCRATAS a esposa de Antonio, e ex-vereadora Zélia Rêgo e Glauber Rêgo, filho do casal. 

Prefeito por duas vezes - de 83 a 88 e de 93 e 96, Antonino volta ao seio do democrata para trabalhar em prol a candidatura do partido ao executivo municipal ano que vem.

Certamente, um ex-prefeito que fez muito por Portalegre, como Antonino, dará uma grande contribuição na campanha de José Augusto, uma vez que, são muitos os portalegresens que ao verem o Careca fazendo campanha, se lembrarão do prefeito que iluminou toda a zona rural de Portalegre, conservou as estradas carroçais do município, loteou grande parte da cidade doando terrenos a mais terrenos para que muitos de nossa cidade pudessem construir suas casas. De ações como estas, ninguém esquece.
           



FILIAÇÕES

O deputado de 800 votos em Portalegre, Gustavo Fernandes, divulgou por meio de sua assessoria que o PMDB, seu partido, filiou algo em torno de ter mil nomes nas convenções do partido na região.
Além disso, o deputado publicou uma lista com nomes de importantes lideranças políticas regiões que entram para o time bacurau.

O que em mim causa estranheza é que não consta na lista de novas lideranças, sequer um nome de Portalegre. Que dizer, da convençao de Portalegre, Gustavo, saiu sem nenhum nome que pudesse trazer votos a candidatura do grupo aqui na serra ou que pudesse fazer propaganda como aquisição política para seu grupo. 



José Augusto acompanha Rosalba em Tabuleiro Grande

 Por Edielson Soares

Agradeço convite do Vereador José Augusto Rego para acompanhar a Governadora Rosalba Ciarlini, nessa sexta, 23, na inauguração das obras em Tabuleiro Grande.

O vereador José Augusto, juntamente com demais autoridades, vai participar, a partir das 17h, das solenidades de inauguração do Pórtico de Entrada e do Terminal Turístico da cidade, além de inaugurar a Escola Estadual José Cláudio Alves, construída pela RCC - Rede de Construção Civil Ltda.

Segundo informações da assessoria de comunicação, a estrutura da escola conta com laboratórios, ginásio coberto e seis salas de aula, o que vai proporcionar desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Ao todo, 200 alunos estão matriculados na Escola Estadual José Cláudio Alves, que oferece turmas de Ensino Médio e Fundamental para jovens e adultos

As informações dão conta que  foram investidos mais R$ 2 milhões em  obras que foram iniciadas ainda no ano de 2010.

A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, que também participará da inauguração, diz que oferecer sempre boas condições para as atividade de ensino e aprendizagem é uma das principais prioridades.




DIFERENTE

Mesmo com tanta euforia em sua convenção, o PMDB não recebeu nenhuma liderança que levasse voto ao grupo. Bem diferente da convenção do DEMOCRATA, quando cerca de 100 pessoas se filiaram ao partido, entre elas, muitos vieram do grupo comandado pelo atual prefeito.



CONVENÇÃO

A convenção do PC do B de Portalegre realizada neste domingo no clube ACEP não trouxe surpresas à política local. Participação dentro do esperado e um desejo de ter candidato próprio ao executivo municipal. O principal nome para concorrer ao pleito, o conhecido Kiko de Bodô, analisa a situação na expectativa que o projeto tome corpo e possa ser posto em prática.



FALANDO MAIS

Presente à convenção, o prefeito Euclides mais uma vez perdeu a oportunidade de ficar quieto e novamente e de maneira esnobe, expressou sua vontade de não apoiará candidatura democrata em 2012.

Para os mais próximos Euclides confidenciou que a recusa em apoiar José Augusto não é por questão política, mas, pessoal.

Porém, Euclides sabe que quem manda no partido é Henrique Alves e que sua ordem não pode ser questionada. Foi assim em 2006, quando o PMDB, apoiou Rosalba para o senado e votou em Garibaldi, tendo Ney Lopes como vice. Foi assim em 2008 quando Henrique orientou Euclides a aceitar o PSB na coligação para prefeito e será do jeito que o deputado, presidente do partido, quiser caso acorde com vontade de ditar os rumos do partido aqui na serra. Então, não que Henrique venha meter o dedo aqui, mas, se levarmos em consideração o que ele fez em São Francisco do Oeste, por exemplo, é bom não conversar muito.        

Realmente, parece que o problema pessoal foi muito grave. Grave ao ponto de Euclides querer dizer bem mais ao Jornal de Fato do que disse. Pois, é, há quem diga que o prefeito, quando disse que José Augusto nem deveria ser candidato, não esnobou mais por que o jornalista a quem ele dava aentrevista, mudou de assunto. Talvez Euclides tenha esquecido que, quando em 2006, ao dar o nome de Vicente do Rêgo Neto ao Terminal Turístico da Bica, devia muito aos Rêgos.



ESTRANHO

Certamente essa insolúvel questão pessoal que Euclides usa como argumento para não apoiar a candidatura de José Augusto, deve ter surgido depois de 2008, visto que, naquele ano, Euclides soube ir bem de mancinho e nada raivoso ou magoado, a casa do vereador pedir o seu apoio. Neste mesmo ano, em campanha, Euclides tinha como discurso a união pelo bem de Portalegre, e não poupava palavras para dizer a seus eleitores da importância do apoio de José Augusto para campanha e para sua administração.  Alguém esqueceu da ladainha “Unidos por Portalegre”.

Naquela época José Augusto foi a salvação de sua candidatura, que sofria grande pressão de Neto, que queria ser o candidato do grupo. Então, como disse, ou o problema pessoal que Euclides tem como José Augusto surgiu depois de 2008 ou está usando isso para não ter, pelo menos, a fineza de ficar calado, aceitando que se hoje é prefeito, muito se deve ao apoio dado por José Augusto que, por não fazer política em causa própria, nunca o pediu nada a Euclides, diferente de alguns de seus liderados que sempre põem seus desejos à frente da declaração de apoio. Aceitar Laura como vice em 2008 é só um dos vários exemplos do tipo de apoios que o prefeito em final de carreira já teve que deglutir. 
  



SEGUNDAS INTENÇÕES   


A ida da claque governista a convenção do PC do B não teve outra intenção a não ser a tentativa fazer o partido abdicar da propensa candidatura própria ao executivo, candidatura que deu o primeiro passo para ser efetiva justamente na convenção.

Todos do grupo de Euclides sabem que uma candidatura comunista será péssima para a candidatura governista, uma vez que, com a candidatura do PC do B, sem sombra de dúvidas, será a candidatura PPbista que sofrerá o maior baque. Então, nada melhor que acariciar e tentar tirar da mente dos comunistas essa idéia de concorrer à majoritária.   

O tempo dirá se Euclides terá êxito. Mesmo assim em nada ou em muito pouco a ida do PC do B para debaixo das asas PMDBistas inflará a candidatura do partido, visto que, a grande maioria dos que hoje hasteiam a bandeira vermelha com o machado e a foice , são filhos do mesmo PMDB que apoiou a candidatura de Euclides em 2004. Que dizer, não aumentarão o contingente eleitoral do grupo.  



Muito digno

Para os que não ainda não sabem quais as diretrizes do Partido Comunista do Brasil, retiro do site oficial do partido trecho das orientações sobre o que é ser comunista. Leia e veja se você concorda. Sempre lembrando que aqui não posição contraia as lutas da sigla. Para ler o texto por completo, acesse o site , clicando AQUI 

O que é ser comunista: quatro atitudes

Atuação consciente e organizada

A ação consciente para a mudança e melhoria das condições de vida e trabalho é premissa fundamental do marxismo. A essência da teoria fundada por Marx e Engels é a transformação do mundo, buscando vida harmônica na sociedade e na natureza, a práxis.

Nas condições do capitalismo, essa atuação, para ser conseqüente e eficaz, tem que ser social, tem que envolver a ação conjunta das classes sociais interessadas na transformação da sociedade. Tem que ser partidária. Foi essa compreensão que levou o proletariado a organizar-se em partido político e desenvolver alianças com outras classes e setores sociais descontentes com o capitalismo.

Em longa trajetória histórica, o proletariado organizou-se no Partido Comunista, buscando a conquista do poder político em aliança com o campesinato, e colocando o socialismo como a tarefa fundamental para levar a sociedade a um estágio superior de organização e convivência, sem exploração do homem pelo homem e sem classes sociais: o comunismo.

Militar no Partido Comunista significa atuar organizadamente com outras pessoas que objetivam a transformação revolucionária da sociedade. Hoje significa retomar o processo revolucionário, inaugurado pela Comuna de Paris em 1871 e iniciado pela Revolução Russa de 1917 visando a superação sa sociedade capitalista. Significa, na atuação cotidiana, ter a perspectiva programática do socialismo - envolver o encadeamento de um conjunto de lutas políticas, econômicas e sociais que objetivam a substituição do capitalismo por uma forma superior de organização social.

A militância comunista se dá através da participação numa organização do Partido - e desenvolvemos hoje um empenho especial para que todos os comunistas façam parte de um organismo partidário. Coletivamente, os comunistas, tendo como referência seus objetivos, analisam a sua área de atuação, estabelecem planos e metas a serem alcançadas. Buscam resposta para a solução dos problemas do dia-a-dia do povo, vinculando esses problemas com a perspectiva de mudança da sociedade. Fazem o elo entre a luta específica e o objetivo programático, o socialismo.



Desconsiderando

Iludido estar quem desconsida a leva de apoios que estão saindo do PMDB e do PP para apoiar a candidatura democrata. Diferente do que alguns pesam e outros proclamam, não têm sido poucos os apoios que estão fazendo este caminho, e entre os que estão pulando fora do barco de Euclides tem famílias que sempre tiveram espaço e voz no PMDB, ex-vereadores também do partido, pais de famílias que eram do comando do partido, lideranças locais que trabalhavam com afinco para elegem seus apoiados e agora estão dispostos a virar o jogo, além de mais e mais pessoas que não querem mais esse grupo que ai está controlando os rumos da cidade.


Entrevista com o Prefeito, Leonardo Rego


Recebendo agora do meu amigo João Paulo, assessor de comunicação da Prefeitura de Pau dos Ferros, a entrevista com Prefeito, Leonardo Rego, concedida a TV Mossoró.

Ele informa ainda que além disto, amanhã, às 9h30, na Band Natal, será exibido o programa Rota Band. A produção foi feita especialmente com a cidade de Pau dos Ferros e a FINECAP.
Várias reportagens de Luciano Júnior.

Primeira Parte: http://youtu.be/e2hjfqs_KGA

Segunda Parte: http://youtu.be/xZpqv-88hyY





Diário Oficial 26-09

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
GABINETE DO PREFEITO
EXTRATO DE CONTRATO PREGÃO PRESENCIAL Nº
008/2011
(Processo Nº040/2011)

CONTRATANTE:PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN. CONTRATADA:VAREJÃO 3M LTDA o presente contrato tem por objeto o fornecimento pela CONTRATADA de Gás de Cozinha (GLP) em botijão de 13 kg para suprir as necessidades das Secretarias deste Município.

LEGALIDADE: Leis Federais n°s. 8.666/93 e lei 10.520/2002. VALOR GLOBAL: R$ 20.400,00 (vinte mil e quatrocentos reais).

DOTAÇÃO: As despesas decorrentes do objeto desta licitação serão custeadas com recursos oriundos da Dotação Orçamentária para o Exercício de 2011. VIGENCIA: O contrato firmado em decorrência desta licitação terá vigência a partir da data de sua assinatura até 30 de dezembro de 2011. LOCAL E DATA: Portalegre/RN, 21 de setembro
de 2011.

Fonte: Diário Oficial da FEMURN

Nenhum comentário: