sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Campus de Pau dos Ferros dá início ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Foi realizada no último dia 05 de agosto, no Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), a aula inaugural dos Cursos de Graduação em História, Letras-Espanhol e Educação Física, dentro do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR.

O PARFOR é um plano emergencial, que visa a assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB para todos os professores que atuam na rede pública de educação básica, oferecendo, gratuitamente, cursos superiores de qualidade. O plano é executado em regime de cooperação entre a CAPES, o MEC, as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas e comunitárias de ensino superior.

No Campus de Pau dos Ferros, o programa começou com os três cursos de graduação, que totalizaram a oferta de 97 vagas, dentre elas, 30 vagas para Letras Espanhol, 30 vagas para o Curso de História e 37 para Educação Física.

A luta pela implementação dos cursos começou no ano de 2010 quando foram feitas as propostas de cursos aprovadas pela UERN e pelo comitê estadual gestor do PARFOR no Estado do Rio Grande do Norte, confirmados posteriormente pela CAPES. No semestre de 2011.2, tiveram início o Curso de História, coordenado pela Professora Aryana Costa, do Departamento de História de Mossoró; o Curso de Letras Habilitação Espanhol, coordenado pelo professor Jailson José dos Santos, do Departamento de Letras e o Curso de Educação Física, coordenado pelo Professor Napoleão Diógenes, do Departamento de Educação Física do CAMEAM.

Esteve presente na solenidade de abertura dos cursos, em Pau dos Ferros, a Coordenadora do PARFOR na UERN, a Professora Maisa Clari de Mendonça, que enalteceu as ações dos sujeitos do CAMEAM que lutaram pela concretização da oferta do PARFOR para a região, através da UERN. Na oportunidade, a Professora Maisa Clari apresentou a previsão de oferta e anunciou que os professores de toda a região já poderiam fazer sua pré-inscrição na Plataforma Freire para os cursos de 2012.1.

Para o Professor Gilton Sampaio, conferencista da abertura dos trabalhos e grande articulador da oferta dos cursos do PARFOR no Campus, a Educação Básica da Região do Alto Oeste Potiguar e dos municípios de estados visinhos – Paraíba e Ceará têm muito a ganhar com a oferta de cursos de graduação presencial em Pau dos Ferros, visto que isso potencializa a qualificação de professores em serviço, o que também os leva a possibilidade de se envolver em projetos de pesquisas que podem ser aplicadas em suas salas de aula, além de poder participar de atividades de extensão, aproveitando as experiências do CAMEAM nesse aspecto.

Os cursos de Educação Física e História são ofertados como primeiras licenciaturas, enquanto o Curso de Letras-Espanhol é ofertado como segunda licenciatura.

Na oportunidade, o Professor Antonio de Lisboa Batista, que assumiu recentemente a Direção do Campus de Pau dos Ferros, afirmou na aula inaugural, a sua disposição em continuar com as ações do PARFOR e efetivar a implantação de novos cursos, dentro do Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR). 

As inscrições para os novos cursos que começaram em 03 de agosto de 2011 se estenderão até 10 de setembro e se constitui em oportunidade ímpar de melhorar os quadros da Educação na região, formando professores das redes estadual e municipal de ensino.

Para o Semestre 2012.1, os novos a serem oferecidos pelo PARFOR serão Ciências Biológicas – como primeira licenciatura, e também para os seguintes cursos como segunda licenciatura: Geografia, Química, Matemática e Letras Espanhol.


Nenhum comentário: