quinta-feira, 7 de abril de 2011

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA - POR ISMAELSON RÊGO




Sorvete com azeite? Conheça a nova delícia do verão


Quem ouve falar em azeite geralmente pensa em saladas, pizzas ou até bacalhau, comidas que tipicamente têm o sabor enriquecido pela iguaria. Mas em pleno Verão, a nova moda é combinar sorvete de massa no sabor baunilha ou creme com... azeite! Nos sabores laranja e limão, óleos espanhóis cítricos da linha Báltico, da Broto Legal, são nova descoberta dos brasileiros para compor a sobremesa mais gostosa da estação.

“Normalmente às pessoas associam os azeites a pratos salgados. Mesmo os cítricos costumam ser pensados com saladas, mas é cada vez maior o número de apreciadores de doces que descobre e se delicia com a opção do azeite com eles: é o caso do sorvete com azeite de laranja ou de limão”, diz Alan Storti, diretor da Broto Legal, acrescentando que a linha de azeites é produzida na Espanha.

O azeite de limão, tradicionalmente consumido com verduras e legumes ou mesmo sobre um gostoso carpaccio, pode ser apreciado como cobertura de sorvete. “Outra opção para quem gosta de doce é adicionar filetes deste mesmo azeite com bolos ou ainda com biscoitos italianos como o biscotti”, conta.

Já o azeite de laranja tem grande aceitação nos Estados Unidos, combinado com brownies, panquecas ou waffles. “A novidade mesmo é a utilização com o sorvete de massa. Em especial no sabor creme, o resultado é delicioso”, garante Storti.

A Broto Legal é uma empresa sediada em Campinas que comercializa seus produtos em todo Brasil e em diversos outros países. Ela acaba de lançar a linha Báltico de azeites cítricos, nos sabores laranja e limão, que estão trazendo um sabor ainda mais gostoso à sobremesa mais gostosa da estação.

Azeite é saúde
A nutricionista Lígia Mittestainer conta que os azeites são ricos em gorduras monosaturadas, o que faz com que o consumo deles reduza o mal colesterol (LDL). “Também no azeite há substâncias chamadas polifenóis, que são antioxidantes e combatem os radicais livres. Com isso, retardam o envelhecimento e previnem doenças degenerativas, como o câncer”, afirma.

Lígia acrescenta ainda que o consumo diário de azeite reduz a pressão arterial e atua no controle de diabetes. “O ideal é que se consuma cerca de 15 ml ao dia, o que é equivalente a duas colheres de sopa. De preferência o azeite tem de ser consumido in natura com outros alimentos em vez de utilizado para fritar ou colocado na panela no cozimento, por exemplo”, ensina.

Fonte: Portal Deguste.

Nenhum comentário: