sexta-feira, 1 de abril de 2011

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA - POR ISMAELSON RÊGO



Barista do RN é jurado no campeonato nacional


Paulo Guillén (esq.) ao lado do barista Raul Rodas, campeão da Guatemala e 2º lugar no campeonato mundial

O barista Paulo Guillén, empresário da Genot Café Especiais, representou o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Barista. A participação dele, no entanto, foi de maneira especial, como jurado. O evento foi realizado na semana passada, em São Paulo, e vencido pelo paranaense Felipe Oliveira.

Paullo Guillén explica que a competição é a principal do país e reúne os melhores baristas. “Cada concorrente tinha 15 minutos para preparar e servir aos juízes quatro cafés espressos, quatro capuccinos e quatro drinques de assinaturas”.

Após quatro dias de eventos, dos quais dois tiveram atuação de Paulo como jurado, Felipe Oliveira, da Lucca Cafés Especiais (PR), conquistou o primeiro lugar. Em segundo, ficou Yara Castanhoa, que havia vencido a competição nos dois anos anteriores.

Com a vitória, Felipe Oliveira representará o Brasil no World Barista Championship, em junho, na Colombia. “Fiquei muito feliz de participar como jurado. Foi uma experiência enriquecedora. Pude acompanhar de perto o melhor do barismo no Brasil”, comemora Paulo Guillén.


Cafés não podiam conter nenhum ingrediente com álcool

Além do Campeonato de Barista, foram disputados o Campeonato de Latte Art, também vencido por Felipe Oliveira, o Campeonato de Coffee In Good Spirits, vencido por Marco de La Roche, e o Campeonato de Prova de Café para Degustadores. Este teve como campeã Carolina Franco.

Nenhum comentário: