quarta-feira, 27 de abril de 2011

Apodienses discutem criação de Conselho Municipal da Juventude

A Prefeitura do Apodi por meio da Secretaria Municipal do Esporte e da Juventude realizara vários encontros com a comunidade jovem apodiense para criação de Conselhos de Juventude.

De acordo com o jovem, Hilderlon Lins, um dos idealizadores do projeto, a criação do Conselho Municipal de Juventude tem objetivo a inserção do jovem no processo político e na elaboração das Políticas Públicas de Juventude e uma maior conscientização quanto aos problemas por eles enfrentados no dia a dia. “Esse conselho vai ser um elo direto entre a Juventude e seus anseios junto aos poderes constituídos do município e assim ser um facilitador da execução dos projetos voltados para a Juventude realizados pela Prefeitura, pelo Estado e União”, comentou o jovem Hilderlon Lins.

As articulações para a criação do conselho foram iniciadas no dia 30 de março, com a realização de uma reunião com varias entidades e jovens na sede da Secretaria Municipal da Juventude, onde ficou decidido que seria feito uma serie de reuniões com varias entidades de jovens na zona urbana e rural do município para a elaboração do Projeto de Lei que será entregue a prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB) para que o Poder Executivo encaminhe para votação na Câmara Municipal apodiense.

O jovem Hilderlon Lins, já definiu um calendário de reuniões. No dia 30 de abril as 15h00minhs com o Grupo de Jovem da Comunidade de Água Fria; No 01 de maio as 09h00minhs reunião com jovens da Capoeira na Escola Estadual Valdomiro Pedro Viana no Sitio Santa Rosa, ambos na região do Vale do Apodi.

Segundo ainda Hilderlon Lins, outros encontros serão realizados com lideres estudantis de todas as escolas do município de Apodi, vários grupos de jovens, inclusive com a juventude evangélica que esta participando do debate. “Queremos um conselho criado pela própria juventude, já temos o apoio da Prefeitura e a criação desse conselho ficaria por conta da própria juventude”, destacou.

O Conselho Municipal da Juventude já existe em outras cidades brasileiras, e em Apodi, a sua criação partiu de uma reivindicação dos jovens junto a Secretaria Municipal da Juventude. O conselho terá por objetivo elaborar projetos, elaborar planos, promover eventos, além de exigir o cumprimento das leis que asseguram os direitos da juventude, dentre outras funções. Os representantes serão oriundos da sociedade civil organizada, como os Grupos de Jovens, Grêmios Estudantis, grupos religiosos, entidades empresariais, organizações culturais, entidades que atuam na representação de apoio aos dependentes químicos. Os demais representantes são oriundos do poder público.

Nenhum comentário: