quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pós Doutorado na Universidade de Paris e Licença da Direção do CAMEAM

O professor Dr. Gilton Sampaio comunica a toda a comunidade acadêmica o seu afastamento das atividades das atividades departamentais, como docente do Departamento de Letras/CAMEAM/UERN, para realização de Pós-Doutorado na Universidade de Paris (França), especificamente na unidade da Université Paris 8, e sobre a minha licença da função de Diretor do CAMEAM.

Segue comunicado na integra.


Prezado/a colega,

Venho trazer informações para discentes, docentes e técnicos do CAMEAM/UERN, e para os demais interessados, sobre o meu afastamento das atividades departamentais, como docente do Departamento de Letras/CAMEAM/UERN, para realização de Pós-Doutorado na Universidade de Paris (França), especificamente na unidade da Université Paris 8, e sobre a minha licença da função de Diretor do CAMEAM.

1) Do Pós-Doutorado em Paris/França:

Eu e a professora Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN, iniciamos as atividades do Pós-Doutorado em 25 de outubro/2010 e se estenderão até 25 de janeiro de 2011, no Laboratoire d’Etudes Romanes de Département d`études des Pays de Langue Portugaise - l’Université Paris 8, conforme Planos de Capacitação Docente dos respectivos departamentos e projetos de pesquisa aprovados nas duas IES, abaixo identificados:

• PESQUISADOR: Prof. Gilton Sampaio de Souza (DL/CAMEAM)

TÍTULO DA PESQUISA: “A argumentação em discursos acadêmicos: estudo comparativo entre França e Brasil”.
SUPERVISORA: Prof ª. Drª. Maria Helena Araújo Carreira (Université Paris 8).
APOIO FINANCEIRO: UERN/FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte)

• PESQUISADORA: Profª Maria Lúcia Pessoa Sampaio (DE/CAMEAM)

TÍTULO DA PESQUISA: “Abordagens do texto literário em propostas de ensino de língua no Brasil, na França e em Portugal”.
SUPERVISORA: Prof ª. Drª. Maria Helena Araújo Carreira (Université Paris 8).
APOIO FINANCEIRO: UERN/FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte)

Entre outros motivos, o afastamento de docentes do Curso de Mestrado em Letras da UERN para a realização de Pós-Doutorado (além desses 2 docentes, estão previstos mais 4 afastamentos até 2011) se justifica pela necessidade de fortalecimento do Mestrado em função da proposta de se implantar o Curso de Doutorado em Letras no CAMEAM/UERN (em discussão no Departamento de Letras, no colegiado do Mestrado e na PROPEG) e, também, da proposta de implantação do Curso de Mestrado em Educação no CAMEAM (em estudo no Departamento de Educação do CAMEAM/UERN).

A qualificação de nossos doutores em Pós-Doutorado vincula-se, ainda, a um projeto maior, de fortalecimento dos mestrados, em função da necessidade de implantação de pelo menos dois doutorados na UERN até 2016, o que é uma exigência (entre outras) da CAPES para que as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras possam ser institucionalizadas como universidades. Sem os doutorados, elas passarão a ser somente centros universitários ou faculdades, perdendo o registro de universidade.

Em função da necessidade de dedicação às atividades da pesquisa na França, especialmente na Université Paris 8, mas também em outras IES francesas (na capital e no interior) e em IES de outros países em que o Português é estudo/ensinado, caso esses países/IES estejam entre as sugestões/recomendações da supervisora, os objetivos da pesquisa e dentro do planejamento orçamentário dos pesquisadores, tivemos de nos afastar da maioria de nossas atividades acadêmicas, especialmente daquelas em que a presença física se faz mais necessário.

Assim, mesmo ainda permanecendo (eu e a professora Lúcia), no Semestre 2010.2, com diversas atividades acadêmicas, entre elas as orientações de IC (Iniciação Científica) e de Dissertação de Mestrado; a oferta de uma disciplina, em caráter intensivo, no Mestrado (antes de viajar) e de continuar participando das atividades das pesquisas financiadas pela CAPES, tivemos de nos afastar totalmente de algumas atividades, com destaque para a função de Diretor do CAMEAM.

2) Da Licença da Direção do CAMEAM/UERN:
A minha licença sem remuneração da função de Diretor do CAMEAM foi por um período de 3 meses, conforme cronograma do Pós-Doutorado e as normas internas da UERN, e vai até o final de janeiro de 2011.

Nesse período de afastamento, assume a Direção em exercício do CAMEAM a professora Ms. Maria de Fátima de Carvalho Dantas (Vice-Diretora). O nosso retorno ao CAMEAM e, por conseguinte, à Direção do CAMEAM, está previsto para o início de fevereiro de 2011.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio de todos/as (discentes, docentes e técnicos) para essa nova empreitada acadêmica, e, em especial, à profa. Fátima Carvalho, que tão bem está conduzindo a Direção do CAMEAM, pois, sem o seu apoio nesse momento, esse Pós-Doutorado se tornaria muito mais difícil, talvez até impossível, já que jamais me afastaria (mesmo que por curto espaço de tempo) da Direção do CAMEAM, função para a qual fui eleito pelos segmentos acadêmicos, sem um nome qualificado e legitimado pelos segmentos acadêmicos para assumir tal função.

Esse afastamento só foi possível devido existir uma pessoa (Fátima) séria, competente e também eleita por todos os segmentos acadêmicos para substituir o Diretor em suas ausências, conduzindo e dirigindo o nosso respeitado CAMEAM, com o carinho e a atenção que ele merece.

Mais uma vez, muito obrigado a todos/as. Ressalto, por último, que essas informações deveriam ter sido passadas antes da viagem, mas o acúmulo de serviços nos impediu. Mas, mesmo em Paris, coloco-me à disposição de todos/as para diálogos acadêmicos, conversas informais e maiores informações institucionais, caso desejem.

Atenciosamente,
Professor Gilton Sampaio de Souza
UERN/Université Paris 8

Nenhum comentário: