quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CAPES aprova Mestrado em Letras UERN

"O Programa é promissor e está voltado para liderar a formação a que se propõe na região em que se insere" (CTC/CAPES, 2010)

No dia 14 de setembro passado saiu o Resultado da Avaliação Trienal da CAPES (2007-2009) sobre os Cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) de todas as áreas do conhecimento. Nessa avaliação os três cursos de mestrado da UERN (Ciência da Computação, Física e Letras) foram aprovados com Conceito 3. Como são cursos muito novos (todos implantados em 2008), ainda não puderam ser avaliados em todos os quesitos e o conceito 3, nesse caso, significa um sinal de que estão indo bem. É uma boa avaliação, já que, nessa fase, mais vale o que diz a análise qualitativa do Programa de Pós-Graduação, como descrita na FICHA DE AVALIAÇÃO encaminhada aos cursos e, posteriormente, publicada para que todas as pessoas possam consultá-la e analisar os Cursos de Mestrado e Doutorado ofertados no Brasil.

Com o resultado dessas avaliações, os nossos mestrados permaneceram com o reconhecimento e a recomendação para funcionamento com apoio da CAPES, pelos próximos três anos, momento em que se submeterão a nova avaliação, como os demais do país.

Aproveitamos, então, essa oportunidade, e PARABENIZAMOS a todos/as os que fazem os três cursos de mestrado da UERN, pela aprovação junto à CAPES e, em especial, a todos que contribuíram para a construção e efetivação com qualidade do Curso de Mestrado em Letras, com sede no CAMEAM, pela boa qualidade do Curso, como reconhecida pela própria CAPES em seu parecer. Essa avaliação dá indícios de que o Mestrado em Letras da UERN está no caminho certo e terá muito a contribuir com o desenvolvimento da região. Nas palavras do CTC/CAPES, " O Programa é promissor e está voltado para liderar a formação a que se propõe na região em que se insere ". Com esse parecer emitido pelo Comitê de Avaliação da CAPES só temos que divulgar o nosso Programa e trabalhar, em todas as dimensões, para que o Mestrado em Letras da UERN se torne cada vez mais uma referência nos estudos que faz e na formação que oferece .

A UERN como um todo, o CAMEAM, o Departamento de Letras do CAMEAM, os departamentos parceiros (de Pau dos Ferros, Assu e Mossoró) e todos os que fazem o Curso de Mestrado em Letras da UERN (seu corpo docente, discente e técnico) têm muito o que fazer nesse próximo triênio para continuar uma referência na área.

Inicialmente, precisamos comemorar o reconhecimento da qualidade do Mestrado que oferecemos e, em seguida, iniciar os trabalhos para os vôos futuros, melhorando em áreas que ainda temos a crescer, como a produção intelectual, docente e discente.

A avaliação da CAPES já aponta caminhos para o crescime ne o Colegiado do Curso buscará discutir esses resultados e encampar novos projetos que visem à permanência da aprovação e, quem sabe, a ampliação do Conceito e a implantação do Doutorado em Letras na UERN.

Vejamos, abaixo, uma recorte da FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURSO
Apreciação final da Comissão da Área:

"O programa começou a funcionar em meados de 2008. Ainda não apresenta dados suficientes para obter uma mudança de conceito. Observa-se que o Programa está engajado na melhoria de sua organização e nas articulações e intercâmbios possíveis. Mostra-se como promissor, se continuar com essas preocupações. Sugere-se uma atenção especial à produção docente e discente".

Avaliação e recomendações finais do Comite Técnico-Científico-CTC da CAPES:

"Embora novo, o Programa está encaminhado de forma bastante adequada no que diz respeito à sua organização. Também mostrou estabilidade no tocante a docentes permanentes. O Programa é promissor e está voltado para liderar a formação a que se propõe na região em que se insere. [...] Além da recomendação de incentivar a produção bibliográfica, não há nenhuma recomendação especial" [...]. (FICHA DE AVALIAÇÃO DO MESTRADO EM LETRAS DA UERN/CAPES/MEC, 2010).

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

http://www.uern.br

Nenhum comentário: