segunda-feira, 21 de junho de 2010

CAMEAM inicia luta para implantação de novos cursos de graduação - Contabilidade, Direito, Arte e Música e Serviço Social

Prezado/a colega,

Informamos a todos/as que o Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da UERN (em Pau dos Ferros), já iniciou os trabalhos para mais uma ampliação de seus cursos de graduação. Por deliberação do Colegiado do CAMEAM, em reunião realizada no dia 09 de dezembro de 2009, começaram as atividades para implantação, neste Campus, de quatro novos cursos de graduação: Ciências Contábeis, Direito, Arte/Música e Serviço Social .

A escolha desses cursos se deu por base em pesquisa realizada sobre a demanda por Ensino Superior na região, no ano de 2003, período em que se o criou “Fórum Permanente de Discussão em defesa da implantação de novos cursos no CAMEAM” e, também, momento em que teve início o processo de ampliação de cursos de graduação (com os cursos de Administração, Educação Física, Enfermagem e Geografia), que hoje funcionam com qualidade e reconhecimento da comunidade acadêmica e da região.

A decisão do Colegiado em ampliar os cursos do CAMEAM tomou por base políticas brasileiras para área e pareceres de setores da sociedade, com foco na formação de recursos humanos em algumas áreas específicas que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento do país e, em especial, de nossa região, em áreas ditas carentes de nossa formação.

O desejo dos que fazem o CAMEAM é para que, no ano de 2010, as atividades tenham início, com os encaminhamentos preliminares sobre os Projetos Pedagógicos, autorizações legais e levantamento da infra-estrutura necessária (já existente no CAMEAM, como salas para o setor administrativo e para as aulas, e a que deve ser providenciada, como laboratórios e garantia de recursos financeiros para pagamento de pessoal e manutenção) para o pleno funcionamento dos cursos, e, no ano de 2011, sejam concluídos os trabalhos para, se possível, em 2012/2013, as aulas serem iniciadas.

Dando início às atividades para implantação desses Cursos, no último dia 04 de junho, às 11h, por iniciativa da Direção do CAMEAM, na pessoa do prof. Gilton Sampaio, aconteceu uma audiência com o prof. Milton Marques, Reitor da UERN, no Gabinete da Reitoria, em Mossoró, para discutir especificamente a questão da implantação do Curso de Direito no CAMEAM, com a participação da profa. Hélderi Negreiros – Chefe do Departamento de Direito da UERN (também representando o Diretor da Faculdade de Direito/FAD, prof. Péricles), do advogado Aldo Fernandes – Vice-Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)/Seção Mossoró (representando o advogado e professor Umberto Fernandes, Presidente), do professor e advogado Marcos Araújo (estimulador dessa proposta e representando o Pe. Sátiro Cavalcante Dantas, Ex-Reitor da UERN, que também é grande entusiasta e defensor da implantação do curso de Direito em Pau dos Ferros), e da chefe de gabinete da Reitoria, profa. Glaudionora da Silveira. Depois de muitas discussões sobre a viabilidade do Curso de Direito no CAMEAM, as pessoas ali presentes, em nome de suas instituições/setores, concluíram que o Curso de Direito em Pau dos Ferros (CAMEAM) é viável e pertinente para o desenvolvimento da região do Alto-Oeste Potiguar. A profª. Hélderi e o prof. Marcos Araújo (da Faculdade de Direito) se dispuseram a colaborar com o planejamento e implantação do Curso, o advogado Aldo Fernandes, em nome da OAB, colocou-se à disposição para contribuir com as orientações técnicas, ressaltando a importância do Curso, e o professor Milton Marques também ressaltou a importância desse Curso para o CAMEAM e região (como outros que possam ser escolhidos) e ponderou que, de imediato, a UERN tem um compromisso já firmado para implantar mais um curso de graduação nos Campi de Patu e de Assu (o que está previsto para ocorrer em 2012, com processos iniciados em 2011), por isso o Reitor assumiu, naquela audiência, um compromisso para implantação desse Curso no CAMEAM somente em 2013, já que os recursos são escassos; todavia, alertou que, caso Pau dos Ferros consiga recursos financeiros extras (e que fossem acrescidos ao orçamento da UERN), o Curso de Direito e/ou outros poderiam, sim, ser implantados ainda em 2012. Lembrou, ainda, que todos os cursos a serem criados e implantados na UERN (em todos os Campi) devem seguir as normas de seus conselhos superiores, do Estatuto e do Regimento da instituição.

Como diretor do CAMEAM, e também conhecedor da realidade dos Campi de Assu e Patu, ressaltamos a importância da criação de novos também naqueles dois Campi, e, mesmo a Reitoria já tendo um compromisso de apoiar a implantação em 2013, trouxemos a questão para Pau dos Ferros (comunidade acadêmica, política e civil), com a garantia de dar continuidade aos encaminhamentos para implantação do curso de Direito em Pau dos Ferros, assim como dos demais cursos almejados pela sociedade do Alto-Oeste Potiguar e deliberados pelo Colegiado do CAMEAM, os bacharelados em Ciências Contábeis e Serviço Social e a Licenciatura em Artes/Música. Em anexo, para conhecimento, colocamos fotos da Audiência com o Reitor/UERN, OAB e FAD, na qual foram dados mais alguns passos rumo à ampliação de novos cursos para o CAMEAM/UERN.

Peço, por último, o empenho e a colaboração (em seus respectivos espaços de atuação), nessa luta pela ampliação de novos cursos de graduação em Pau dos Ferros, de todos aqueles que acreditam que a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento humano em nosso país e, em especial, em nossa região, dependem diretamente dos investimentos feitos na educação e de uma maior qualificação profissional e humana da população de nossa região.

De antemão, agradecemos por seu apoio e o convidamos para, mais uma vez, se envolver nessa luta em prol do crescimento da educação superior no CAMEAM e na região.

Atenciosamente,
Prof. Gilton Sampaio de Souza
Diretor do CAMEAM/UERN

Nenhum comentário: