quarta-feira, 7 de abril de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA




Natal recebe II Congresso Nacional de Gastronomia

O evento discute os desafios do setor da gastronomia do país

A gastronomia potiguar recebe dos dias 06 a 08 de abril o II Congresso Nacional de Gastronomia (II CONAG) no Praiamar Hotel & Convention. O evento é uma oportunidade de interação entre os principais chefs do Brasil, além do aprimoramento dos conhecimentos de profissionais e estudantes da área de gastronomia, história, hotelaria e turismo.

O chef Rodrigo Oliveira finalizando um prato


Com o congresso, promovido pela Universidade Potiguar, Natal se fortalece como umas das cidades nordestinas referência da boa gastronomia e demonstra a expansão do setor nos últimos anos. A palestra inicial "Mercados feiras: uma cozinha feita a partir dos ingredientes nacionais" será feita pelo chef de cozinha Rodrigo Oliveira, reconhecido pelo trabalho desenvolvido no famoso Restaurante Mocotó, localizado em São Paulo/SP.

O tema do CONAG 2010 é "Cultura e Negócios" e conta com a participação dos mais renomados chefs de cozinha do país, como Rogério Shimura, aclamado com vários prêmios "Baker Top Receitas"; Luis Fernando Perin, consultor gastronômico, coordenador e professor do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Guarulhos-SP e Rosa Moraes, Diretora de Gastronomia da Rede Laureate Brasil.

Outro destaque do congresso será a presença do chef Gabriel Vidolin, com passagens por restaurantes como Le pre catelan (Rio de Janeiro), Herbstreet (Dublin Irlanda), Trateur Lênotre (Paris) e el Bull. Gabriel propõe um novo olhar a respeito da alimentação.

O público esperado é de aproximadamente 450 pessoas entre estudantes, profissionais da área e interessados no assunto. O Primeiro CONAG aconteceu em 2007, em Recife/PE. Além palestras, o evento dispõe de uma programação composta de conferências e oficinas.

Para mais informações, acesse o site www.conagnatal2010.com.br


Um evento como este só mostra o quanto o nível gastronômico de Natal está elevado, estarei pelo menos um dia prestigiando e buscando como sempre novidades para o Festival Gastronômico de Pau dos Ferros.

Fonte: Portal Deguste.



Que tal carne de sol de peixe?

Iguaria é produzida pelo fundador do restaurante mais antigo de Mossoró

Carne de sol de peixe é especialidade do restaurante Candidus, em Mossoró

Uma ótima opção para quem passa a Semana Santa em Mossoró é saborear a carne de sol de peixe do restaurante Candidus, uma curiosidade gastronômica preparada pelo proprietário e fundador da casa, Francisco Cândido da Silva, que nasceu em Porto do Mangue, município praiano no litoral oeste potiguar, e por lá aprendeu essa receita.

Casal Rozália e Francisco Cândido mostram a carne de sol de peixe antes de ir para a panela

Segundo Francisco Cândido, o pai dele, que tinha comércio há dezenas de ano atrás, era contumaz praticante da carne de sol de peixe e foi quem lhe ensinou a tratar o pescado. Há dois anos, Candidu e a esposa, Rozália, decidiram instituir a carne de sol no cardápio, durante a Semana Santa, e o prato acabou tendo uma grande saída.
O restaurante Candidus é o mais antigo em funcionamento na cidade de Mossoró, vai completar 30 anos em dezembro, e está preparando várias operações de ampliação. Brevemente, no endereço tradicional, no Bairro Abolição I, vai ter um espaço climatizado e, em maio, vai abrir uma filial do Candidus na vizinhança do Hiper Bompreço, na Rua João Marcelino.

Restaurante Candidus
Rua Luiz Lucas Bezerra, 1
Bairro Abolição I – Mossoró/RN
Fone: (84) 3314-2580
Fonte; Portal Deguste.



III Festival Gastronômico de Pau dos Ferros

Já começaram as reuniões para a realização do III Festival Gastronômico de Pau dos Ferros. Em nome da Ira marketing & eventos quero informar a todos que teremos grandes novidades para edição deste ano, a começar pela nova equipe. Iremos trabalhar para mais uma vez fazer a diferença quando se trata de eventos na nossa região. Aguardem!

Nenhum comentário: