segunda-feira, 29 de março de 2010

Participação de Portalegre no II Encontro Estadual de Tutismo

O II Encontro Estadual de Turismo, promovido pela SETUR, proporcionou aos seus participantes informações da atualidade a respeito da atividade turística bem como momentos de debate.

 Ao contrário das Conferências, que proporciona uma construção de propostas para um Elaboração de Políticas Públicas. O Encontro motiva o debate a cerca das políticas existentes e das que Poderiam existir, motiva o debate a cerca dos planos e ações para as Regiões Turísticas do Estado, bem como o Intercâmbio de experiências e idéias entre estas (Pólos).

 O Ministério do Turismo bem que poderia ter suas Conferências a exemplo de outros Ministérios, como Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cidades, de um modo Proporcionar uma construção das Políticas Públicas de Turismo.

 Poucos Prefeitos Participaram do encontro, haja vista ter outro evento paralelo onde uma governadora estava entregando carros dentro do Programa de Revitalização das Frotas Municipais (Fonte: Destino do Sol). Também houve uma visita do Ministro do Turismo, para entre outros assuntos, para assinar um Convênios Copa 2014.

 Do Pólo Serrano estavam presentes: Expedito Salviano, Prefeito de Venha Ver e Maria Elce, Prefeita de Major Sales. Demais municípios como: Alexandria, Caraúbas, Campo Grande, Martins, Portalegre, Patu, Pau dos Ferros e Riacho da Cruz, Estavam representados pelos seus respectivos Secretários de Turismo.

 Dentre todas as palestras, duas marcaram o encontro: "A Copa do Mundo 2014 - Projeto Natal" (Sec. de Estado do Turismo, Fernando Fernandes), e "Instâncias de Governança" (Tânia Zapata, Consultora - IADH - MINTUR).
 
A respeito da Copa, foi apresentado pelo Sec. de Estado do Turismo o Projeto Natal, todo não na íntegra, mas deu para se ter uma noção do que será feito. Haverá muitos investimentos em infra-estrutura e capacitação para Natal e seu entorno num raio de 100 quilômetros, segundo o Secretário Expos, pois trata-se de uma exigência da FIFA, está tudo sendo feito de acordo com as Exigências deste órgão. Conclui-se que a cidade, dos investimentos em Função, ficará com uma grande estrutura urbanística, bem como todo o seu entorno que será grandemente beneficiado.

Para o interior uma expectativa é que haja algum tipo de benefício, temos que ter em mente que Aqueles que estão mais próximos a Natal estão em uma situação privilegiada. Há programas de capacitação exemplo, por, que todo o Estado pode participar. Há muito ainda que se discutir e se fazer até lá. Como também é sede de Fortaleza uma cidade e Mossoró está entre Natal e Fortaleza, pode-se aproveitar essa situação para Beneficiári o interior.

Sobre as Vantagens que Portalegre com PODERÁ ter uma Copa da Realização 2014 uma política atual do turismo no País prega que se DEVE pensar de forma regional, no caso do RN, com os Pólos.

 Numa região turística como a nossa, Martins e Portalegre levam vantagem pela vocação e estrutura turística. Nesse II Encontro Estadual de Turismo ambos os municípios foram bastante citados porque justamente, são os indutores do turismo na região. A região Irá começar um ter recursos / Investimentos na prática daqui a uns 03 (três) ou 04 (quatro) são os recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), assim como já acontece nos Pólos: Costa das Dunas, Costa Branca e Seridó, é só uma questão de tempo. Até lá um que Aplicabilidade dos recursos e em que valor Deverá ser discutida. De acordo com o Diretor de Marketing da Emprotur, Wellington Paim, esses recursos do Prodetur da ordem serão de 75 milhões de Reais.

O Pólo Serrano embrionária ainda está em sua etapa inicial, mas as perspectivas são boas para os próximos anos, temos que ter paciência e aguardar. Pensando em nível local, como Gestões seguintes Devem ter atenção e Prosseguir com o desenvolvimento da atividade e não perder o planejamento para uma aquisição dos recursos do Prodetur.
 
A participação do município no II Encontro Estadual de Turismo é extremamente relevante, pois é onde se tem uma oportunidade para fazer contatos, trocar experiências, idéias, divulgar o município e participar ativamente do evento, o município como Secretaria Executiva do Pólo Serrano tinha que estar representado.
 
A Palestra de Tânia Zapata (Consultora do IADH - MINTUR) foi tão importante, que solicitamos a visita dela aos Pólos, um SETUR já ficou incumbida de planejar isso. Tânia é a responsável, entre outros assuntos, do Planejamento Turístico das Regiões Turísticas do Sul do Brasil, e sabemos que o turismo nessa região é trabalho muito bem, então queremos uma orientação dela, certamente será bastante enriquecedor para todos.

Nenhum comentário: