segunda-feira, 29 de março de 2010

O mestre Ariano Suassuna diz que a pior mentira, é a mentira estatística

Cesar Santos - JOrnal De Fato


Os brasileiros comuns, em geral, e os políticos, em particular, são tarados em uma pesquisa.E em ano eleitoral, aí é um orgasmo múltiplo(para quem fica na frente, é claro).Seja ela qual for, feita por quem for e que apresente, ou não, um relatório completo(de como, onde, quando, quem pagou...).

A mais recente pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha (realizada anteontem e ontem), por exemplo, mostra uma subida de 4 % de José Serra(pela anterior tinha 32% e agora tem 36%) e uma discreta queda de Dilma Rousseff(tinha 28% na anterior e agora tem 27%).Os anti-PT estão em gozo.Mas na pesquisa anterior, realizada entre 5 e 10/03 pelo Ibope, foi o contrário.Mostrava Serra em queda e Dilma em ascensão vertiginosa.Foi um gozo intenso para os petistas e lulistas.

O que pouca gente sabe é que essa tão propalada pesquisa do Ibope/CNI foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral.Está no site do TSE.O processo não revela o valor da pesquisa, nem a origem do dinheiro que pagou a mesma.

Os dados relativos aos municípios e bairros pesquisados ( o Arquivo com Detalhamento dos Municípios para os casos em que o detalhamento é muito extenso)' não frami informados; a 'Data da apresentação dos dados de Detalhamento dos Municípios à Justiça Eleitoral' também não.O curioso é que o nome de Dilma Rousseff está em todos as perguntas, enquanto que o de José Serra não. E são várias as perguntas que induzem ao candidato do presidente Lula. E mais: provoca o que melhorou na vida das pessoas, o que melhorou no país no governo Lula da Silva, direcionando claramente no sentido do seu candidato, ou seja, Dilma Rousseff.Mas,como diz um amigo, a guerra continua.E que guerra, completa o colunista.

Nenhum comentário: