quarta-feira, 24 de março de 2010

NOTAS DA SERRA - 24-03-10

SOFRENDO PRESSÃO

O prefeito Euclides Pereira vem sofrendo pressão da ala Pmdbista, comandada pelo deputado federal Henrique Alves, para apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira para o governo.



A PRESSÃO PODE FUNCIONAR

Euclides, que não gosta da idéia de apoiar a candidatura de Iberê prefere seguir o senador Garibaldi Filho que defende a candidata da oposição, a senadora Rosalba Ciarline ao governo.

Porém, dependendo do que Iberê, que assume o governo no final do mês, “prometer’ para Portalegre, a idéia do prefeito pode mudar.



POSIÇÃO DIFÍCIL

Pode acontecer, mas, será no mínimo complicado Euclides apoiar a candidatura do vice Iberê, principalmente porque não dá, para de uma hora para outra mudar de postura e desfazer um discurso de oposição pautado apenas em promessas do governador. Também não dá para esquecer de anos de migalhas e costas viradas para Portalegre. Está aí a Casa de Cultura que não nos deixa esquecer o descaso do governo para com Portalegre.



PORÉM ....

Não se admirem se quando chegar julho virmos o prefeito Euclides dizendo que tudo que não veio em 7 aos de governo Wilma virá com Iberê. Magalhães Pinto dizia que política é como nuvem no céu, muda o tempo todo de posição. De modo que, dependendo das ‘costuras”, dos acordos, e da posição do senador Garibaldi filho, tudo pode mudar.

É aguardar.



MUITA ÁGUA VAI ROLAR

Antes de ceder ou não as tentações de Iberê, Euclides vai ter primeiro que saber qual, ou quais as posições do seu PMDB. Como Garibaldi e Henrique têm posicionamentos diferentes e estão com grandes problemas para conseguir se coligar com outros partidos a fim de montar uma chapa proporcional com condições de elegê-los, tudo estar em aberto. Henrique pode migrar para o lado de Gari e votar em Rosalba. Gari pode deixar o barco oposicionista e se juntar a Wilma e Iberê. Ainda há a possibilidade dos dois seguirem o primo Carlos Eduardo. Porém, uma coisa é certa. Os dois vão tentar salvar seus mandatos e seguir com o PMDB sem fazer coligações não é uma boa alternativa.

No mais, tudo resolvido lá em cima, resta ao prefeito Euclides escolher um lado e ir em frente.



NOVIDADE

Depois que o TER declarou nesta segunda-feira, que não é possível partidos se coligarem proporcionalmente se não estiverem coligados para chapa majoritária, já si fala em um acordo entre Henrique a Gari para uma aliança formal com o DEM. Segundo a coluna de Neto Correia no jornal Gazeta do Oeste de hoje, em uma reunião nesta segunda-feria entre Henrique e Gari, Henrique já apresentou uma proposta para pular para o barco oposicionista.

É aguardar mais um pouco.

Nenhum comentário: