sexta-feira, 26 de março de 2010

Garibaldi recua e João Maia diz que Wilma e Henrique não falam pelo PR

Edilson Damasceno
Da Redação De Fato

Recados, propostas e indefinições. O período que antecede às eleições estaduais está mais embolado que antes. O senador Garibaldi Filho (PMDB) emite nota convidando o primo, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), a integrar projeto defendido pelos seus amigos (de Garibaldi). Sabendo que o senador apoia a senadora democrata Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado, o convite foi claro e óbvio. Ontem, contudo, o peemedebista recuou e afirmou que não chamou Henrique para seguir ao lado de Rosalba. Mas, no quinto parágrafo da nota divulgada pelo senador, é impossível entender o que agora ele diz: "Neste momento, penso dever interpretar o pensamento de todos os que são meus aliados no atual processo eleitoral para convidar Henrique Eduardo a conduzir o PMDB e desta forma firmar ampla coligação conosco, nas eleições proporcionais e majoritárias". É o que afirma na carta.

O novo capítulo da novela envolvendo o PMDB passa a ser estrelado pelo PP. Tão logo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) avisou que partidos não podem se coligar na chapa proporcional sem ter ligações completas com a majoritária - o Partido Republicano já havia externado firmado apoio ao PSB e, consequentemente, se aliaria oficialmente - o deputado federal Henrique Eduardo Alves teve uma conversa com a governadora Wilma de Faria (PSB), que teria falado sobre a possibilidade de abrir mão do apoio oficial do PR para não perder o PMDB.

Ainda ontem, o PR assumiu que não quer vaga de coadjuvante. O deputado federal João Maia (PR) disse que não aceitará que os destinos de seu partido sejam definidos por outras lideranças. Recado endereçado à Wilma e a Henrique. "Ninguém decide pelo PR", afirmou o republicano ao portal No Minuto. Direto e preciso.

A questão é que o PR sai de cena. Os holofotes, com base no que afirmou o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, viram-se para o PT. Iberê ofertou a vaga de vice na chapa governista ao Partido dos Trabalhadores. Sabe-se que houve, antes disso, reunião entre ele e João Maia, na qual teria ficado definido que o vice seria indicação do PR.


Convite

Depois de convidar Henrique a ingressar no bloco do PMDB que dá sustentação ao DEM, ontem foi a vez de Garibaldi receber o convite. Partiu do vice-governador. O senador recusou a oferta e reafirmou que seguirá apoiando a pré-candidatura de Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado.

A resposta do senador evidencia que o convite feito a Henrique não foi surpresa. A definição desse capítulo está longe de acontecer. Uma conversa entre Henrique Alves, Iberê Ferreira de Souza, João Maia e provavelmente com a deputada federal Fátima Bezerra (PT) decidirá os rumos do PMDB.

O deputado João Maia disse, em recente entrevista ao JORNAL DE FATO, que o encontro decisivo ocorreria domingo ou segunda-feira, especificamente quando o vice-governador Iberê Ferreira de Souza retornar de São Paulo, onde se recupera de cirurgia dias passados.

Nenhum comentário: