quarta-feira, 31 de março de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA



Preparando receitas com chocolate

Consultor da Nestlé realiza oficina para Páscoa na Eloi Chaves Distribuidora
Durante a oficina, os alunos aprenderam a fazer trufas, ovos e bombons recheados



O consultor da Nestlé, Luciano Chaves, exibe suas criações

Quem não gosta de ser presenteado com chocolate em qualquer época, principalmente na Páscoa? Para deixar o presente ainda mais especial não há nada melhor do que algo exclusivo, com um toque da personalidade de quem faz e de quem ganha. Então, que tal fazer seu próprio chocolate e ficar com aquele gostinho de “feito por mim”, fugindo do tradicional industrializado? Essa foi a ideia da oficina para a Páscoa da Eloi Chaves Distribuidora. As aulas, realizadas nos dias 24 e 25 deste mês, fazem parte da programação do espaço Arte Gourmet, o centro de treinamento em gastronomia da distribuidora.

O responsável pelas aulas, Luciano Chaves, é chef de cozinha, faz treinamentos para vendedores dos produtos Nestlé e há dez anos dá aula sobre chocolates. Recifense, costuma vir a Natal a cada dois meses para ministrar cursos e consultorias e já é parceiro do centro de treinamento da Eloi Chaves, inaugurado no ano passado.

Os participantes da oficina aprenderam o preparo de chocolates, por meio de diversas técnicas. Luciano ensinou o passo-a-passo de cinco receitas de bombons com vários recheios, ovos decorados, trufas e bolo. Além disso, procurou ensinar a manipulação correta do chocolate para fins comerciais. “Focamos, principalmente, em quem trabalha na economia informal, pois é uma oportunidade para quem busca outra fonte de renda”, disse o consultor. Ele contou que alguns de seus alunos abriram o próprio negócio logo após a primeira aula.
Mas esta não foi a intenção de Uliesneide Macedo ao procurar o curso. “Quero aprender novas receitas e fazer para minha família, que é grande e sempre costuma se reunir”, disse a aluna, que foi uma das sorteadas com um ovo de chocolate feito pelo consultor Luciano durante a oficina.


A maior parte dos alunos pretende utilizar os ensinamentos para montar o próprio negócio
À frente do Arte Gourmet desde o início, o chef Fernando Gomes afirma que as oficinas oferecidas pelo centro de treinamento da distribuidora têm atraído muitas pessoas. “Temos vasta programação todas as semanas de diversos tipos de culinária, como pães e pratos quentes”, afirmou. No final da aula, houve sorteio de ovos de chocolate e degustação dos bombons e trufas feitos com produtos da Nestlé.
A distribuidora Eloi Chaves é parceira do Festival Gastronômico de Pau dos Ferros e está sempre inovando nessa área de cursos, para este ano estamos tentando trazer algo nesse sentido para terceira edição do evento.
Fonte: Portal Deguste.








Eloi Chaves Distribuidora
Av. Alexandrino de Alencar, 475 - Alecrim
Natal/RN
Fone: (84) 3212-1411





Mães de comunidades carentes realizam Páscoa Solidária
28/03/2010 às 14:43

Foto: Mixmidia/Divulgação

Mães do projeto Embarcação realizam Páscoa Solidária
Mães das comunidades de Mãe Luiza, Passo da Pátria, Rocas e Brasília Teimosa estão promovendo a Campanha Páscoa Solidária. Durante o período da quaresma, o grupo confeccionou ovos de chocolate que estão sendo comercializados no Bazar do Projeto Ilhas, da Fundação Ana Lima, braço social do Sistema Hapvida Saúde.

O objetivo da campanha é arrecadar recursos para beneficiar as próprias mães, que integram o projeto Embarcação do Projeto Ilhas fazendo peças de artesanato ao longo do ano. Além disso, a produção dos ovos de páscoa está servindo, também, como oportunidade para que as pessoas conheçam os trabalhos realizados pelas artesãs.

A produção acontece na sede do Embarcação, que fica no bairro de Cidade Alta. “Estamos convocando a sociedade para que comprem esses ovos e que façam dessa campanha solidária um sucesso”, disse Glória Navarro, coordenadora do Projeto Ilhas em Natal.

Saiba mais:

O Projeto Embarcação acontece paralelamente ao Projeto Ilhas, um programa de inclusão social que atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos encontradas em situação de fragilidade social. Atualmente, 220 jovens são assistidos em Natal.

As mães dessas crianças também são incluídas em programas, como o Embarcação, que visa, entre outros aspectos, a profissionalização das mulheres através de atividades artesanais, corte e costura e cozinha.

Como sempre digo a gastronomia está presente em todos os momentos importantes das nossas vidas, e não poderia deixar de ter seu lado social também.
Fonte: Portal Deguste.

Projeto Embarcação
R. São Tomé (ao lado do Solar Bela Vista) – Cidade Alta
Natal/ RN
Fone: (84) 3201-1387

Uma feliz Páscoa a todos.

Nenhum comentário: