quarta-feira, 10 de março de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA



Santa Maria adota cardápio do futuro

Clientes podem visualizar as opções da casa por um display interativo

Domingos Sanches, um dos sócios do Santa Maria, idealizou o cardápio interativo que contempla, no momento, os 50 rótulos de vinhos oferecidos pela casa

A expressão “comer com olhos” foi interpretada ao pé da letra pelo restaurante Santa Maria, especializado em culinária tradicional portuguesa. A casa está oferecendo aos clientes a opção de um cardápio interativo com imagens e informações de seus produtos. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre os sócios Domingos Sanches e Cláudio Amaral Júnior, criador do display.

Inicialmente, o aparelho está apresentando a carta de vinhos da casa. “Como já sabemos, uma imagem vale por mil palavras. Pensando assim, nós criamos este cardápio a fim de melhorar o atendimento e ser mais um diferencial do restaurante”, afirmou Cláudio.

São 50 rótulos divididos entre espumantes, vinhos brancos, vinhos tintos e rosé. Além da imagem, o display contém informações como teor alcoólico, envelhecimento, região proveniente, tipo de uva e preço da garrafa.

Há três anos e meio no mercado potiguar, o restaurante Santa Maria é pioneiro neste tipo de serviço. “Nós estamos finalizando o material para inserir também o cardápio interativo com as entradas, pratos principais e sobremesas”, disse Cláudio.

O Santa Maria oferece 15 entradas e mais de 30 pratos principais entre polvo, mariscos e carnes. Mas a especialidade é mesmo o bacalhau: são 15 opções diferentes. A novidade já está agradando os clientes, como o advogado José Arno Galvão. “Tenho 66 anos, mas gosto de tecnologia e de informática. Achei muito interessante pela interatividade e pela quantidade informações disponíveis”, disse.

Apaixonado pelas praias do Rio Grande do Norte, o português Domingos Sanches acredita que esse serviço irá facilitar o atendimento aos clientes. “Quando se fala em culinária portuguesa, nós lembramos logo do bacalhau. Mas temos muitas outras opções e queremos que nossos clientes possam saborear tudo o que oferecemos. Por isso, esse aparelho é mais uma forma de garantir a satisfação das pessoas e também servirá como um auxílio aos garçons”, concluiu Domingos.


Restaurante Santa Maria
Av. Amintas Barros, 3137 – Lagoa Nova
Natal/RN
Fone: (84) 3234.0710




Enxergando com as mãos

Cardápio em braile dá maior autonomia aos deficientes visuais no Tábua de Carne

O cardápio em braile oferece ao deficiente visual a opção de escolher o Filé Mignon de Sol à Moda da Casa, prato típico nordestino do Tábua de Carne

Já pensou chegar em algum restaurante e não ter a liberdade de escolher um prato? Para imaginar, basta pensar na seguinte situação: você entra em um restaurante na China, por exemplo, pega o cardápio e, como não sabe falar a língua, a escolha do prato fica bem mais difícil. É como se você não enxergasse. Mas nem é preciso ir tão longe. Basta conversar com uma pessoa que tenha deficiência visual para saber que esta dificuldade é freqüente para ela.

foi observando tal situação que o restaurante Tábua de Carne, especializado em culinária nordestina, implantou, há cerca de dois anos, o cardápio em braile. A iniciativa partiu da equipe que fez parte do Programa Turismo Melhor do SEBRAE. “Nós observamos que, em várias situações, o deficiente visual não tinha a oportunidade de escolher o que queria comer”, disse Ênio Macêdo, gerente da sede que fica na Via Costeira.

Assim que é identificada a entrada de um deficiente visual no restaurante, o garçom entrega o cardápio. “Eles ficam surpresos e, na maioria das vezes, voltam”, afirmou Ênio.
O Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do Rio Grande do Norte foi o responsável pela elaboração do material, que encontra-se disponível no Tábua de Carne de Ponta Negra, da Via Costeira e de João Pessoa. O restaurante de Mossoró, inaugurado em fevereiro deste ano, também contará com este serviço.

Ao todo, a casa disponibiliza sete tipos de cardápios: português, braile, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Além do material em braile, o Tábua de Carne projetou os espaços pensando em todas as pessoas com deficiência. O layout foi desenvolvido para que o cadeirante possa ter mais liberdade de movimento. Os banheiros e o estacionamento também são adaptados.

Para a presidente da Associação de Deficientes Visuais do RN, Lúcia Maria Silva, esta iniciativa é importante para garantir maior autonomia e independência às pessoas com deficiência. “Até a agilidade no atendimento aumenta”, garantiu Lúcia.

Tábua de Carne I
Av. Senador Dinarte Mariz, 229 (Via Costeira)
Natal/RN
Fone: (84) 3202-5838

Tábua de Carne II
Av. Eng. Roberto Freire, 3241 – Ponta Negra
Natal/RN
Fone: (84) 3202-7353

Tábua de Carne III
Av. João da Escócia, 1515
Mossoró West Shopping
Fone (84): 3422-7171

Nenhum comentário: