terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rosalba e Robinson fecham aliança

Edilson Damasceno
Da Redação de Fato

O presidente da Assem-bleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), afirmou on-tem que nunca escondeu de ninguém a sua aproximação política com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) - tida como nome certo para a disputa pelo Governo do Estado com o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB), candidato que tem apoio da governadora Wilma de Faria (PSB). Ro-binson vem sendo apontado como vice de Ro-salba. "Admito que estamos conversando", disse o depu-tado pelo Twitter.

Robinson, que disse ter acompanhado a repercussão sobre almoço realizado no domingo - o qual reuniu Rosalba e os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), além do de-putado federal João Maia (PR) - frisou que "foi um momento de confraterniza-ção e não de decisão". "A decisão, no entanto, não será tomada antes de ouvir o sentimento das minhas bases que me acompanham há mais de 20 anos", afirmou o presidente da As-sembleia.

Embora negue que tenha recebido convite para ser o vice na chapa de Rosalba ao Governo do Estado, Robin-son Faria está cada vez mais próximo da oposição. Reca-dos nesse sentido foram passados em recentes episódios na Assembleia Legislativa, como a aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) e a readequação de projeto relacionado à construtora de uma adutora em Mos-soró.

Na sexta-feira passada ele teria se encontrado com a governadora Wilma de Faria e dito que não haveria a menor possibilidade de seguir com Iberê Ferreira de Sousa nas eleições deste ano. Robinson ainda está ressentido por ter sido preterido por Wilma, que se definiu pela candidatura de Iberê ao Governo do Estado.

O DEM, o PMN e o se-nador Garibaldi Filho sela-ram a aliança para o pleito de 2010. A senadora Rosalba Ciarlini será candidata ao Governo, com o PMN indicando o vice e os candidatos ao Senado serão José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), ambos tentando a reeleição.

O nome para vice é o do próprio Robinson Faria, mas há ainda uma segunda alternativa que seria ele indicar. Os outros dois partidos aliados nessa chapa, o PSDB e o PV, serão acomodados nas suplências dos candidatos ao Senado. O suplente de José Agripino Maia será o depu-tado estadual Paulo Davim (PV). O senador Garibaldi Filho terá como suplente o ex-deputado federal João Faustino, que na atual legis-latura é o suplente do pee-medebista.

"A chapa está sendo cos-turada por José Agripino, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria. Eu estou cuidando apenas da parte do PMDB", disse o senador Garibaldi Filho.


ALIANÇA

Para a senadora Rosalba Ciarlini, tudo isso re-presenta a formação de aliança. "É hora de agregar, de unir para que possamos formar a chapa", disse, acrescentando que par-ticiparam do almoço os deputados estaduais José Dias (PMDB), Gesane Marinho (PMN), Raimundo Fernandes (PMN), Walter Alves (PMDB) e Ricardo Motta (PMN), além dos deputados federais Felipe Maia (DEM) e João Maia (PR).

"Robinson nos convidou, a mim e aos senadores José Agripino e Garibaldi Filho, para fazer uma aproximação, uma confraternização com os deputados", comentou Ro-salba, acrescentando que o encontro serviu, também, para que se discutisse política. "Em encontro de políticos, claro que se conversa política", comentou.

Sobre a presença de João Maia no almoço, a senadora frisou que o deputado federal é amigo de Robinson Faria. "Como eles são próximos e estivemos juntos nas eleições de Natal, é natural que a gente converse", disse, comen-tando: "Se há possibilidade (de João Maia apoiar a sua candidatura), não sei, mas estamos conversando". "Não fecho nenhuma porta. Jane-las e portas estão escancara-das."

Com relação às especula-ções de que o PV, da prefeita Micarla de Sousa, teria ficado fora do almoço, a senadora democrata ressaltou que o encontro foi organizado por Robinson e não vê problema e nem indícios de distanciamento do grupo com o PV. "Temos conversado com Micarla e estamos em sintonia", afirmou. (Com informações da Tribuna do Norte)

Nenhum comentário: