quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA




Restaurante especial em Barra de Tabatinga.

Lounge Hellenus Falésias


Estive este final de semana em Barra de Tabatinga no litoral sul a 40 km de Natal, praia onde veraneio desde criança, e por lá visitei o restaurante Hellenus uma espécie de ambiente árabe com vista para o mar por estar localizado em cima das falésias que tem abaixo o mar de Tabatinga. Comida exótica com raízes árabes como o bolinho de batata doce e camarão, funcionários a caráter e o ambiente também como mostra a foto. O Hellenus só funciona nos meses de Janeiro e Fevereiro, para mim é sempre um prazer visitá-lo todo ano.



Moqueca à Maria de Macário vence Festival da Boa Mesa de Verão

Concurso chega à terceira edição e acontece na praia de Pirambúzius



Prato com origens em Muriú foi a grande atração da terceira edição do concurso


Eduardo Patrício (centro), durante divulgação do festival, ao lado dos concorrentes Décio Holanda, Sérgio Andrade, Marcolero Emerenciano e Gutto Barreto

O funcionário público Décio Holanda foi o vencedor deste ano do III Festival da Boa Mesa, competição gastronômica realizada na casa de praia do casal de empresários Eduardo e Cintya Patrício (donos da Nutriday), em Pirambúzios, litoral sul do Rio Grande do Norte.

Décio apresentou a Moqueca à Maria de Macário, originário de uma história que ele conheceu na praia de Muriú, no litoral norte potiguar. “Foi um prato servido por dona Maria de Macário ao padre Rui”, conta. Maria era esposa de um dos pescadores da praia e o padre Rui Miranda é personagem histórico da igreja local.

O funcionário público Décio Holanda fez o prato vencedor; vereador Sérgio Andrade chegou quase lá, mas a empresária Cintya Patrício aprovou todos eles

Também concorreram no festival deste ano o advogado Marcolero Emerenciano, que fez uma tortilla espanhola; o diretor comercial da TV Ponta Negra, Gutto Barreto, que produziu carré Bordeaux (carne feita a base de vinho), e o vereador de Parnamirim, Sérgio Andrade, que fez um peixe batizado de Sirigado 100% Parnamirim.
A entrega dos prêmios foi acompanhada pela própria prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que é amiga do casal Cintya e Eduardo Patrício, e passou às mãos de Décio Holanda os troféus pela vitória.

Esse tipo de matéria só mostra a febre que é hoje a realização de Festivais Gastronômicos, tanto no nosso Estado, como em todo o mundo, é um tipo de evento que além de ter um propósito cultural reúne tudo que existe de melhor na vida.


Nenhum comentário: