terça-feira, 30 de junho de 2009

BLOG COMPLETA DOIS ANOS

Hoje o blog na SERRA DE PORTALEGRE completa dois anos de existência levando informações sobre nossa cidade a todos que por ela se interessam.

O primeiro blog a ser criado na cidade, que surgiu com uma intenção simples e despretensiosa e hoje é o mais acessado da cidade vem agradecer por ter chegado tão longe. Agradecer pelos cinquneta seguidores, pelos quase 75 mil acessos, pelas palavras elogiosas de insentivo pela continuação do trabalho e finamente pelas amizades conseguidas que são fonte de estímulo diário.

Agradecer a todos que nos ajudam a manter essa ferramenta de pé nesses dois anos. Acreditem! Não é fácil. Só mesmo com disposição de levar nossa cidade mais longe e a certeza da confiança diária depositada em nós por você leitor que todos os dias está aqui na frente do computador, procurando saber mais sobre Portalegre.

Que, pela certeza da dedicação diária em levar Portalegre mais longe, a confiança aumente e a amizade prolifere cada dia mais entre o blog e seus leitores. Muito obrigado por confiar no blog NA SERRA DE PORTALEGRE e ter torná-lo o blog principal meio de informação sobre nossa cidade. Sem você leitor nada disso seria possível.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

I Festival Gastronômico de Portalegre/RN


O prefeito de Portalegre, Sr. Euclides Pereira e Ismaelson Rêgo, diretor da Ira Marketings e eventos, aproveitaram a comemoração junina da cidade para fazer o lançamento oficial do I Festival Gastronômico de Portalegre, um dos maiores eventos de gastronomia que o município vai realizar no dias 7, 8 e 9 de agosto próximo.

Portalegre já tem em seu calendário de eventos várias datas comemorativas tais como Agrofest, São João, Festa de Padroeira e agora o I Festival Gastronômico que vem a somar trazendo desenvolvimento, interação e cultura numa troca mútua de harmonia entre moradores e visitantes.

Em meio a ascensção gastronômica, Portalegre traz a proposta inovadora dentro de um realidade financeira acessível, uma excelente comida, vinhos, fondues, música ao vivo e atrações culturais. Propiciando dias maravilhosos num clima frio e agradável para todos aqueles que passarem pelo evento nos dias 07, 08 e 09 de agosto de 2009.

O I Festival Gastronômico de Portalegre é uma realização da Prefeitura Municipal de Portalegre e organizado pela empresa Ira Marketing e Eventos. O Festival consiste numa estrutura de estandes montados para receber restaurantes e especialistas da área, que oferecerão seus principais pratos, bebidas, lanches entre outros. Cada restaurante representará sua especialidade culinária. Haverá massas, grelhados, frutos do mar e comidas regionais. Cada um deles terá um cardápio com no mínimo cinco opções de pratos, dos quais apenas um será indicado pelo seu Chef para concorrer ao prêmio que elegerá o prato vencendor do evento.

E LÁ VAMOS NÓS...

Da ressaca do São João

Que dizer, não só do São João. Do São João, do São Pedro e do que ainda virá pela frente. Não podemos, depois de dez dias de festa, perder Bruno e Marrone hoje em Pau dos Ferros. Seria uma falha irrecuperável.



Da ressaca do São João II

Do que aconteceu em Portalegre nos dias do nosso São João, muito ainda não foi comentado. Desse muito, muito também não será, pelo menos por enquanto, Mas uma coisa é certa, o São João ainda será tema de muitas postagens.



Do São Pedro de Riacho da Cruz

Nota dez o São Pedro da irmã cidade de riacho da Cruz. Tudo perfeito. Atrações musicais de qualidade incontestável, ornamentação, como sempre, impecável, acolhida hospitaleira, segurança de primeira e o mais importante, o clima de festa junina que não pode faltar, em Riacho da Cruz se sentiu em larga dose.



Agradecendo

Daqui agradecemos a hospitalidade do prefeito Marcos Aurélio pelo convite e pela atenção para conosco. Agradecendo também ao vereador Adalberto Rêgo pela mesma hospitalidade nesses três dias de festa em Riacho da Cruz



Mensagem do amigo Caio Cesar

“O São João na nossa Terrinha foi maravilhoso! Estão de parabéns todos aqueles que abraçaram de coração e fizeram com que este evento fosse um sucesso. Parabéns por seu trabalho de valorização da nossa querida Portalegre! Grande abraço!”




Felipe Maia hoje em Pau dos Ferros

Cumprindo agenda de visita às festa juninas do estado, o deputado federal Felipe mais que esteve em Portalegre no ultimo dia 21 para prestigiar o São João de nossa cidade, estará hoje a noite na cidade de Pau dos Ferros também prestigiando aquela cidade em seu dia de comemoração junina.



Diário oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE-RN – A CPL (Comissão Permanente de Licitação) no uso de suas atribuições legais vem tornar publico a REPUBLICAÇÃO do Pregão Presencial nº 06/2009 que será realizado as 10:00 horas do dia 02 de julho de 2009, objetivando a aquisição de 01 (um) veículo com cap. p/ 5 passageiros, motor 1.0 flex destinados a Séc de Assistência Social deste município. O Edital na integra encontra-se a disposição dos interessados na sede da Prefeitura situada na rua Antonio de Freitas, 34 – Centro – Portalegre-RN. Os interessados, em adquirir o Edital, deverão apresentar comprovante de depósito no valor de R$ 100,00 (cem reais) da Conta nº 7466-7 (Tributos) Agência 1109-6 maiores informações TEL/FAX (084) 3377-2196, À COMISSÃO. PORTALEGRE-RN 18/06/2009.


Hoje é feriado

A governadora Wilma de Faria decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração Direta, Indireta, Autarquias e Fundações do estado na próxima segunda-feira (29), com exceção dos serviços considerados essenciais. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira(25).

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Das resenhas do São João

DA RESSACA DO SÃO JOÃO

Depois de uma São João repleto de “resenhas” e de uns dias de folga para colcocar umas coisas em dia e recuperar o ânimo para mais uma maratona, agora no São Pedro em Riacho da Cruz, Severiano Melo e outros lugarzinhos , estamos de volta para trazer um pouco do que aconteceu nesses dias de muita festa e frio. E não se preocupem, aconteceu de tudo um pouco por aqui. Coisa de louco. Por enquanto só um apretivo.



DO SÃO JOÃO

Tivemos entre os dias 21, 22 e 23 um dos maiores São Joãos de nossa terra. Grandes bandas. Público recorde. Muita animação. Praticamente zero de ocorrências policiais e Zé celestino até 7 da manhã.



DAS FESTAS

Três dias, seis bandas, algumas novidades e muita especulação em torno da qualidade de Ferro na Boneca que ano passado não fez um bom trabalho. Também em torno de Tayrone Cigano pela pura a simples incógnita de não saber se um novo estilo seria aprovado e, principalmente em torno de começar a festa na segunda noite às 9 da noite. Passadas todas no teste do público, o único problema foi ter que ver a festa do dia 22 acabar antes das 2 da manhã. Culpa da falha tática de trazer Garota Safada às 9 da noite.

Ficam duas lições. Uma de que a aprovação de um novo estilo pode abrir espaço para novos testes. A outra é que não adianta forçar a barra para trazer uma grande atração se o horário não for o de praxe. Em todoa caso, o saldo foi sim bastante positivo.



DO PÚBLICO

Quando se imaginava que em dias da semana o público razoável foi exatamente nesse dias que Portalegre recebeu maior público. Se no domingo o público foi mediano e na segunda já e esperava um bom público trazido pela febre Garota Safada, a terça- feira realmente superou as expectativas. Tayrone Cigano arrastou uma multidão à Praça Pública, surpreendendo até os mais confiantes.



DE ZÉ CELESTINO

Não tem como negar. Podem vim quaisquer grandes nomes do circuito musical. São João em Portalegre sem presença de Zé Celestino não tem a menor graça. É essa banda que traz a verdadeira animação de São João que todos nós gostamos. Tocar mais de cinco horas e ficar até 7 da manhã em Praça pública não é pra qualquer um.



DOS POLÍTICOS

Outra a tração aparte no São João foi a presença na festa.
Na abertura tivemos a presença do deputado federal Felipe Maia(autor da emenda que possibilitou a realização do são João) da senadora Rosalba Ciarlini, do deputado estadual Getúlio Rêgo, do prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo e do diretor do DNOCS Elias Fernandes.

Na terça-feira quem esteve presente foi o deputado federal Betinho Rosado.



DOS DISCURSOS

Foram poucos os discursos esse ano. Ótimo. Tudo muito rápido é pratico, sem a politicagem convencional. Até porque a época não é propícia para tal. Além do deputado federal Felipe Maia, que possibilitou a festa, e do prefeito Euclides que abriu o evento, as demais falas forma do deputado estadual Getúlio Rêgo e do diretor do DNOCS Elias Fernandes.



DO PATROCINADOR DA FESTA

Em seu discurso de encerramento o prefeito Euclides agradeceu a todos que contribuíram para a realização da festa e foi enfático ao dar ao deputado Felipe Maia todos louros pela possibilidade da festa ter sido realizada

Disse em auto e bom som que Felipe maia era quem tava patrocinando o São João 2009 de Portalegre. Mas o agradecimento do prefeito não se limitou ao encerramento. Já no discurso de abertura Euclides agradeceu ao deputado tanto pela emenda desse ano como a do ano passado, também encaminhada pelo ministério do turismo através de emenda sua. Tudo isso sem esquecer-se de lembrar o deputado da necessidade para o ano que vem.



DAS CONVERSAS

Com três dias de rua cheia de gente as conversas foram muitas. Saiu de tudo um pouco. Do que eu particupalarmente já sei há muito tempo. Teve também conversas que só me fizeram ratificar o que eu já imaginava e também teve coisa que nunca me tiveram na pauta de Tico e Teco. E o que é melhor, muitas eu não precisei sair do lugar pra ficar sabendo. Apenas uma ou outra volta despretensiosa e mesmo assim sem perguntar nada ou conversar conversa alguma, vinham a mim e me feziam saber de cada coisa interessante. Mas contarei agora. só aos poucos falaremos aqui.



DOS AMIGOS

Tive muito prazer em ver amigos como Ed Rogers, Caio Cesar, Diogo Pereira, Enderson Leão, Caio Viana, Janaina Almeida, Pricila Rêgo, entre tantos que apareceram para o São João.



DO QUE VEM PELA FRENTE

Por hora vamos ficando por aqui. Mas tem mais. Ainda temos muita coisa sobre o São João alegre de Portalegre que traremos nas próximas notas.

Até agora não falamos quase nada, só amenidades.

Um ótimo São Pedro para todos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

... E VIVA SÃO JOÃO

DEBILIDADE

Depois de uma quita –feira cheia de cápsulas, estamos de volta


SÃO JOÃO: QUASE TODO PRONTO

Faltando dois dias para começar nossa maior festa, está quase tudo ponto. O arraiá já está montado, faltando poucos detalhes. As barracas já começam a receber os enfeites de seus proprietários. As bandeiras já enfeitam parte do centro. A população já antecipa as obrigações para está livre na segunda e na terça. As lojas estão cheias de clientes procurando a produção certa. O hotel e as pousadas estão com sua capacidade esgotada. Tudo uma beleza. Agora é só acertar os últimos detalhes e cair no forró.


PROGRAMAÇÃO

Ao lado direito do blog você confere a programação completa do São João alegre 2009 de Portalegre.


SÃO JOÃO VAI CUSTAR 150 MIL, MAS PREFEITURA GASTARÁ APENAS 30 MIL

E o São João de Portalegre vai começar. Esta que é o maior evento popular e o mais tradicional nossa cidade, terá este ano três dias de festa em praça pública com bandas que vão do sucesso midiático ao total desconhecimento, passando pelo tradicionalismo de está aqui todo ano.

Será com certeza o São João dos mais caro que Portalegre já teve. Será gasto só com a contratação das seis bandas que animarão as festas o valor de R$ 117.150,00. Já com o pagamento da Empresa Especializada para a locação de palco, som, iluminação, banheiros e divulgação serão gastos R$ 27.200,00 que sairão da dotação orçamentária do municipio. Sem contar com todo mão-de-obra contratada para dá suporte à festa.

Fazendo a contas nosso São João vai custar algo por volta dos 150 mil reais. Não podemos esquecer que desse valor 120 mil vem da emenda do deputado. Então, fica por conta da prefeitura de Portalegre cerca de 30 mil reais em despesas. Nada mal, principalmente para uma prefeitura que está tendo as percas do FPM ressarcidas.


AINDA É SEXTA- FEIRA...

Ainda dá tempo de limpar o beco do cemitério e o beco que dá acesso a FM Portalegre até o inicio do São João. Por enquanto, no beco que dá acesso à radio a única limpeza feita foi realizada por um morador que cansou de esperar pela ação pública e limpou boa parte da via. Já no beco do cemitério, pouquíssima coisa foi feita pelos contratados da prefeitura para limpar as ruas da cidade e dá a impressão de limpeza pelo menos na época das festas juninas. Estamos esperando.


MESMO ASSIM...

Já visitei inúmeras festas juninas em todo o estado. De José da Penha à Santa Cruz. De São Miguel à Mossoró e, lógico que as grandes bandas sempre trazem público e fervor às festas. Porém, em nenhuma outra cidade encontrei o calor e ambiente junino mais aconchegante que aqui em Portalegre. Em nenhum outro lugar se sente tanto o clima junino quanto em Portalegre. No final da contas só falta mesmo um trio tocando um forró pé de serra.


BOA OPORTUNIDADE

O São João será uma boa oportunidade de conhecer e conversar com ótimas e interessantes pessoas. Marcado já temos entrevista com Ismaelson Rêgo na FM PORTALEGRE para bater um papo sobre o festival de gastronomia de Portalegre que acontecerá em agosto. Também deveremos nos encontrar com o amigo Enderson Leão, da Leão Produções e eventos, que é a responsável por trazer as bandas para animar nosso são João este ano.

Contamos também com a expectativa da presenaça dos também amigos pauferrenses Clístenes Carlos, Erikson Queiroz e Mateus Ricelly, do taboleirense Zailton Guerra e do podiensse Jotta Paiva.

Que todos apareaçam par aprestigiar a festa


POLÍTICOS DEVEM VISITAR A SERRA NO SÃO JOÃO

Alguns políticos devem passar por Portalegre durantes os três dias de festa. O deputado estadual portalegrense Getúlio Rêgo e também portalegrense prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego são presenças certas. Junto a eles devem está a senadora Rosalba Ciarlini que confirmou presença quando há três semanas esteve em Portalegre e deputado federal Felipe Maia que conseguiu os 120 mil reais junto ao ministério do turismo para a realização do São João 2009 de nossa cidade.


SERÁ!?!?!?

Quem sabe não aparece por aqui algum neo-político que depois da eleição e da posse não deu mais as caras na serra. Será uma ótima oportunidade de desfilar com o alto cargo entre os eleitores abandonados.


OS AMIGOS

Daqui esperamos para o São João os amigos que hoje moram em outras cidades. Que todos possam dá um jeitinho e apareçam para curtir esses dias de festam com os que aqui ficaram. Aos que não poderão parecer o blog levará um pouco da festa.


PREFEITURA ANTECIPA PARTE DO 13º

Para facilitar as finanças dos funcionários do município a prefeitura , com tem feitos todos os anos antecipou o pagamentos do funcionários. Desde ontem que o pagamento de parte do 13º salário vem sendo pago.


CONCURSO É NO DOMINGO

Mesmo embriagados com expectativa do São João não podemos esquecer. Antes de cair na farra temos o concurso para a prefeitura neste domingo. As provas serão aplicadas pela manhã e a tarde e contará com 1.392 candidatos concorrendo a 76 vagas. A todos, boa sorte. Em postagem abaixo você confere hora e locais das provas


NÃO ME PEÇAM DEMAIS

Vou logo avisando! Não garanto está aqui nestes dias de festa aqui na serra. Farei possível, mas não sei se muito do impossível para trazer os lances desses dias. Todo vai depender da minha garganta, das minhas pernas, da minha disposição e dos momentos sem programação junina específica. Em todo caso, farei o que puder e sei que serei compreendido. Afinal, serão poucos dias que só se repetiram ano que vem.


POR FIM...

Que tudo corre em paz. Que na serra só tenha alegria e muito forró. E você!? Dê seu jeitinho e venha pra serra também. Que todos tenham um ótimo São João.


SÓ MAIS UMA

A água voltou às torneiras na madrugada desta sexta. Até muito bom. Porém, entretanto, todavia, continua com cor. E uma cor não muito agradável. Lama pura. E nós!? Pagando a conta.

CONCURSO: CONFIRA A HORA E OS LOCAIS DAS PROVAS

LEMBRANDO QUE OS INSCRITOS DEVEM CONFERIR NO CARTÃO DE INSCRIÇÃO ONDE SERÁ APLICADA SUA PROVA

Horário: 08:30 as 11:30 horas (MANHÃ)

ESCOLA ESTADUAL ANA NUNES DO RÊGO
Rua Raimundo Rodrigues Torres, Centro –Portalegre/RN

M01 – Técnico em Enfermagem
M02 – Técnico em Informática
M03 – Técnico em Informática – Câm.Municipal
P01 – Tec.em Administração Escolar
P02 – Tec.em Administração Pedagógica
P03 – Supervisor Escolar
P04 – Prof.de Matemática
P05 – Prof.de Geografia
P06 – Prof.de Espanhol
P07 – Prof.de Ed.Física
P08 – Prof.de Ed.Física - CRAS
P09 – Prof.de Educação Infantil
S02 – Psicólogo
S03 – Fonoaudiólogo
S05 – Médico Cardiologista
S06 – Médico Ortopedista
S08 – Psicólogo – CRAS
S10 – Dentista PSB


ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA DE FREITAS
Praça Vicente do Rêgo Filho, Centro – Portalegre/RN

A01 – Monitor do PETI
P10 – Professor de Ensino Fundamental
S01 – Farmacêutico Bioquímico
S07 – Assistente Social - CRAS
S09 – Médico PSF
S11 – Contador – Câmara Municipal
S12 – Psicopedagogo
G03 – Visitador Sanitário


ESCOLA ESTADUAL 29 DE MARÇO
Av.Hipólito Fialho, Centro – Portalegre/RN

A01 – Monitor do PETI
A02 – Eletricista
A03 – Auxiliar de Secretaria


SALÃO PAROQUIAL
Rua Damião Monteiro de Souza, Centro – Portalegre/RN

G01 – Agente Comunitário de Saúde
G02 – Motorista – Cat.D



Horário: 13:30 as 16:30 horas (TARDE)



ESCOLA ESTADUAL ANA NUNES DO RÊGO
Rua Raimundo Rodrigues Torres, Centro – Portalegre/RN


G04 – Merendeira / Zeladora
G09 – Coveiro


ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA DE FREITAS
Praça Vicente do Rêgo Filho, Centro – Portalegre/RN


G05 – Merendeira / Zeladora - PETI
G06 – ASD


ESCOLA ESTADUAL 29 DE MARÇO
Av.Hipólito Fialho, Centro – Portalegre/RN


G06 – ASD


SALÃO PAROQUIAL
Rua Damião Monteiro de Souza, Centro – Portalegre/RN

G06 – ASD


ESCOLA MUN.FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA
Rua Antonio de Freitas, Centro – Portalegre/RN

G06 – ASD


CLUBE ACEP
Rua Raimundo Rodrigues Torres, Centro – Portalegre/RN

G06 – ASD
G07 – ASD – Câmara Municipal
G08 – Vigia


FONTE:http://www.acaplam.com.br/docs/rn-portalegre/EDITAL-DE-RETIFICACAO-2_PORTALEGRE.pdf

quarta-feira, 17 de junho de 2009

NOTAS DA SERRA

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Portalegre terá um número maior de equipes do Programa Saúde da Família. Nossa cidade ganhará mais 3 equipes que atuarão na prevenção e combate à doenças na zona urbana e rural de Portalegre.



VALDONYS EM FRANCISCO DANTAS

O V João-Pedro da cidade de Francisco Dantas será realizado hoje com a presença marcante do cantor Waldonys. Além de Waldonys a programação conta com a banda a Banda Carreteiros Turbinados e a apresentação do concerto junino da Banda Filarmônica 8 de dezembro de portalelgre.



PROMOÇÃO “EU NO CAMARIM”

A FM PORTALEGRE levará dois ouvintes ao camarim do São João Alegre para conhecer os astros das bandas que se apresentarão por aqui. Então... se você quiser conhecer os cantores das bandas Garota Safada, Ferro na Boneca e Tayrone Cigano basta enviar quantas cartas quiser para a FM PORTALEGRE explicitando seu desejo. O sorteio será domingo no programa de nonato Lima.



SÃO JOÃO À VISTA

Nossa cidade já começa se enfeitar para os três dias de São João. O centro da cidade já está interditado para a montagem do arraiá. As calçadas já estão sendo pintadas para dá à cidade um aspecto de limpeza. Os donos de lojas já estão recebendo os clientes que procuram as roupas mais estilosas. Os hotéis e pousadas já estão com sua capacidade praticamente esgotada.



SEM ÁGUA

Estamos sem água nas torneiras há alguns dias. É até bom. Porque pra vim a lama que estava vindo, é melhor assim.


1ª PARCELA DO 13º SAI SEGUNDA

O Governo do Estado vai injetar, neste final de junho, quase R$ 300 milhões na economia potiguar com a antecipação de 40% do décimo terceiro salário, a ser pago no próximo dia 22, e com o pagamento dos salários de junho nos dias 29 e 30. A medida beneficia todos os funcionários da administração direta e indireta, assim como aposentados e pensionistas.



PROGRAMAÇÃO DO XXIV ARRAIÁ DE RUA DE RODOLFO FERNANDES

Dia 20/06
16:00 h – Mini maratona junina
17:30 h – Passeio Junino
18:00 h – Celebração
19:00 h – Apresentação Cultural
20:30 h – Concurso Rainha Junina
22:30 h – Zé Ceará e o grupo Asas do Forró

Dia 21/06
18:00 h – Concurso de Quadrilhas Tradicionais
23:00 h – Zé Ceará e Carlito Bandeira

Dia 22/06
16:00 h – Bolo em Homenagens ao Joãos
18:00 h – Concurso de Quadrilhas Estilizadas
23:00 h – Zé Ceará, Garota Safada e Forro Magote

Dia 23/06
15:00 h – Corrida de Jegue
Gato no Pote
Pau de Sebo
Cabo de Guerra
19:30 h – Apresentação de Quadrilhas
23:00 h – Zé Ceará, Redondo e Banda som do Norte

terça-feira, 16 de junho de 2009

DIÁRIO OFICIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO


CONVITE Nº 013/2009

O Prefeito de Portalegre-RN, faz saber, que HOMOLOGA, o resultado do Convite nº 013/2009 – Processo Licitatório nº 029/2009- objeto: Prestação dos Serviços de Pavimentação a paralelepípedo no acesso, e restauração, do Mirante deste município de Portalegre; Empresa Vencedora: RN Construções Ltda – 00.720.456/0001-26; VALOR: R$ 119.789,17. Para ADJUDICAÇÃO nele referida, produza seus jurídicos e legais efeitos, fica convocado no prazo de 03 dias úteis para assinatura de contrato de prestação de serviços, nos termos do art. 64, Lei 8.666/93,

Portalegre-RN, 26/05/2009 -Euclides Pereira de Souza -Prefeito

CONVITE

O Prefeito Municipal de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, tem a honra de Convidar Vossa Senhoria e família a participar das festividades do São Pedro 2009.

Riacho da Cruz, Forró e Paixão. O Arraiá mais quente do Sertão! Depois do São João Venha curtir o calor e a emoção do maior São Pedro da Região. No mês de Junho, aqui é só animação venha curtir nossa programação. Programação da Vila Junina:


21/06 – Arraia dos Alunos da Universidade Vale do Acarau – UVA


22/06 – Arraia da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz


23/06 – Arraia da Escola Estadual Camilo de Léllis


24/06 – Arraia da Escola Municipal Camila de Léllis




Grandes Bandas


Dia 26/06/09:



Forró no Xoteado
Carreteiros Turbinados
Toca do Vale


Dia 27/06/09:


Forró Magote
Forró Arretado
Solteirões do Forró

Dia 28/06/09:


Zé Celestino
Banda Inala
Gaviões do Forró



E mais, todas as noites antes das bandas, haverá apresentações artístico-culturais.


Agente espera você com sorrisos e braços abertos.


Informações: http://www.riachodacruz.rn.gov.br/
Fone: (84) 3374-0002 //// 3374-0017

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ENQUETE: QUAL SERÁ O MELHOR DIA DO SÃO JOÃO?

Já está aberta nova enquete do blog sobre o São João 2009 de Portalegre. Esta pergunta ao webleitor qual será em sua opinião o melhor dia do nosso São João, se o primeiro que terá como atração as bandas Ferro na Boneca e Forró Salgado, o segundo com as bandas Garota Safada e Suvaco de Luxo ou se o terceiro dia com Tayrone Cigano e Zé Celestino.

Lembrando que além das atrações musicais, a programação do São João conta outras atrações.

Dia 21 – Apresentação teatral “AUTO DE SÃO JOÃO”

Dia 22 – III Passeio e Concurso Carroça Típica,
Apresentação do grupo de dança folclórica de dança “MANEIRO PAU”,
Apresentação teatral Casamento Matuto
Concerto Junino

Dia 23 – III Concurso de Quadrilha Matuta

NOTAS DA SERRA

DE VOLTA


Depois de um feriadão passado em Mossoró, refrescando a mente no Cidade Junina, estamos de volta à serra de Portalegre na expectativa dos festejos juninos de nossa cidade.


EM MOSSORÓ

Muito bom poder passear pelas várias opções do Mossoró Cidade Junina. Memorial da resistência, Cidadela, Corredor Cultural, Festival de Quadrilhas, Chuva de Balas. Todos devem se apreciados pelo que visita a cidade essa época.


OS PORTALEGRENSES

Rrever e passar bons momentos com os amigos portalegreses que hoje residem em Mossoró é algo que fortakece a amizade. Todos buscando dias melhores longe da terrinha, mas sem perder o vínculo de amizades com os que ficaram.


EM PORTALEGRE

Aqui na serra o fim de semana, segundo soube, foi mais uma vez tranqüilo nesse feriadão. Nada além do normal para uma cidade que recebe todo final de semana centenas de visitantes.


AS BANDAS DO SÃO JOÃO DE PORTALEGRE


A enquete realizada pelo blog que perguntou ao webleitor sua opinião sobre as bandas do são João de Portalegre foi encerrada dia 11 último, teve 65 votos. Aqui o resultado.

Ótimos - 20 votos – 30 %
Boas - 19 votos - 29 %
Ruins – 08 votos – 12%
Poderiam ser melhores - 16 votos – 24%
Estão de bom tamanho - 02 votos – 03 %


WEB LEITORES APROVAM ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE PORTALEGRE

Vendo os números da enquete vemos que dos 65 votos, pelo menos 60 foram para as opções que ótimas , boas e estão de bom tamanho, o que mostra que os webleitores estão satisfeitos com as bandas que animarão o São João.


Agradecemos a todos que votaram.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Concurso de Portalegre: Concorrência

Confira a concorrência preliminar para as vagas no concurso da Prefeitura de Portalegre.

Lembrando que os candidatos têm até hoje para retirarem seus cartões de inscrição. Quem fez a inscrição pela internet tem até o dia 20 de junho para retirá-lo.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ -LA


CONVITE


Durante os dias 21 a 23 de junho Portalegre entra no clima festivo e alegre de São João, através do colorido das bandeiras e balões, dos festejos e arranjos das quadrilhas e arraiais. É nessa alegria que convido a cada um de vocês para juntos resgatarmos nossas raízes culturais que são os retalhos do nosso passado.

Euclides Pereira de Souza
Prefeito Municipal.

terça-feira, 9 de junho de 2009

REPASSES DO GOVERNO FEDERAL PARA PORTALEGRE EM MAIO











Governo lança programa para tratamento de lixo que beceficiará Portalegre

O Governo do Estado lançou nesta desta terça-feira (09) o Programa Estadual de Resíduos Sólidos, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O evento realizado às 10h na Secretaria de Educação com as presenças do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, e do secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Vicente Andreu Guillo.

Na ocasião, foi assinado o convênio com 65 municípios do Estado para dar início às ações do Plano, que inclui construção de aterros sanitários e criação de consórcios intermunicipais. O Programa tem como objetivo realizar um diagnóstico da situação do Rio Grande do Norte em relação ao destino final dos resíduos sólidos, o lixo, elaborar um plano de regionalização da gestão dos resíduos e por fim, implantar os consórcios públicos nos municípios, que irão permitir a implantação dos aterros sanitários. A primeira fase do plano deverá ser iniciada em aproximadamente 30 dias.

"A exemplo do que já acontece na Serra de Santana, onde o Governo criou o Consórcio Intermunicipal de Saneamento, no Seridó e no Alto Oeste, a Secretaria funcionará como elemento de articulação entre os municípios. O governo vai construir aterros sanitários e os municípios ficam responsáveis pela operacionalização", explica Iberê. No primeiro momento, 25 municípios do Seridó e outros 40 do Oeste serão beneficiados - entre eles a cidade de Portalegre. A Semarh já iniciou o trabalho de discussão da proposta do consórcio com prefeitos.

No Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos, conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas, em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto. O dado é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos recursos Hídricos (Semarh), que elaborou um diagnóstico da atual situação do destino de resíduos sólidos no Estado. O levantamento e o modelo de gestão adequado à situação de cada município estão sendo discutidos entre os prefeitos.

Os lixões se concentram, na maioria das vezes, nos pequenos municípios, que muitas vezes não tem recursos suficientes para dar o destino adequado aos resíduos sólidos urbanos. De acordo com o diagnóstico, a situação se torna crítica porque muitos municípios ficam próximos às nascentes de rios importantes para o abastecimento de água.

"O tratamento adequado do lixo aumentará a qualidade de vida da população, diminuindo a incidência de doenças infecto-contagiosas, além de outros problemas de saúde pública", disse o vice-governador. Finalizado o diagnóstico no estado, todas as informações ficarão disponíveis na página da Semarh na internet, www.semarh.rn.gov.br

segunda-feira, 8 de junho de 2009

1º ARRAIÁ DO SEU ANASTÁCIO FOI UM SUCESSO

Terminou ontem com a apresentação das Nordestinas e de Felipão de banda o 1º Arraiá do seu anastácio na cidade de Rafael Fernandes.

Sob o comando do jovem prefeito Nicó Junior foram três dias com muitas apresentações culturais e grandes bandas fazendo a festa em praça pública.

Daqui agradecemos o convite, a recepção e atenção a nos dispensada pelo prefeito Nicó Junior e pelo assessor de comunicação Clístenes Carlos nos dias que marcamos presença na aconchegante Rafael Fernandes e parabenizamos a todos de Rafael pelo belo, organizado e tranquilo evento.

Durante a semana traremos as fotos e mais noticias do festão em Rafael.

NOTAS DA SERRA

DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DO SÃO PEDRO DE RIACHO DA CRUZ


A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz divulgou nesse final de semana a programação do seu 21ª tradicional festa de São Pedro

Na programação, arrias nas escolas e três bandas por noite a partir do dia 26 de junho.

Veja a programação completa

21/06 – Arraia dos Alunos da Universidade Vale do Acarau – UVA
22/06 – Arraia da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz
23/06 – Arraia da Escola Estadual Camilo de Léllis
24/06 – Arraia da Escola Municipal Camila de Léllis


Dia 26/06/2009:


Forró no Xoteado
Carreteiros Turbinados
Toca do Vale


Dia 27/06/2009:

Forró Magote
Forró Arretado
Solteirões do Forró


Dia 28/06/2009:

Zé Celestino
Banda Inala
Gaviões do Forró

FONTE: P. M. de Riacho da Cruz


GRADUANDOS DE PORTALEGRE SE FORMAM NESTE SÁBADO EM PAU DOS FERROS


Com direito a um belo baile de formatura os concluintes das turmas da turma de Economia, Pedagogia e Letras do CAMEAM receberam seus diplomas no ultimo sábado. Entre eles, amigos como Jaciara Aquino, Genaina Sátiro e Fafá Diógenes derma mais um passo em suas vidas acadêmicas.


FIM DE SEMANA EM PORTALEGRE

Tudo calmo e céu azul. Foi assim o fim de semana na serra de Portalegre. Ada de grandes movimentações ou festas. A maior atração ficou por conta dos motoqueiros que participaram de evento da classe na cidade de Martins a apareceram por aqui com sua motos envenenadas.


ARRECADAÇÃO DE MAIO EM PORTALEGRE

Amanhã o blog trará os valores dos repasses destinados a Portalegre pelo Governo Federal no mês de maio.



SECRETÁRIO DÁ ENTREVISTA NA FM PORTALEGRE

Ontem o secretario de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Luizinho falou aos ouvintes da FM Portalegre sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pela secretaria em nossa cidade.


QUADRILHAS JÁ ENSAIAM

As quadrilhas das escolas de Portalegre já começaram seus ensaios para participar do III Concurso de Quadrilhas Matutas do são João 2009 de Portalegre


ENQUETE

Ainda dá tempo de você votar e dá sua opinião sobre as bandas que animarão o São João de Portalegre


SERGIO LEVY

Sempre muito atencioso, o amigo jornalista Sergio Levy nos deixa sempre bem informados sobre a atuação do deputado federal Betinho rosado na Câmara Federal.

DIÁRIO OFICIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE-RN – A CPL (Comissão Permanente de Licitação) no uso de suas atribuições legais vem tornar publico que será realizada as 10:00 horas do dia 18 de junho de 2009 Pregão Presencial N.º 06/2009, objetivando a aquisição de 01 (um) veículo com cap. p/ 5 passageiros, motor 1.0 flex destinados a Séc de Assistência Social deste município. O Edital na integra encontra-se a disposição dos interessados na sede da Prefeitura situada na rua Antonio de Freitas, 34 – Centro – Portalegre-RN. Os interessados, em adquirir o Edital, deveram apresentar comprovante de depósito no valor de R$ 100,00 (cem reais) da Conta nº 7466-7 (Tributos) Agência 1109-6 maiores informações TEL/FAX (084) 3377-2196, À COMISSÃO. PORTALEGRE-RN 04/06/2009.


........................................................................................................................................................................

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI)



A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE-RN, Inscrita no CNPJ 08.358.053/0001-90, torna público que está requerendo ao INSTITUTO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE – IDEMA Licença para a Instalação de um ABATEDOURO PÚBLICO, localizado no Sítio Pimenta, zona rural do Município de Portalegre-RN.

Euclides Pereira de Souza
Prefeito Municipal

RN receberá R$ 7 milhões de complementação do FPM

Os municípios do Rio Grande do Norte vão receber R$ 7.176.704,00 para complementar as perdas do Fundo de Participação de abril e maio. A estimativa foi divulgada na última quinta-feira, 4, pela Confederação Nacional dos Municípios.

Os municípios com coeficiente 0.6 vão receber R$ 12 mil; os 0.8 receberão R$ 16 mil. Para os de coeficiente 1.0 a previsão é de 20 mil e o repasse para os 1.2, como é o caso de Extremoz, R$ 24 mil. Parnamirim e Mossoró receberão R$ 664 mil e Natal, R$ 3,3 milhões. Seis municípios que mudaram de faixa este ano não terão direito à complementação. São eles Baraúna, Caicó, Espírito Santo, Ipanguaçu, João Câmara e São José do Mipibu.No total, são R$ 178,3 milhões, segundo a CNM, que está utilizando a metodologia adotada pelo Tesouro Nacional no repasse referente ao primeiro trimestre do ano. O maior volume de recursos será repassado à Bahia, R$ 15,8 milhões. Minas Gerais figura em segundo lugar no ranking, com R$ 15 milhões. Em último, Roraima, com R$ 42,9 mil. Somados os dois primeiros repasses previstos pela MP - R$ 755 milhões (valor transferido) e R$ 178,3 milhões (estimativa), o montante é de R$ 933,3 milhões. "Quase a totalidade de R$ 1 bilhão, valor do auxílio previsto na MP, já foi atingido", alerta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.De acordo com o levantamento da CNM, 351 municípios brasileiros tiveram o valor nominal do FPM de abril e maio de 2008 menor que o mesmo período de 2009, ou seja, tiveram variação positiva.

Como consequência, em razão da metodologia adotada no cálculo da STN, 8,3% das prefeituras não receberão a reposição."A crise econômica afeta todos os municípios do país e não apenas alguns. A situação fica ainda mais grave com as chuvas e a estiagem que atingem o Norte, Nordeste e Sul do país", lembra Ziulkoski.São Paulo é o Estado com o maior número de municípios sem a complementação, 77. Em termos proporcionais, o Amazonas é o Estado com o maior percentual de municípios prejudicados: 14,5%.

Gazeta do Oeste - 07-06

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

Prevalece o bom senso no retorno de Cuba à OEA, analisa presidente Lula


Apresentador: Olá, você em todo o Brasil, eu sou Luciano Seixas e começa agora, o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá presidente, como vai, tudo bem?


Presidente: Tudo bem, Luciano.


Apresentador: Presidente, o senhor retornou de um roteiro pela América Central, passando por El Salvador, Guatemala e Costa Rica, que balanço o senhor faz desses contatos?


Presidente: Primeiro, Luciano, a minha ida a El Salvador foi para prestigiar a posse do novo presidente Maurício Funes. Todo mundo sabe a relação política que o Maurício tem comigo e que eu tenho com ele. Todo mundo sabe que o Maurício tem uma companheira brasileira, que á a sua esposa, naturalizada salvadorenha, e acho que a vitória do Maurício é mais uma conquista dos setores progressistas da sociedade latino-americana; ou seja, ele derruba pelo menos duas décadas da governança da Arena, que era a parte mais conservadora de El Salvador, e ele, numa campanha extraordinária, ganha as eleições, toma posse e nós, brasileiros, temos que ter consciência que é um avanço para a democracia na América Latina. Eu acho que isso é uma conquista de El Salvador, uma conquista da América Central e uma conquista da América Latina. Depois nós fomos à Guatemala, onde nós temos uma extraordinária parceria na construção de políticas públicas; ou seja, sobretudo, as políticas sociais. Muitas das coisas que nós aplicamos aqui, o presidente Colom está aplicando na Guatemala como o Bolsa Família, como o Restaurante Popular, o Escola Aberta, e nós fomos, lá, não apenas para prestigiar, mas nós fomos lá levar nossos ministros para discutir com os ministros da Guatemala e, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação, eu diria, produtiva com eles; ou seja todos estes países têm tratado de livre comércio com os Estados Unidos e é importante que a gente construa parceria, sobretudo, na área do biocombustível, para que a gente possa, através deles, vender o etanol brasileiro aos Estados Unidos. Há muito interesse nesses países, há uma vontade política de estabelecer essa parceria com o Brasil. Nós agora vamos estabelecer relações com os nossos empresários para sabermos da disposição dos nossos empresários de construírem parcerias com os empresários da Guatemala, da Costa Rica, com os empresários de El Salvador, para vermos o que é importante fazer. Um outro dado importante, também, já na Costa Rica, é que há uma possibilidade imensa da exportação da engenharia brasileira, da exportação de serviços para construir estradas, para construir aeroportos, para construir hidrelétricas. E tudo isso interessa ao Brasil. Não só financiar para ajudar ao desenvolvimento desses países, mas porque é sempre uma porta aberta para que o Brasil, possa adentrar os Estados Unidos com produtos que são taxados, se forem vendidos diretamente do Brasil.


Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do Presidente


Lula. Presidente, a Organização dos Estados Americanos, OEA, tomou uma decisão histórica em favor de Cuba. Na sua avaliação, o que muda a partir dessa decisão?
Presidente: Bem, é importante essa decisão tomada na OEA, porque ela fez um reparo numa decisão tomada pela OEA em 1962. Portanto, há muito tempo Cuba está afastado de participação da OEA, e a decisão foi importante porque foi uma decisão de consenso. Tinham duas posições na OEA. Tinha uma posição dos Estados Unidos, que estava disposto a terminar com a sanção a Cuba e, ao mesmo tempo, exigir, no documento final, palavras que diziam respeito aos direitos humanos e à democracia, e existia uma outra posição de companheiros da Alba, liderados pela Venezuela, pela Bolívia e pela Nicarágua, que queriam que não tivesse nada. Ou seja, uma proposta brasileira de que nós deveríamos, pura e simplesmente, aprovar a decisão de fazer a reparação, de anular aquela decisão de 1962, obrigando Cuba a entrar, na hora em que ela quiser, cumprindo a Carta da OEA. E todo mundo concordou. Para nós foi muito importante, porque isso não implicou numa derrota dos Estados Unidos, isso não implicou numa derrota dos países que fazem parte da Alba; ou seja, no fundo, no fundo, mais uma vez, prevaleceu o consenso e nós conseguimos construir uma proposta que atendeu aos interesses de todo mundo. Agora, se os cubanos vão entrar ou não é outra história. Até agora não tem sinal de que os cubanos queiram voltar a OEA. Mas, de qualquer forma, a porta e as janelas estão abertas para os nossos amigos cubanos.


Apresentador: Muito obrigado presidente Lula e até a próxima semana.


Presidente: Luciano, é importante, antes da nossa despedida aqui, uma palavra de conforto aos familiares das vítimas do avião da Air France. Nós estamos gravando esse programa no domingo à noite, quando já temos a informações de 17 corpos encontrados. O governo vai continuar fazendo o esforço, através da Marinha, através da Aeronáutica, para que a gente possa encontrar, se possível, todos os corpos, porque nós sabemos o que significa para uma família receber o seu ente querido desaparecido. Por isso, nós vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance, com a Aeronáutica, com a Marinha para encontrarmos, sabe, tudo que foi possível encontrar. E, principalmente, os corpos, porque nesse momento de dor não vai resolver o problema, mas já é um conforto imenso para a família, sabe, saber que está enterrando o seu ente querido.


Apresentador: Muito obrigado presidente, e até o próximo programa, então.

Presidente: Até o próximo programa, Luciano.


Apresentador: O programa Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ministério Público instaura inquéritos

Três portarias instaurando inquéritos foram expedidas dia 02 de junho pelo promotor de justiça da Comarca de Portalegre, Ricardo José da Costa Lima. Dois versam sobre a atual adminstração, um para acompanhar a realização de concurso público, outro pede a relação completa dos veículos oficiais pertencentes ao poder público municipal e dá outras providencias sobre a atual situação do veículos oficiais. O terceiro pede ao ex- prefeito Manoel de Freitas Neto a devolução de dinheiro gasto em excesso com diárias ainda na sua administraçãao.


Veja abaixo as portarias.


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PORTALEGRE


PORTARIA Nº 03/2009 – PJPORT



O Promotor de Justiça da Comarca de Portalegre/RN RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL, nos seguintes termos:

FATO: Acompanhar a realização de concurso público no município de Portalegre/RN, destinado ao preenchimento de diversos cargos na administração municipal.

FUNDAMENTO LEGAL: Art. 37, II e XXI, da Constituição Federal de 1988; Lei n° 8.625/93; Lei Complementar Estadual n° 141/96; Lei n° 8.666/93.

PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA A QUEM O FATO É ATRIBUÍDO: Município de Portalegre/RN.

REPRESENTANTE: Instauração de ofício.

DILIGÊNCIAS INICIAIS:

a)Instaurar o presente inquérito civil, sob o registro cronológico n° 03/2009 – PJPORT;

b) A autuação e registro da presente Portaria no Livro de Registros de Inquéritos Civis desta Promotoria de Justiça;

c) A expedição de ofício ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal – CAOP-PP, noticiando a instauração do presente Inquérito Civil (art. 11, I, da Resolução n° 002/2008 – CPJ);

d) Juntar aos autos cópia do processo de licitação n° 023/2009 – Edital Convite n° 010/2009, referente à contratação de empresa especializada para a realização do concurso público;

e) Juntar aos autos cópia da Portaria n° 112/2009, que dispõe sobre a nomeação dos membros da Comissão do Concurso Público de Portalegre/RN;

f) Juntar aos autos cópia do Edital de Concurso Público n° 01/2009, da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN;

g) Juntar aos autos espelho da situação cadastral das firmas participantes da licitação n° 023/2009, obtidos junto ao CAOP-PP;

h) Oficiar a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte, requisitando, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a relação de sócios anteriores e atuais das empresas SOLUÇÕES Método e Seleção de Pessoal Ltda, CONCSEL Concurso e Seleção de Pessoal Ltda e ACAPLAM Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios Ltda;

i) Oficiar ao Presidente da Comissão do Concurso Público, Sr. Geovan Fernandes de Paiva, requisitando, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a relação nominal dos inscritos para cada cargo em disputa;

j) Designação de data próxima desimpedida para oitiva dos sócios das firmas SOLUÇÕES Método e Seleção de Pessoal Ltda e CONCSEL Concurso e Seleção de Pessoal Ltda, a realizar-se no CAOP-PP, em Natal/RN, devendo a data ser agendada com sua Coordenadora.

k) Encaminhar, via e-mail, cópia da presente portaria ao Departamento de Pessoal da PGJ para fins de publicação no Diário Oficial do Estado (art. 9°, VI, da Resolução n° 002/2008 – CPJ);

OUTRAS PROVIDÊNCIAS: A presente portaria deverá ser afixada no local de costume. Nomeio, mediante lavratura de termo de compromisso nos autos, Cristóvão de Sousa Meneses Júnior, Agente Administrativo, Matrícula n° 199.443-3, para atuar como Secretário da Promotoria de Justiça, no presente inquérito civil.

Portalegre/RN, 02 de junho de 2009.
Ricardo José da Costa Lima
Promotor de Justiça



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PORTALEGRE


PORTARIA Nº 04/2009 – PJPORT


O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, por intermédio de seu representante signatário, no exercício de suas funções institucionais na Promotoria de Justiça da Comarca de Portalegre/RN, com fulcro no art. 129, II e III, da Constituição Federal; art. 25, IV, “b”, e art. 26, I, da Lei nº 8.625/93; e art. 62, I, da Lei Complementar Estadual nº 141/96, e

CONSIDERANDO que compete ao Ministério Público fiscalizar o cumprimento da Constituição e das Leis;

CONSIDERANDO que o Código Civil de 2002, em seu art. 98, estabelece que “são públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno”;

CONSIDERANDO que o mesmo diploma legal, em seu art. 99 e incisos classifica os bens públicos em bens de uso comum do povo, bens de uso especial e bens dominicais;

CONSIDERANDO que são bens de uso especial todos aqueles destinados especialmente à execução dos serviços públicos e, por isso mesmo, são considerados instrumentos desses serviços; não integram propriamente a administração, mas constituem o aparelhamento administrativo, tais como os edifícios das repartições públicas, os terrenos aplicados aos serviços públicos, os veículos da Administração, os matadouros, os mercados e outras serventias que o Estado põe à disposição do público, mas com destinação especial;

CONSIDERANDO que os veículos oficiais da Administração são bens públicos de uso especial, os quais deverão ter sua utilização voltada à realização das atividades do município e consecução de seus fins, uma vez que se constituem em bens afetados à finalidade pública;

CONSIDERANDO que a Constituição Federal, em seu art. 37, caput, estabelece: “a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”;

CONSIDERANDO que compete ao Ministério Público, entre outras providências, receber notícias de irregularidades, petições ou reclamações de qualquer natureza, promover as apurações cabíveis que lhes sejam próprias e dar-lhes as soluções adequadas;

CONSIDERANDO o teor de notícias postadas pela jornalista Bernadete Cavalcante, no blog www.ditobendito.blogspot.com, em 14 de abril de 2009, dando conta de que os veículos oficiais pertencentes à Prefeitura Municipal de Portalegre/RN estariam sendo indevidamente utilizados para deslocamentos destinados a atender finalidades de ordem privada;

CONSIDERANDO, ainda, que os veículos oficiais ficam sempre estacionados de fronte à residência do Prefeito Municipal, como se bens de propriedade pessoal o fossem, em ofensa, inclusive, ao princípio constitucional da impessoalidade na administração pública;

CONSIDERANDO a prévia expedição da RECOMENDAÇÃO n° 05/2009 – PJPORT, de 28 de abril de 2009, dirigida ao Prefeito Municipal de Portalegre/RN, no afã de que condicione a utilização dos veículos oficiais para o trato de questões atinentes à Administração Municipal, abstendo-se de qualquer forma de utilização como se de propriedade pessoal os fossem, devendo providenciar, ainda, o recolhimento ao local adequado (garagem da prefeitura) à noite e aos finais de semana e feriados, excepcionados os casos de necessidade imperiosa do serviço.

CONSIDERANDO que, em resposta aos termos da recomendação ministerial, o gestor público informou que “os veículos públicos são vigiados por vigilantes públicos em frente à residência do prefeito, porque a prefeitura não dispõe de garagem ou terreno do patrimônio municipal onde possa resguardá-los”;

CONSIDERANDO, ainda, diante dos termos da resposta do Prefeito Municipal, que a recomendação não surtirá os efeitos desejados quanto à regularização da situação atinente a guarda dos veículos oficiais do município;

CONSIDERANDO, por fim, a ciência própria deste signatário acerca da existência de pátio situado por trás da sede da prefeitura municipal – atualmente ocioso – local que aparentemente poderia receber a frota municipal com segurança;

RESOLVE:

1 – INSTAURAR o presente inquérito civil, sob registro cronológico nº 04/2009 – PJPORT;

2 - DETERMINAR, de imediato, a autuação e registro da presente Portaria no Livro de Registros de Inquéritos Civis desta Promotoria de Justiça;

3 – DETERMINAR a juntada aos autos de: a) cópia da notícia postada pela jornalista Bernadete Cavalcante, no blog www.ditobendito.blogspot.com, em 14 de abril de 2009, destacando com marca-texto a parte que interessa ao presente inquérito civil, b) cópia da RECOMENDAÇÃO n° 05/2009 – PJPORT, de 28 de abril de 2009, dirigida ao Prefeito Municipal de Portalegre/RN, c) original do ofício n° 114/2009 – GP/PMP, datado de 12 de maio de 2009, em resposta aos termos da recomendação ministerial;

4 – DETERMINAR ao agente administrativo da Promotoria de Justiça que diligencie no sentido de colacionar aos autos fotografias do local em que os veículos oficiais são atualmente guardados, bem como do pátio existente por trás da sede da Prefeitura Municipal;

5 – EXPEDIR ofício ao Prefeito Municipal de Portalegre/RN, comunicando a instauração do Inquérito Civil e requisitando, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a relação completa dos veículos oficiais pertencentes ao poder público municipal, especificando marca/modelo, ano, placa e destinação (secretaria ou órgão ao qual serve);

6 – DESIGNAR, após o cumprimento das diligências constantes do item 5 e a vinda aos autos de resposta ao item 6, data próxima desimpedida para audiência com o Prefeito Municipal, no afã de colher seu interesse na assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual;

7 – ENVIAR, através de e-mail, cópia da presente portaria ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal – CAOP-PP;

8 – ENVIAR, através de e-mail, cópia da presente Portaria ao Departamento de Pessoal da Procuradoria-Geral de Justiça, solicitando a sua publicação no Diário Oficial do Estado.

9 – NOMEAR, mediante lavratura de termo de compromisso nos autos, Cristóvão de Sousa Meneses Júnior, Agente Administrativo, Matrícula n° 199.443-3, para atuar como Secretário da Promotoria de Justiça, no presente inquérito civil.


Autue-se. Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Portalegre/RN, 02 de junho de 2009.
Ricardo José da Costa Lima
Promotor de Justiça




ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE PORTALEGRE


PORTARIA Nº 05/2009 – PJPORT


O Promotor de Justiça da Comarca de Portalegre/RN RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL, nos seguintes termos:

FATO: Análise do Tribunal de Contas do Estado do RN atinente às despesas da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, no primeiro semestre de 2002, sob a gestão do ex-Prefeito Manoel de Freitas Neto, revelando a concessão em excesso de diárias ao gestor, totalizando R$ 3.750,00 (três mil, setecentos e cinquenta reais), no período de apenas um mês (abril/2002), determinando o ressarcimento ao erário da referida importância, diante da ausência de comprovação da utilização em favor do interesse público.

FUNDAMENTO LEGAL: Art. 71, § 3°, da Constituição Federal de 1988; art. 25, IV, “b”, e art. 26, I, da Lei nº 8.625/93; e art. 62, I, da Lei Complementar Estadual nº 141/96.

PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA A QUEM O FATO É ATRIBUÍDO: Manoel de Freitas Neto.

REPRESENTANTE: Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.

DILIGÊNCIAS INICIAIS:

a)Instaurar o presente inquérito civil, sob o registro cronológico n° 05/2009 – PJPORT;

b)A autuação e registro da presente Portaria no Livro de Registros de Inquéritos Civis desta Promotoria de Justiça;

c)A expedição de ofício ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal – CAOP-PP, noticiando a instauração do presente Inquérito Civil (art. 11, I, da Resolução n° 002/2008 – CPJ);

d)Juntar aos autos cópia da documentação extraída do inquérito civil n° 02/2008 – PJPORT, posto dizer respeito aos fatos em análise;

e)Oficiar ao Presidente do Egrégio Tribunal de Contas do Estado, por intermédio do Procurador-Geral de Justiça, solicitando o envio de certidão concernente ao trânsito em julgado do acórdão n° 818/2005-TCE/PRIMEIRA CÂMARA, que determinou a restituição ao erário municipal da quantia de R$ 3.750,00 (três mil, setecentos e cinquenta reais), nos autos do processo protocolado naquela Corte de Contas sob registro cronológico n° 6.212/2003 – TC (PRIMEIRA CÂMARA DE CONTAS), referente à concessão em excesso de diárias ao ex-Prefeito Municipal, na análise das contas do município de Portalegre/RN, no primeiro semestre de 2002.

f)Encaminhar, via e-mail, cópia da presente portaria ao Departamento de Pessoal da PGJ para fins de publicação no Diário Oficial do Estado (art. 9°, VI, da Resolução n° 002/2008 – CPJ);

OUTRAS PROVIDÊNCIAS: A presente portaria deverá ser afixada no local de costume. Nomeio, mediante lavratura de termo de compromisso nos autos, Cristóvão de Sousa Meneses Júnior, Agente Administrativo, Matrícula n° 199.443-3, para atuar como Secretário da Promotoria de Justiça, no presente inquérito civil.

Portalegre/RN, 02 de junho de 2009.
Ricardo José da Costa Lima
Promotor de Justiça

Diário Oficial divulga custos do São João de Portalegre

ESTRUTURA DE PALCO, MÍDIA E BANHEEROS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
EXTRATO DE CONTRATO CONVITE Nº 014/2009

(Processo Nº031/2009)

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN. CONTRATADA: Leão Produções e Eventos Ltda. O presente contrato tem por objeto a Contratação de Empresa Especializada para a locação de palco, som, iluminação, banheiros e divulgação das Festividades do São João deste Município de Portalegre-RN. LEGALIDADE: Lei Federal n°. 8.666/93. VALOR GLOBAL: R$ 27.200,00. DOTAÇÃO: As despesas decorrentes do objeto desta licitação serão custeadas com recursos oriundos da Dotação Orçamentária do Exercício de 2009. VIGENCIA: 03 (três) dias. LOCAL E DATA: Portalegre/RN, 12 de maio de 2009.



VALOR DAS BANDAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE

Inexigibilidade, art.25, inc.III da Lei 8.666/93 - Objeto: Contratação de Grupos Musicais para animação das festividades do São João deste Município de Portalegre-RN - Contratado: Leão Produções e Eventos - Ltda - CNPJ: 10.456.575/0001-77 - Valor: R$ 117.150,00 Bandas: dia 21/06/09 Ferro na Boneca e Forró Magote – dia 22/06/09 Garota Safada e Suvaco de Luxo e dia 23/06/09 Tayroni Cigano e Zé Celestino- Reconhecida e Ratificada: 14/05/2009 – Euclides Pereira de Souza –Prefeito Municipal.


Oiário Oficial do RN- 05-06

Atual administração da Prefeitura de Mossoró tem dificuldades com MP

MPF está preocupado com demora de envio de documentos em Mossoró e região Oeste do RN

Bruno Barreto
Editor de Política
O Ministério Público Federal com atuação em Mossoró está preocupado com a demora dos gestores municipais em entregar as documentações solicitadas em procedimentos investigativos.
Os procuradores da República Fernando Rocha de Andrade e Marina Romero que atuam na capital do Oeste potiguar enviaram recomendações para a Prefeitura de Mossoró e de outros 59 municípios, informando que o não-envio de documentação ou o simples retardo na entrega de documentos configura crime de improbidade administrativa. "Os membros do MPF/RN explicam ainda que atender à requisições legais de superiores hierárquicos, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público é atribuição de todos os servidores e agentes públicos. É inerente às atribuições do cargo, emprego ou função. O descumprimento caracteriza-se ato de improbidade administrativa", informou a assessoria de imprensa do órgão.
Os procuradores lamentaram o fato de existirem prefeitos dificultando os procedimentos do MPF. "As requisições do MPF têm caráter coercitivo, impositivo e obrigatório, não se traduzindo em um mero requerimento ou em simples solicitação. O destinatário deve responder no prazo estabelecido", declarou Fernando Rocha.
O MPF informa que, a partir de agora, quem não colaborar com as investigações, será alvo de ação civil pública, que terá como base a Lei n.º 7.347/85 (artigo 10), que pode resultar em pena de reclusão de um a três anos, mais multa.
Atualmente, mais de 500 procedimentos investigativos estão em curso no MPF mossoroense. A maior parte apura mal uso das verbas federais encaminhadas para as prefeituras da região. O município administra programas patrocinados pela União, como Bolsa Família, Saúde da Família e Fundeb.

A prefeita Fafá Rosado (DEM) tem histórico de dificuldades na entrega de documentos solicitados pelo Ministério Público Estadual. Principalmente, no que diz respeito à atuação da Promotoria do Patrimônio Público.

O caso mais conhecido é o da lista de servidores públicos municipais com cargos comissionados e funções de assessoramento. O Ministério Público queria saber se os cargos estavam irregulares ou não. Também se enquadrou nessa investigação a questão do nepotismo.

Diante da demora, o MP foi obrigado a buscar, na Justiça, o direito de receber a documentação, após declarações do irmão de Fafá e chefe do Gabinete Civil Gustavo Rosado de que só atenderia a solicitação mediante decisão judicial.

Após mais de um ano de muita negociação, a lista de servidores foi entregue à Promotoria do Patrimônio Público. Com a constatação de que a maior parte dos mais de mil cargos comissionados eram irregulares, foi assinado entre a prefeita e o MP um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o Executivo municipal se comprometeu em só nomear para cargos em comissão servidores que atuariam em funções de chefia.
Já no caso do nepotismo, a redução do número de parentes da prefeita e dos secretários só foi possível graças a uma norma do Supremo Tribunal Federal (STF).
CÂMARA

Na legislatura passada, a Câmara Municipal de Mossoró também enfrentou problemas com o MP. Entre os motivos está a demora no envio de documentos solicitados. O fato resultou na "Operação Sal Grosso", em 14 de novembro de 2007.

Lista dos municípios que receberam a recomendação:

- Assú
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Alto do Rodrigues
- Antônio Martins
- Apodi
- Areia Branca
- Baraúna
- Campo Grande
- Caraúbas
- Carnaubais
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- Felipe Guerra
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Gov. Dix-sept Rosado
- Grossos
- Ipanguaçu
- Itajá
- Itaú
- Janduís
- João Dias
- José da Penha
- Lucrécia
- Luiz Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Messias Targino
- Mossoró
- Olho d’Água dos Borges
- Paraná
- Paraú
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pendências
- Pilões
- Portalegre
- Porto do Mangue
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- São Francisco do Oeste
- São Miguel
- Serra do Mel
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Tabuleiro Grande
- Tenente Ananias
- Tibau
- Triunfo Potiguar
- Umarizal
- Upanema
- Venha-Ver
- Viçosa

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Professorinha Rokatia Kleania concorre ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação

A professora Rokatia Kleania, da cidade de Apodi, indicada pelo deputado federal Betinho Rosado (DEM/RN) para concorrer ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, terá que enfrentar uma concorrência recorde pela frente. Foram inscritos para a edição 2009 junto a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados 48 profissionais, entidades ou programas ligados ao setor educacional brasileiro. Desde a criação do Prêmio, em 2000, esta é a edição com maior número de inscritos. Em 2002, quando o historiador Vingt-un Rosado foi um dos três agraciados, foram 34 os indicados.
A indicação do deputado Betinho foi baseada em duas ações de iniciativa da educadora apodiense que fortalecem o ensino e incentivam a leitura. “Rokatia mantém há quase três anos o blog Diário de uma Professorinha (diariodeumaprofessorinha.blogspot.com), onde publica informações ligadas as áreas educacional e de conhecimento gerais, dicas sobre gramática e língua portuguesa, curiosidades, entre outros temas. Com este mesmo objetivo fundou e preside, desde dezembro de 2008, a Academia Estudantil de Letras Poeta Antonio Francisco, da escola municipal Professora Lourdes Mota, a primeira AEL (aelapodi.blogspot.com) fora da cidade de São Paulo, onde a concepção nasceu, baseada no funcionamento das Academias de Letras”, argumentou o Deputado.

O Prêmio Darcy Ribeiro será entregue em outubro, e a eleição para a escolha dos três vencedores ocorrerá até o final de setembro, com votação direta dos membros da Comissão de Educação e Cultura.

- DAQUI PARABENIZAMOS A AMIGA ROKATIA PELA INDICAÇÃO MUITO MERECIDA

Agripino apresenta proposta em favor dos idosos do país

A cadeira de Geriatria pode se tornar disciplina obrigatória nos cursos de Medicina no Brasil. O líder dos Democratas, José Agripino (RN) apresentou, no Senado, projeto de lei que obriga as faculdades de Medicina, tanto do ensino público quanto do privado, incluírem em seu currículo escolar a disciplina de Geriatria com carga horária não inferir a 120 horas. Hoje, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), existem no Brasil apenas 542 médicos especializados na área para atender uma demanda de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Seria um geriatra para cada grupo de 30 mil idosos. "Um dos maiores problemas que o país vive é não ter condições de atender, na rede primária de saúde, o número excepcional de crescimento dos idosos e a falta de médicos geriatras", afirmou José Agripino. "Assim, os princípios básicos para o atendimento ao idoso não devem ser de conhecimento exclusivo dos especialistas em Geriatria, mas também de outras especialidades e da clínica médica", acrescentou. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com idade de 60 anos ou mais cresceu 47,8%, na última década. Atualmente, os idosos representam 10,5% dos brasileiros - são 20 milhões.

De acordo com a SBGG, a falta de geriatras no Brasil não se deve ao desinteresse dos alunos pela área e sim a pouca quantidade de vagas nas residências médicas.

GAZETA DO OESTE

quarta-feira, 3 de junho de 2009

ENQUETE PEDE OPINIÃO SOBRE AS BANDAS DO SÃO JOÃO 2009

Anunciada oficialmente neste domingo, a programação do São João 2009 de Portalegre nos apresentou as bandas que animarão os três dias de festa. São elas:

Dia 21/06: forró Ferro na Boneca e Forró Salgado

Dia 22/06: Garota Safada e forró Suvaco de Luxo

Dia 23/06: Tairone Cigano e Zé Celestino.


Agora, você, leitor do blog, pode dar sua opinião e nos dizer o que acha das bandas que estarão no São João Alegre 2009. Em enquete aberta desde ontem à noite você escolherá uma entre cinco perguntas e dirá se as bandas são:

1) Ótimas,

2) Boas,

3) Ruins,

4) Poderiam ser melhores,

5) Estão de bom tamanho



A enquete que é sigilosa e não tem valor de pesquisa cientifica - porém, mostra uma tendência - receberá opiniões até do dia 11 de junho.

Vote. Dê sua opinião e os diga o que achou das bandas do São João de Portalegre.

CONVITE



A Prefeitura Municipal de Rafael Fernandes, através da Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Cidadania, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo e Comunicação Social, e em parceria com a Associação Beneficente Antônio Anastácio têm a honra de convidar Vossa Senhora para participar do 1º Arraiá do Seu Anastácio, no periódo de 05 à 07 de junho de 2009, com uma programação bastante diversificada que inclui: Concurso de Quadrilhas, Rainha do Milho, Casal Caipira e os seguintes Shows Artísticos: Anízio Júnior, Carreteiros Turbinados, Waldonys, Veneno Nordestino, As Nordestinas e Felipão & Banda.

Você é nosso convidado especial!!!!

Atenciosamente,
José de Nicodemo Ferreira Junior
Prefeito da cidade de Rafael Fernandes - RN

Clístenes Carlos
Assessoria de Imprensa
"Arraía do Seu Anastácio"

‘Prefeito que não lê a Constituição não tem condições de ser nem gari’

A promotora de Justiça Ana Ximenes disse que "o prefeito que não lê a Constituição Federal não deveria ser nem gari, quanto mais prefeito", se referindo aos quase que 100% dos prefeitos da região Oeste que não instituíram equipes municipais de vigilância sanitária, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Da região Oeste, apenas Janduís demonstrou interesse em instalar equipe de Vigilância Sanitária.

A declaração da promotora direcionada aos prefeitos da região Oeste foi proferia durante o I Fórum Regional para Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária, realizada ontem à tarde, no Auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), destinados para gestores municipais, coordenadores e técnicos das Vigilâncias Estadual, Regional e Municipal, assessores jurídicos e conselheiros municipais de saúde.

Além da promotora de Justiça Ana Ximenes, estiveram presentes no Fórum, a assessora técnica Wanda Mieko e a assessora jurídica Geovanira Galvão de Lima, ambas da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA) do Governo do Estado.

Mieko falou das necessidades dos municípios instalarem a vigilância sanitária como forma de garantir a saúde da população. Geovanira destacou que quase 100% das prefeituras do Oeste estão perdendo recursos porque não têm equipes de vigilância sanitária. É o caso de Apodi, referente ao período de 2008.

A promotora de Justiça Ana Ximenes mandou um recado forte aos prefeitos. Disse que o serviço de saúde é essencial à vida e que se o prefeito não providenciar o serviço, "é melhor que a cidade volte a ser província", pois não está cumprindo nem o essencial previsto na Constituição Federal há mais de 20 anos.

Sobre a Vigilância Sanitária, a promotora de Justiça deixou claro que é importante que os prefeitos realizem concursos para contratar os fiscais. Segundo Ana Ximenes, os fiscais precisam de autonomia para atuar na fiscalização de lanchonetes, bares, supermercados e outros pontos que trabalham com produtos alimentícios.

Por fim, a promotora ressaltou que os serviços básicos de saúde pública é um dos princípios básicos da vida e que "o prefeito que não lê a constituição não tem condições de ser nem gari, quanto mais prefeito". A assessora jurídica Geovanira destacou que investir em vigilância sanitária, além de garantir um princípio constitucional ao cidadão, canaliza recursos ao município, tanto da esfera do Governo do Estado como Federal.

Jornal de Fato - 02/06

terça-feira, 2 de junho de 2009

Notas - Final de semana cheio

Segunda – feira

Depois de um final de semana animado e uma segunda-feira de tempo exíguo, estamos de volta para frisar o que aconteceu na serra nos últimos dias.

SEXTA – FEIRA


Senadora Rosalba visita Portalegre

A noite da última de sexta-feira foi marcada pela presença da senadora Rosalba Cirlaini em nossa cidade. Na agenda, visita ao vereador José Augusto e ao prefeito Euclides Pereira, passagem pelo Mirante Boa Vista e bom sono no Hhotel Portal da Serra .


Rosalba encaminhará verba para turismo em Portalegre

Na visita a senadora não deixou de atender as solicitações de prefeito Euclides Pereira e garantiu o encaminhamento de emenda de 140 mil reais para serem aplicados no turismo. Onde a verba será aplicada ficará a cargo da municipalidade. A primeira idéia é que os 140 mil sejam destinados à realização do festival gastronômico.


SÁBADO

Na FM

O vereador José Augusto falou aos portalegrenses através da FM 104,9 por quase duas horas.

Na conversa com a população o vereador falou sobre a má qualidade da água que está chegando às torneiros dos portalegrenses, sobre a falta de transporte escolar. Também comentou sofre a realização do São João 2009 e o apoio do deputado federal Felipe Maia à festa, por meio de emenda de 120 mil reais.

Outro assunto tratado pelo vereador foi sobre as acusações levianas que sofreu nos últimos dias, o colocando como responsável pela denúncia sobre irregularidades na fábrica de polpas de frutas de nossa cidade.

Na última parte da conversa o vereador recebeu o senhor Silva, grande nome dos assentamentos existentes hoje em Portalegre


Grande homem

Foi uma verdadeira aula de força de vontade, garra e determinação que Silva deu na rádio neste sábado.

Falando com propriedade sobre como conseguiu implantar assentamentos na zona rural de nossa cidade, Silva mostrou que com fé (como o próprio frisou), o homem chega a qualquer lugar, independente de ter ou não estudo.


Missa com Padre Nunes lota Igreja

A missa de cura e libertação proferida pelo Padre Nunes velou uma multidão de fiéis de toda a região à Igreja Matriz de Portalegre.

Com duração de mais de duas horas, a missa foi um dos maiores eventos religiosos de nossa cidade e realmente levou muita paz e tranqüilidade á todos que presenciaram esse grande momento de fé.


NO DOMINGO


Prefeito faz anúncio oficial do São João

No domingo foi a vez do prefeito Euclides, acompanhado dos secretários de turismo e cultura ocupar os microfones da FM Portalegre a apresentação da programação do São João Alegre 2009 de Portalegre.

Com alguns diferenciais em relação a programação do ano passado, a programação deste ano evidencia além do tradicionalismo junino outras potencialidades culturais existentes em Portalegre, como o grupo de dança Marêno Pau, Banda Filarmaônica e grupo de teatro que se apresentarão no evento.


Conteúdo

Está é uma das melhores programações para o São João de Portalegre dos últimos tempos. Estão de parabéns os idealizadores.


Semana de Meio Ambiente*

Durante toda essa semana as secretarias de turismo e meio ambiente, obras e urbanismo juntamente com as escolas do município promoverão ações para comemorar a data. Umas das ações é um programa de rádio que será apresentado a partir de hoje, - terça- feira – as 11:00 horas por alunos das escolas Elvira Gomes de moura, 29 de Março e Filomena Sampaio. Também fazem parte da programação palestras e campanhas informativas.

*Com informações da secretaria de turismo

Rosalba Ciarlini lidera pesquisa realizada na região do Seridó, João Maia aparece em segundo lugar

BRUNO BARRETO - O Mosorroense

As viagens que a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem feito pelo interior do Rio Grande do Norte desde o início de 2007 começam a dar resultados. Uma pesquisa realizada no município de Caicó pelo Instituto Agorasei colocou a parlamentar na liderança na corrida pelo Governo do Estado.

Os dados foram divulgados ontem no blog do jornalista Josenildo Carlos, proprietário do instituto.

A pesquisa mostra que Rosalba bate o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, considerado por muitos a principal liderança política do Seridó. A mossoroense conta com 15,8% das intenções de voto. O republicano aparece em segundo com 9%. Como a pergunta foi espontânea (sem apresentar opções ao entrevistado), o terceiro colocado foi o senador Garibaldi Filho (PMDB) com 5,7%, em quarto o também senador José Agripino (DEM), com 3,2%, e, na sequência, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), com 1,7%. Dos entrevistados, 8,3% disse não votar em ninguém, e 56,3% alegaram não saber em quem vão votar.

Já para o Senado foram divulgados apenas os números da pesquisa estimulada. O nome preferido na principal cidade seridoense é o do senador Garibaldi Filho (PMDB), que tem 36,2%. Em segundo está a governadora Wilma de Faria (PSB), que irá se afastar do cargo para disputar o Senado no próximo ano. Ela conta com a preferência de 27,2%. Já o senador José Agripino (DEM) está em terceiro com 22%. Já 9,8% disseram não votar em nenhuma das opções e 4,8% não têm candidato definido.

Foram ouvidas 600 pessoas com idade superior a 16 anos, entre os dias 28 e 30 de maio. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,9%

‘Acho que deveríamos apoiar Rosalba’

Edilson Damasceno - De fato

Depois de afirmar ser favorável à manutenção política envolvendo o PMDB e DEM, e depois comentar que precisaria deixar as simpatias de lado em nome da união peemedebista, o senador Garibaldi Filho voltou a defender a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo do Estado. Entrevistado ontem pelo radialista José Nilson, da FM Rádio Vida – em Martins –, Garibaldi descartou, mais uma vez, a possibilidade de suceder a governadora Wilma de Faria(PSB). “Eu não quero ser candidato a governador. Já dei a minha cota de participação. Eu acho que as pessoas devem achar que já passou a minha vez. E Henrique Eduardo está vivendo um momento nacional muito importante. Tudo indica que não teremos candidato a governador. Não tendo, teremos de apoiar alguém”, analisou.

Com essa afirmação de que o PMDB não apresentará candidato ao Governo do Estado, o senador discorre sobre a divergência entre ele e o presidente estadual da legenda peemedebista, deputado federal Henrique Eduardo Alves. Segundo Garibaldi, o problema todo reside em quem o partido deve apoiar. “Temos de superá-la. Toda divergência pode ser superada. Eu tenho uma opinião: acho que deveríamos apoiar Rosalba - apesar de não descartar nenhum dos nomes como Iberê Ferreira de Souza, Robinson Faria, João Maia e Carlos Eduardo. Mas, acho que há uma maior afinidade das bases do PMDB com Rosalba”, afirma.

O senador comenta que esse posicionamento não é compartilhado pelo deputado federal Henrique Alves. “Já, Henrique acha que não. Que devíamos ponderar. Que devíamos ficar com o PSB em torno de um desses candidatos. Esse é o ponto crucial. É isso que devemos superar. Sabemos muito bem que a união faz a força. Não podemos nos dividir. Temos consciência disso. Então, vamos esgotar todos os esforços para nos manter unidos”, disse.

TEMOR

Na entrevista, o senador peemedebista deixa claro que o PMDB não optou, ainda, pela senadora Rosalba Ciarlini devido a um fator primordial: o que está em jogo são duas cadeiras ao Senado para três pré-candidatos: o próprio Garibaldi, o senador José Agripino (DEM) e a governadora Wilma de Faria.

Nesse raciocínio, PMDB, DEM e PSB trabalham tendo o Senado como prioridade. Para evitar um embate duro que – ao que tudo indica – envolverá as três maiores forças políticas do Rio Grande do Norte, Garibaldi se mostra disposto a enfrentar Henrique caso o candidato do DEM ao Governo do Estado seja José Agripino. “Eu apoio Agripino. Porque aí só eu e Wilma de Faria disputaríamos vagas ao Senado. Ficaria mais fácil. Se Agripino quisesse disputar o Governo, eu poderia apoiá-lo. É um homem que tem muitas credenciais e muita experiência. Agora, o que sei é que ele não quer ser candidato a governador. Pelo menos é o que ouço dele.”

Leonardo quer que Ministério honre o compromisso

A O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, uma das maiores expressões dos Democratas no interior do Rio Grande do Norte, diz que está mobilizando os prefeitos, vereadores, empresários de todo o Alto Oeste no sentido de ver a cidade de Pau dos Ferros contemplada com o importante benefício. "Não temos nada contra Caraúbas até sou favorável que a cidade ganhe também um campus, mas tanto a Bancada Federal como o Ministério da Educação assumiu compromisso com os municípios de Angicos, Apodi e Pau dos Ferros de que seriam atendidos com a expansão da Ufersa", comentou o prefeito Leonardo Rego que já esteve em Brasília por várias vezes participando de audiências com o Ministério da Educação e a Bancada Federal no Senado e na Câmara dos Deputados.

Em 2008, o prefeito Leonardo Rego esteve reunido com o secretário do ensino superior, Ronaldo Mota e com oito dos 11 parlamentares da Bancada Federal do Rio Grande do Norte em Brasília e recebeu a garantia de que o seu município seria contemplado com o compus da Universidade Federal Rural do SemiÁrido. Inclusive segundo o prefeito Leonardo Rego, a bancada garantiu uma Emenda no Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 20 milhões para a expansão da Ufersa nas cidades de Apodi, Angicos e Pau dos Ferros.

Leonardo Rego também destaca que o próprio reitor Josivan Barbosa em 2008 solicitou o seu empenho junto à bancada para reforçar o projeto de expansão da Ufersa. "Depois dessas audiências não ouve mais retorno da Ufersa nem do Ministério da Educação" disse Leonardo que faz questão de frisar que "Pau dos Ferros não foi derrotada por Caraúbas. Estamos aguardando o compromisso da bancada federal e do Ministério da Educação e temos certeza que seremos atendidos como também Caraúbas pode ser", destacou.

"O senador José Agripino que participou de toda a nossa luta junta com as lideranças de Apodi, Angicos e Pau dos Ferros não aceitará essa quebra de compromisso do Ministério da Educação", finalizou o prefeito Leonardo Rego, que já está agendando uma audiência com o ministro da Educação Fernando Haddad.

A prefeita de Apodi, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), também se prepara para viajar a Brasília e cobrar o compromisso da Bancada Federal com Apodi.

Tanto Pau dos Ferros, Apodi e Angicos se organizaram e prepararam projetos de ponto de vista técnico que contou com o apoio de oito dos 11 parlamentares, mas que agora isso não tem sido levado em consideração.

Gazeta do Oeste

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fifa anuncia as 12 cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo de 2014

Wladimir Platonow
Agência Brasil


Rio de Janeiro - A Fifa anunciou hoje na cidade de Nassau, nas Ilhas Bahamas, as 12 cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonnte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.

No Rio, o resultado foi festejado no Maracanã e houve comemorações também em outras das 12 capítais escolhidas. Perderam a disputa para receber a Copa as cidades de Belém, Florianópolis, Campo Grande, Goiiânia e Rio Branco, que também haviam apresentado suas candidaturas.

O anúncio das escolhidas foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, acompanhado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. No Rio, o Maracanã foi palco da comemoração, com hino nacional interpretado pela cantora Sandra de Sá e coreografias simbolizando a camisa da seleção no gramado.

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

Brasil dá lição no cuidado ao meio ambiente, garante presidente Lula


Apresentador: Olá você em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Brasil dá lição no cuidado ao meio ambiente, garante presidente Lula

Apresentador: Olá você em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, o senhor está em São Paulo e nós estamos no estúdio da EBC, em Brasília. Nessa semana se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente. O governo tem uma preocupação constante com esse tema. Quais foram as principais contribuições do governo para o meio ambiente, presidente?




Presidente: Luciano, eu estou gravando esse programa aqui de Cumbica, no aeroporto, onde estou embarcando para El Salvador, para a posse do novo presidente. Mas eu queria te dizer que, nos últimos seis anos, o Brasil criou 25 milhões de hectares de áreas de conservação na Amazônia. Essas unidades de conservação fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que visa pura e simplesmente a proteção da biodiversidade e a manutenção do ecossistema no nosso país. Os principais beneficiários dessas unidades de conservação são as populações residentes nas áreas. Por exemplo, populações tradicionais indígenas, extrativistas e os visitantes, os pesquisadores, que tanto precisam pesquisar a riqueza da biodiversidade. Nós também, Luciano, homologamos 10 milhões de hectares de terras indígenas, incluindo aí, a reserva indígena Raposa Serra do Sol. Sancionamos também a Lei de Gestão de Florestas Públicas, que é um marco legal que permite a utilização de florestas públicas de uma forma sustentável e a criação do Serviço Florestal Brasileiro. Criamos o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e diversas reservas extrativistas com manejo sustentável. Além disso, nós estabelecemos preços mínimos para os produtos dessas reservas, garantindo o sustento de milhares de famílias e a preservação ambiental. O que é importante, Luciano, é compreender que cada vez mais o Brasil está dando lições ao mundo de como nós temos que fazer para diminuir as queimadas, para diminuir o desmatamento.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do Presidente Lula. Presidente, além dessas ações que o senhor citou o Brasil sempre se mostrou preocupado com a questão climática, não é?

Presidente: Olha Luciano, o Brasil tem um histórico de preocupação com a questão climática e, sobretudo, com as suas implicações na vida da população. Porque nós sabemos que quanto mais desmatamento houver, quanto mais queimada houver, menos qualidade de vida terão os nossos filhos. Por isso, nós cuidamos disso. Por isso nós apoiamos o Protocolo de Kyoto como uma forma de contribuir para o combate à mudança climática. Você está lembrado que no final do ano passado lançamos um Plano Nacional sobre Mudança de Clima. Neste plano, nos comprometemos a possuir medidas decrescentes de desmatamento no bioma Amazônia para atingir o chamado Desmatamento Ilegal Zero. Entre as principais metas do plano estão: a redução em 80% do índice de desmatamento na Amazônia, até o ano 2020 - isso equivale a 5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono a menos na atmosfera entre 2006 e 2020; o aumento no número de árvores plantadas, passando de 5,5 milhões de hectares para 11 milhões de hectares até 2020, sendo 2 milhões de árvores nativas; implementar ações na área da produção de energia elétrica, biocombustíveis e, ainda, estimular as políticas de incentivo para o uso de energia limpa. Também investimos para combater o desmatamento. Nós tomamos a decisão de convocar todos os prefeitos das áreas que mais tinham queimadas e desmatamentos aí estamos reforçando a fiscalização, para ver se nós conseguimos, definitivamente, melhorar essa situação. Você sabe que nós tomamos algumas medidas, e você acompanhou algumas das mudanças que nós fizemos. No plano, por exemplo, o plano Amazônia Sustentável, um dos principais eixos é a regularização fundiária. O Plano da BR-163 Sustentável, Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que nós lançamos em junho de 2004, que é praticamente, a principal política pública, voltada para o controle de desmatamento; o Serviço Florestal Brasileiro, e ainda fortalecemos muito os órgãos estaduais. Tudo isso mostra que nós estamos agindo no caminho correto. Ou seja, os números mostram que estamos no caminho certo. Com o aperfeiçoamento do sistema do monitoramento, a taxa anual de desmatamento vem caindo, sistematicamente. Saiu de 21.050 quilômetros quadrados em 98 (1998) para 11.968 quilômetros quadrados em 2008. Neste último ano, reduzimos em mais de 45% o desmatamento, coibindo a impunidade ambiental e tirando o crédito dos desmatadores. Também criamos o Fundo Amazônia, que vai fomentar diversos projetos de combate ao desmatamento, recuperação de áreas degradadas e dos recursos hídricos. É importante lembrar, Luciano, que neste momento, o ministro Guilherme Cassel (ministro do Desenvolvimento Agrário) tem uma secretaria especial apenas para cuidar da regularização fundiária da Amazônia, porque nós queremos legalizar, definitivamente, a Amazônia.



Apresentador: Presidente, por que é tão importante para o país dar prioridade à questão do meio ambiente?

Presidente: Olha, primeiro porque o Brasil é um dos países privilegiados na manutenção da sua floresta, da sua fauna, na quantidade de água doce que nós temos. E nós sabemos que, se nós cortamos as nossas florestas, aumentamos a erosão do solo, que prejudicará a agricultura. Se destruirmos nossas matas, que protegem os rios, faltará água. Por isso, nós temos que trabalhar muito com o Plano Decenal de Saneamento para limpar os nossos recursos hídricos, para garantir a água para beber, para agricultura, para energia. Afinal de contas, água é vida e nós precisamos tratar com muito carinho.

Apresentador: Muito obrigado presidente Lula. Boa viagem e até a próxima semana.

Presidente: Obrigado à você, Luciano, e até o próximo programa, se Deus quiser.

Apresentador: O programa Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá