quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA




Pata Negra ao estilo potiguar

Casa de embutidos e defumados chega a Natal com produção própria

O empresário Halley Targino exibe o presunto de parma, cuja produção pode durar até seis meses

Homenageando o presunto mais caro e sofisticado do mundo, o empresário Igor Augusto Targino inaugurou em Natal, há pouco mais de dois meses, a casa de embutidos e defumados Pata Negra. Os produtos comercializados por Igor são todos de produção própria. Seu fornecedor é o agropecuarista Augusto Halley Targino, seu pai.
A família é natural de Messias Targino, no Médio Oeste potiguar, e possui uma fazenda no município de Macaíba, onde há uma vasta criação de suínos, caprinos, bovinos e ovinos.

Todo o processo de defumação das peças é feita na própria fazenda. Um trabalho que, segundo o agropecuarista Halley Targino, pode levar até seis meses para ser concluído, como é o caso do presunto de parma.

Clientes se deparam ainda com variedade de cachaças e outras bebidas
Um dos destaques da casa é o pernil suíno 100% orgânico e o cordeiro inteiro desmamado, que chega a pesar cerca de três quilos. Entre os demais produtos oferecidos, estão costela, lombo, e peito de peru.

Na loja, os embutidos dividem espaço também com uma cachaçaria, onde os clientes encontram diversas cachaças feitas no Rio Grande do Norte e no interior de Minas Gerais, além de vinhos e cervejas importadas. Outras opções são doces caseiros, azeites e queijos, também produzidos em Macaíba.

A loja oferece também o barco, um suporte para pernil personalizado, ideal para presentes. A peça custa R$ 75 e, segundo Igor, “a procura tem sido muito boa”.
Foto: Divulgação/Google

Produção do Pata Negra pode levar 36 meses


A tradição do Pata Negra

O presunto Pata Negra é espanhol, onde os suínos são criados nos pastos e bosques de carvalho e se alimentam apenas de ervas, gramas, raízes e frutos que caem das árvores, o que gera uma carne muito mais saudável e saborosa.
Depois de abatidos, as pernas dos suínos são salgadas e colocadas para secar por cerca de duas semanas, sendo posteriormente lavadas e postas para secar por mais quatro semanas. O tempo total de cura pode chegar a 36 meses. Esse processo artesanal do Pata Negra segue as etapas de maturação do presunto desde a época da Roma antiga.



Serviço
Pata Negra-Defumados e Embutidos
Dr. José Bezerra, 610 Barro Vermelho
Natal-RN
(84) 3201-9837



Comida regional brasileira



Fernando e Izabel do Âncora Caipira de Natal, super contentes pelo fato do restaurante ter sido um dos escolhidos para o livro “Comida Regional Brasileira” da Editora Abril. Já estamos sondando o casal para viabilizarmos a participação do restaurante no III Festival Gastronômico de Pau dos Ferros que acontecerá em setembro de 2010 junto com a FINECAP.




CREPERIA MARIPOSA ABRE FILIAL EM NATAL

Domingo passado tive o prazer de conhecer em Natal a mais nova filial da melhor creperia de Salvador, que por seis anos consecutivos ganhou o prêmio da revista Veja Especial daquela cidade. A Mariposa Creperia possui um ambiente muito agradável e luxuoso, assinado pelo vocalista da banda baiana Asa de Águia Durval Lelys, que nas horas vagas é arquiteto. No cardápio uma infinidade de crepes dentre outras opções como sanduíches por exemplo.


Um Feliz Natal e um Próspero ano novo a todos, são os votos da coluna Gastronomia sem Frescura.

Nenhum comentário: