segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Riacho da Cruz ganha o prêmio de melhor gestor de recursos

Pela segunda vez consecutiva e num intervalo inferior a cinco anos, o prefeito Marcos Aurélio, à frente da administração pública local, demonstra a imensa preocupação com o seu povo e a prova de que tem investido em ações de caráter social, ao conseguir mais uma vez ser contemplado com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, projeto este criado pelo Governo federal no ano de 2003, tornando-se fator prioritário da Ação Fome Zero a partir do ano de 2005. A entrega do prêmio está prevista para acontecer no dia 12 de dezembro deste ano em Brasília.

De acordo com Lindalena de Paiva Rêgo Dantas, titular da Secretaria de Educação e Cultura do município, para se ter um a ideia da dimensão desse projeto, basta imaginar que no ano de 2008, apenas 24 prefeitos ganharam esta comenda e lá estava Marcos Aurélio pela primeira vez. "Nesse ano, nosso trabalho foi fiscalizado por uma equipe do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) que fez questão de querer saber de cada centavo que a prefeitura recebeu dos cofres da União para ser aplicado nesse projeto. Vale ressaltar que esta quantia é de caráter ínfimo e, para chegarmos a conquistar esse prêmio pela segunda vez, foi necessário aplicar recursos da municipalidade", relata.

Os critérios exigidos para um município fazer parte do projeto Gestor Eficiente são de grande rigorosidade, conforme constata Lindalena de Paiva. "A qualidade no manuseio da merenda escolar, seus critérios de armazenamento e os cuidados no preparo antes de ser oferecido aos alunos, são minuciosamente vistoriados, o que torna de certa forma bastante cansativo a quem participa do projeto, mas como a nossa equipe sempre muito valorosa e bastante comprometida com a educação infantil, em nenhum momento mediu esforço, alcançamos o bicampeonato nessa área. Vale ressaltar que isso se tornou possível em função do empenho do prefeito Marcos Aurélio em investir na educação", salientou Lindalena.

O prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e tem como objetivo principal contribuir para que os recursos previstos sejam efetivamente gastos em merenda escolar de qualidade, na quantidade e regularidades necessárias para o dos desenvolvimento alunos da rede pública de ensino no país.

O projeto compreende três eixos que são: identificação, divulgação e disseminação de boas práticas (Eixo 1); Sistematização e disseminação de conhecimento (Eixo 2); e Sensibilização da sociedade Civil e fortalecimento do Controle Social (Eixo 3).

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: