quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Consumo de água no RN aumenta em 700 milhões de litros por mês no verão

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha para garantir o abastecimento de água em todo o Estado, sem interrupções. Mas com a chegada do verão, o aumento de consumo é natural, elevando sobremaneira a distribuição de água. Dados da gerência comercial da empresa apontam que, nesta época do ano, o volume consumido aumenta, em média, em 700 mil metros cúbicos por mês, ou seja, setecentos milhões de litros consumidos a mais. A recomendação é evitar o desperdício em trabalhos que demandam gastos desnecessários como lavar calçadas e carros e detectar vazamentos.

Entre março e outubro, o consumo de água cai. Mas durante todo o período de verão existe uma elevação natural de consumo, provocada em grande parte, pelo desperdício. A exemplo de outras companhias de saneamento do país, a Caern recomenda o fim do desperdício para que todos possam exercer seu direito de cidadania de garantir que a água chegue a todos. Na rotina do dia-a-dia é possível economizar água, quando for escovar os dentes ou até mesmo tomar banho.

Para detectar vazamentos em casa, a Caern orienta a população a manter aberto o registro do cavalete, fechar bem as torneiras de casa e não utilizar a descarga do vaso sanitário, fechando completamente as torneiras de bóia das caixas, não permitindo a entrada de água. É fundamental observar ainda a leitura do hidrômetro e, após meia hora, verificar se ela sofreu alguma alteração, em caso afirmativo, há vazamento no ramal alimentado diretamente pela rede. “Caso detecte algum vazamento, basta comparecer ao escritório distrital do seu bairro com os seus documentos pessoais e a conta de água para retirar o vazamento”, explica o diretor financeiro e comercial da Caern, Delevam Queiroz.

A população é o principal agente no processo de preservação de recursos hídricos. Governos, empresas e sociedade civil organizada vêm trabalhando para a preservação da água, daí a importância dos usuários na garantia do uso racional da mesma.


VOLUME MENSAL DE ÁGUA CONSUMIDO NO ESTADO EM MILHÕES DE METROS CÚBICOS

2008

JANEIRO...................................7,2
FEVEREIRO.................................7,3
MARÇO.....................................7,2
ABRIL.....................................7,0
MAIO......................................6,7
JUNHO.....................................6,8
JULHO.....................................6,6
AGOSTO....................................6,7
SETEMBRO..................................6,8
OUTRUBRO..................................7,0
NOVEMBRO..................................7,4
DEZEMBRO..................................7,3


2009

JANEIRO................................7,5
FEVERREIRO.............................7,2
MARÇO..................................7,0
ABRIL..................................6,7
MAIO...................................6,9
JUNHO..................................6,6
JULHO..................................6,8
AGOSTO.................................6,7
SETEMBRO...............................6,9

* Cada metro cúbico de água corresponde a mil litros de água

Fonte: Comercial Caern


ATITUDES QUE REDUZEM O DESPERDÍCIO

No banheiro
Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro. Banho de ducha ou chuveiro elétrico por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros e 45 litros, respectivamente.


Ao escovar os dentes

A escovação também requer cuidados de racionalização. Molhe a escova e feche o registro. Só torne a abri-lo ao final do procedimento. Com essa atitude, a economia pode chegar a mais de 11,5 litros de água a cada escovação.


Lavar o rosto

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com os cuidados recomendados, o consumo cai para 2 a 3 litros.


Descarga e vaso sanitário

Nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo 50% menor para o descarte dos dejetos, consumindo 6 litros de água por descarga. Quando a válvula está defeituosa, o consumo pode superar 30 litros por dia. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.


Na cozinha

Ao lavar a louça, primeiro retire os restos de comida dos pratos e panelas. Depois ensaboe todos os utensílios para posteriormente enxaguá-los. Um tempo de 15 minutos de torneira meio aberta consome 117 litros de água. Com essa dica de racionalização o consumo pode chegar a 20 litros. Você sabia que ao utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.


Área de serviço

A lavagem de roupa é outra atividade que pode gastar muita água. Por isso, alguns cuidados com a racionalização são necessários. Uma lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros de água. O ideal é usá-la somente com a capacidade total e no máximo três vezes por semana.

No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é colocar a roupa de molho e ensaboa-la por completo no final da lavagem.


Jardim

Um tempo de 10 minutos molhando as plantas pode consumir 186 litros. Para diminuir o gasto, utilize regadores e realize a aguação de manhãzinha ou à noite, períodos em que a evaporação de água é reduzida. Caso o uso da mangueira seja imprescindível, adicione ao objeto o dispositivo esguicho-revólver e reduza o consumo em até 96 litros por dia.


Calçada e carro

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos, são perdidos 279 litros de água. Substitua os jatos de água por vassouras e panos umedecidos, nos locais onde sua aplicação for possível. Outra dica e utilizar a água descartada pela máquina de lavar roupa na lavagem desses locais.
No caso de carros, utilize balde e pano ao invés de mangueira. Dessa forma, são gastos 40 litros de água. Já com a mangueira, o consumo pode chegar a 216 litros, em 30 minutos de lavagem. Com meia volta de abertura, nesse mesmo período de tempo, o consumo alcança 560 litros de água.

Fonte: Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe)

Nenhum comentário: