quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vacinação contra febre aftosa termina sábado

Pecuaristas de todo o Estado têm até o próximo sábado, 31, para vacinarem o seu rebanho contra a febre aftosa. A data marca o último dia da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a doença, a primeira etapa foi realizada durante todo o mês de abril. Após a vacinação do gado, o proprietário terá ainda que regulamentar a situação do seu rebanho junto aos órgãos fiscalizadores.

A realização de duas etapas da Campanha de Vacinação é uma determinação nacional para que o Estado continue área livre de médio risco da febre aftosa, mantendo o índice vacinal acima de 90%. A elevação do número de rebanhos vacinados contribui ainda para fortalecer a posição do Estado na luta para se tornar área livre da doença com controle vacinal.

A conquista de mais uma reclassificação é conseqüência direta do trabalho do Estado e dos pecuaristas visando fortalecer as defesas sanitárias do Rio Grande do Norte. As melhorias facilitam a comercialização de animais com outros estados do mesmo nível classificatório, dando agilidade no trânsito do gado e estimulando o agronegócio potiguar.

Na hora da compra da vacina o proprietário deve exigir o cupom fiscal que servirá para regulamentar o seu rebanho. Após a aplicação da vacina, o criador tem até o dia 21 de novembro para se dirigir à Emater ou USAV do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) mais próxima para que possa receber a declaração de rebanho. Para obter a declaração é preciso ter em mãos o cupom fiscal de compra da vacina, CPF e dados da propriedade. Somente a posse da declaração legaliza a situação da propriedade e do pecuarista, que poderá retirar o GTA.

Com o fim do prazo de vacinação, o proprietário cujo gado não esteja vacinado terá de pagar uma multa em torno de R$ 21,00 por animal. Igual valor será aplicado a partir do dia 21 do próximo mês àqueles que tenham vacinado os seus animais, mas, não tenham regularizado sua situação.

Já a partir do dia 1º de novembro, a fiscalização será intensificada pelo IDIARN, depois que este órgão assinou convênio de R$ 5,5 milhões com o Governo Federal que garantiu novos computadores, notebooks, GPS, utilitários e veículos ao Instituto. Apesar da ação fiscalizadora, a principal intenção do IDIARN é oferecer aos criadores uma orientação educativa, indicando os efeitos estratégicos do trabalho deles junto ao governo para que a nova reclassificação em área livre da Aftosa com controle vacinal seja conquistada até o final de 2009.

Nenhum comentário: