quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa projovem realizara ações de cidadania

APODI – Os mais de 200 adolescentes e familiares atendidos pelo Programa Projovem de Apodi no Médio Oeste, vão participar de uma ação de cidadania, realizada pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da municipalidade, as atividades do Projeto Ação e Cidadania, serão realizadas no dia 29 de outubro, das 8:00 ás 15:00 na sede do Programa Projovem, localizada a Rua Ademar Leão da Silveira (onde funcionou o CAPS). Na abertura do evento haverá uma apresentação cultural com os jovens do Programa, em seguia serão ofertados serviços de embelezamento pessoal: corte, escova, manicure e sobrancelha; serviços na área da saúde: consultas com a nutricionista, aferição de pressão, palestras educativas sobre saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de kits de saúde bucal e preservativos.

A ação de cidadania é uma das ações planejadas pelos jovens do programa como atividade do ciclo da Participação Cidadã, no qual os adolescentes terão que desenvolver ações com a comunidade. Além desta ação com os jovens e suas famílias até o final do ano, será realizadas mais duas, uma na Baixa do CAIC e outra no Bico Torto. Estas atividades têm como finalidade estimular os adolescentes a exercerem a cidadania ativa, colocando o conhecimento adquirido durante os dois anos do programa a serviço da comunidade.

O Programa Projovem tem a finalidade de investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil.

O ProJovem Adolescente, objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.

O município de Apodi vem realizando excelente trabalho junto a crianças e adolescentes através dos Programas AABB Comunidade, Projovem, PETI, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA). Apodi também esta na disputa pelo Selo UNICEF Município Aprovado 2009.

Nenhum comentário: