quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conselho das Cidades é instalado no Rio Grande do Norte

A reunião de instalação e posse dos titulares e suplentes do Conselho Estadual das Cidades do RN (Concidades/RN) ocorreu na tarde desta quarta-feira (28) no auditório da Emater. Representantes de secretarias do Governo do Estado, ONGs, universidades, sindicatos trabalhistas e patronais, iniciativa privada, federações das câmaras municipais, da indústria e dos municípios e sociedade civil formam a equipe de 20 conselheiros e 20 suplentes. O Concidades tem por objetivo a discussão e formação de políticas públicas voltadas ao planejamento e gestão urbanos.

A instalação oficial do Concidades/RN também abre possibilidades para receber financiamentos do Governo Federal. É uma medida prevista no Estatuto das Cidades para todos os Estados da União e também cabe aos municípios. Após a solenidade houve reunião extraordinária de convocação da 4ª Conferência Estadual promovida pelo Concidades/RN como forma de validar os conselhos municipais. A proposta lançada foi para acontecer entre os dias 18 e 20 de março de 2010.

As conferências promovidas entre o Concidades/RN discutirá políticas públicas nas diversas áreas de interesse do cidadão, como saneamento ambiental, mobilidade e transporte, habitação, infraestrutura, regularidade fundiária, abastecimento, etc. Preside o Concidades/RN o secretário estadual de Planejamento Nelson Tavares, representado na reunião pelo secretário adjunto, Luís Alberto Aquino. A solenidade foi coordenada pelo secretário executivo do Concidades/RN e atual coordenador da Região Metropolitana de Natal, Ivan Pinheiro.

Nenhum comentário: