quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Congresso debate gestão municipal de saúde

Entre os dias 21 e 23 de outubro, no Praiamar Hotel, ocorrerá o 10º Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN, com o tema: “Qualificando a Gestão do SUS no RN”. O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), objetiva o desenvolvimento de práticas de execução, controle e avaliação de políticas para os dirigentes municipais.

Segundo a presidente do Cosems, Solane Costa, “o debate e a busca de consensos guardam consonância com os interesses e motivações daqueles que participam intensamente da construção do SUS, sendo deflagradores de novas construções e pactuações, mas, sobretudo, contribuindo para a formação de uma visão crítica da saúde pública”.

O congresso terá inicio a partir das 9h, com um curso sobre “Atenção básica e vigilância à saúde: perspectivas da integralidade do cuidado”. Será ministrado por Núlvio Lermen Júnior, coordenador de Gestão e Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS); Ângela Pistelli, assessora de Gestão da Vigilância em Saúde do MS e Marcos Silveira Franco, do Núcleo de Promoção à Vigilância do Conasems.

Também no dia 21, ocorrerá o curso, “Desafios da execução orçamentária e financeira do SUS: operacionalizando o uso dos fundos de saúde”, com palestras de Gilson Carvalho do Conasems e Nei Morim, coordenador do Programa de Apoio e Estruturação a Fundos de Saúde.

Na quinta-feira (22), ocorrerão mesas-redondas abordando o planejamento da saúde nos municípios, com a participação de Nilo Bretãs, assessor do Conasems, Ayrton Galiciani Martinello, coordenador Geral de Planejamento do MS, Claudia Frederico, subcoordenadora de Ações da Saúde da Sesap e Elaine Cardoso, promotora de Defesa da Saúde no RN.

No último dia, haverá mesas-redondas sobre responsabilidades nas políticas de gestão e regulação pública, os debatedores serão, Bete Mateus, assessora do Conasems, Henrique Vitalino, coordenador Geral de Gestão do Trabalho em Saúde do MS e Alexandre Magno, do Conselho Nacional de Saúde.

Nenhum comentário: