terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conferência Estadual começa nessa terça-feira

Será aberta nesta terça-feira, pelo secretário estadual de Saúde, George Antunes, às 9h, a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, e tem por objetivo discutir e definir as questões relacionadas ao Rio Grande do Norte, não somente ligadas à Saúde, mas também a outras secretarias inseridas no âmbito da discussão da Conferência. Os pontos elencados serão levados à Conferência Nacional, em dezembro próximo. A Conferência local, que terá continuidade na quarta-feira, reunirá representantes de todo o Estado e contará com palestras de representantes do Ministério da Saúde (MS), do Ministério das Cidades e do Ibama.

“É importante destacarmos essa Conferência porque ela se enquadra na política de promoção à saúde, pois sabemos que o meio ambiente e suas variáveis interferem na qualidade de vida das pessoas. Seja através da água, da qualidade dos alimentos. Este assunto está diretamente ligado à saúde do homem”, afirma o secretário estadual de Saúde, George Antunes, presidente da Conferência Estadual de Saúde.

Esta é a primeira vez que as doenças causadas por problemas ambientais serão discutidas de forma intersetorial. O objetivo da Conferência é definir diretrizes de ação intersetorial em cada município, em cada estado e em todo o país. Com isso, espera-se um melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Aproximadamente metade dos estados brasileiros realizou conferências locais e em dezembro se reunirão para realizar a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), em Brasília. Durante este evento estadual nesta semana serão definidos os delegados que representarão o Rio Grande do Norte na CNSA. Esses delegados deverão representar os movimentos sociais, os trabalhadores, o setor empresarial, as organizações não governamentais, as academias e os poderes públicos municipal e estadual.

Nenhum comentário: