quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UERN ULTRAPASSA VÁRIAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO NORDESTE NO ÍNDICE GERAL DE CURSOS - IGC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o Índice Geral de Cursos (IGC) - Indicador de qualidade de Instituições de Educação Superior. Entre as universidades estaduais do Nordeste, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aparece em situação privilegiada.

O Rio Grande do Norte, através da UERN, representa o 2º estado melhor avaliado do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia. A UERN está à frente de três universidades do Ceará (UVA, UECE e URCA), uma da Paraíba (UEPB), uma do Maranhão (UEMA), uma do Piauí (UEPI), uma do Pernambuco (UPE) e duas de Alagoas (UNEAL e UNCISAL).

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN - também está à frente de Universidades Federais de outras regiões como é o caso da Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal do Vale do São Francisco/PE (UNIVASF).

Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. De acordo com o MEC, o IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação da mesma instituição de ensino.

por: Iuska Kaliany Freire de Oliveira

Nenhum comentário: